Pular para o conteúdo principal

Igreja São Sebastião e São Cristovão

Igreja São Sebastião e São Cristovão

A revitalização da fachada da igreja São Sebastião e São Cristovão de Alfenas MG, foi um pedido do professor (e dinâmico maçom) Fuad Haddad

Cortesia

Neste projeto (desenvolvido ao nível de cortesia) além da reformulação do frontispício foram criados novos ambientes.


Igreja São Sebastião e São Cristovão Alfenas

Projeto inicial dos alunos de Arquitetura

O projeto inicial da igreja fora elaborado por alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo no início dos anos 2000, e como a parte externa não estava finalizada surgiu a idéia da reformulação.

Cessão de direitos autorais

Na ocasião (2008), por questões alheias à minha vontade, não pude assinar o projeto, então cedi ao colega e exímio arquiteto Heron Lucatelli Gabriotti, os direitos de utilização do mesmo.


Paróquia São Sebastião e São Cristovão Alfenas

O Semeador

Recentemente em 2010 realizei outra atividade bacana para esta paróquia: bolei a logomarca do informativo “O Semeador” (relembre clicando aqui).

Um pouco de história...


São Sebastião por Milton Kennedy
Sebastião (do grego sebastós, que significa divino) foi um valente e bom soldado. Era muito estimado pelos imperadores Diocleciano e Maximiliano, que o nomearam como capitão da guarda pessoal. No entanto desconheciam tratar-se de um cristão.
Sua conduta branda para com prisioneiros cristãos levou o imperador a julgá-lo como traidor, ordenando sua execução por meio de flechas. Dado como morto foi atirado ao rio, porém sobreviveu.
Encontrado e socorrido por Irene, apresentou-se novamente à Diocleciano, que ordenou seu espancamento até o desencarne. Seu corpo foi jogado no esgoto público de Roma. Mais tarde, Sebastião aparece em espírito para uma cristã chamada Luciana, indicando-lhe onde estava seu corpo. Luciana então resgata, limpa e sepulta-o nas catacumbas.
Há ainda uma versão dizendo que foi enterrado no jardim da casa de Luciana, situado na Via Apia onde está hoje sua Basílica.


São Cristovão por Milton Kennedy Cristovão, cujo nome real era Reprobus (Offerus – dedicado ao deus Apollo), tinha elevada estatura, porte atletico e possuía força descomunal. Acredita-se que tenha vivido durante o período de perseguição aos cristãos, do império de Décio ou de Diocleciano.
Dizia-se que seu ideal era servir ao rei mais poderoso do planeta, e após decepcionar-se com seus senhores, veio a estabelecer-se às margens de um rio (na época região da Lícia, hoje situado na Turquia) e sobrevivia de transportar, nas costas, as pessoas de uma margem a outra.
Narra a lenda que certa vez, Reprobus fez a travessia de uma criança que ficava cada vez mais pesada, de tal maneira que ele sentia como se o mundo inteiro estivesse sobre os seus ombros. Após a travessia, o menino revelou ser o Cristo. Daí provém o nome Cristovão, que significa "aquele que carrega Cristo".
Em seguida, a criança ordenou que fixasse seu bastão na terra. Na manhã seguinte, surgiu no mesmo local uma vigorsa palmeira. Esta passagem converteu à muitos, despertando o rancor do governador da Antioquia, que ordenou sua prisão e martírio.

Fonte de pesquisa sobre os santos:
http://pt.wikipedia.org
http://www.sidneyrezende.com
http://www.cpr.org.br
http://www.cademeusanto.com.br

Comentários

  1. Encontrei seu blog logo ali rsrs...Lá em Portugal já vi que também gosta de viajar.
    Gostei muito das suas postagens já seguindo seu blog .
    Uma feliz tarde de Domingo linda semana beijos,Evanir..

    ResponderExcluir
  2. Olá Meu Amigo Kennedy...
    Mais um rico trabalho, onde é possível perceber a sua criatividade. Ficou muito bonita a fachada da igreja
    Esse "ceder o projeto" também mostra o quanto o seu coração é grande!
    Admiro muito você e isso não é segredo, não é mesmo?
    Tenha uma ótima semana!
    Um abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo Milton, sempre com belos posts!! A Rampa passarela ficou com um design ótimo e deu um ar futurista para a arquitetura!! Gosto muito das homenagens que você faz, como a homenagem ao paisagista Roberto Burle Marx e a banda Legião Urbana, as duas homenagens ficaram perfeitas!! A Igreja São Sebastião e São Cristovão ficou incrível!! Assim como o post que fala um pouco sobre a vida de cada um deles. :D

    Abraços e fica com Deus.

    ResponderExcluir
  4. Você é uma grande alma, amigo kennedy!
    Abração!
    Berzé

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Arquitetura além dos projetos: um Estado de Espírito

Arquitetura além dos projetos: um Estado de Espírito Muitas vezes, quando falamos em Arquitetura, a primeira imagem que vem à mente são plantas baixas, edifícios imponentes ou casas modernas e bem planejadas. Mas será que Arquitetura se resume a isso? Eu, um arquiteto que sigo um caminho fora da trilha tradicional, acredito que não. Para mim, Arquitetura é um espírito de vida, algo que vai muito além de projetos técnicos. Arquitetura como Experiência Cotidiana Arquitetura está presente em cada gesto de cuidado, em cada espaço que transformamos, em cada ambiente que moldamos para receber histórias. Ela se manifesta quando organizamos um lar para que seja acolhedor, quando pensamos na harmonia de uma praça, ou até mesmo na forma como percebemos a luz entrando por uma janela ao amanhecer. Muito Além da Técnica Não é preciso estar diante de pranchetas, softwares ou canteiros de obra para viver a Arquitetura. Ela está dentro de nós quando buscamos beleza, funcionalidade e significado ...

Não violência

Não violência Olha só que matéria bacana foi publicada há algum tempo no jornal "Folha de São Paulo": Um motorista, numa rua de São Paulo, deu a ré em local proibido, batendo no carro do dentista Luiz Henrique Góes, de 42 anos.  O homem desceu imediatamente do veículo e, com agressividade, tentou colocar a culpa em Góes, afirmando que “quem bate na traseira sempre está errado”.  Mantendo a calma, o dentista não se levantou. Respirou tranqüilo e esperou o outro se equilibrar.  Prejuízo ressarcido e agradecimento Ao final de tudo, teve o prejuízo ressarcido e recebeu o agradecimento pela forma como agiu. “Nessas horas, a respiração tem uma força incrível. O melhor é esperar a pessoa extravasar e, num tom de diálogo, argumentar. O cara estava agressivo, e eu não poderia agir com as mesmas armas que ele” – diz.  Princípios de Gandhi ajudam nos conflitos da vida prática Este caso foi contado pela jornalista Flávia Mantovani em dezembro de 2005 sob o título “Princípios de ...

Como vencer a procrastinação nos estudos

Como vencer a procrastinação nos estudos Você senta para estudar, abre o caderno, ajeita a caneta... e só vai dar uma olhadinha no Instagram. Quando percebe, já está vendo vídeos de gatinhos, receitas que jamais vai fazer e até dancinhas que já decorou sem querer. Reconhece esse roteiro? Procrastinar nos estudos é algo que a maioria das pessoas enfrentam — e as redes sociais são verdadeiros vilões disfarçados de passatempo inocente. Mas calma ! Não precisa deletar tudo ou virar um monge offline. Com algumas estratégias simples, dá para equilibrar os estudos e as rolagens infinitas. Crie um espaço sem notificações Reserve horários específicos para estudar e, nesse tempo, silencie notificações. Vale colocar o celular no modo “Não Perturbe”, pois a ideia é simples: se o celular não chamar sua atenção o tempo todo, seu cérebro consegue relaxar e focar melhor. Dica extra : deixe o celular fora do alcance físico. Tipo, em outro cômodo da casa. Parece bobo, mas funciona de verdade. Transfor...