Pular para o conteúdo principal

Igreja São Sebastião e São Cristovão

Igreja São Sebastião e São Cristovão

A revitalização da fachada da igreja São Sebastião e São Cristovão de Alfenas MG, foi um pedido do professor (e dinâmico maçom) Fuad Haddad

Cortesia

Neste projeto (desenvolvido ao nível de cortesia) além da reformulação do frontispício foram criados novos ambientes.


Igreja São Sebastião e São Cristovão Alfenas

Projeto inicial dos alunos de Arquitetura

O projeto inicial da igreja fora elaborado por alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo no início dos anos 2000, e como a parte externa não estava finalizada surgiu a idéia da reformulação.

Cessão de direitos autorais

Na ocasião (2008), por questões alheias à minha vontade, não pude assinar o projeto, então cedi ao colega e exímio arquiteto Heron Lucatelli Gabriotti, os direitos de utilização do mesmo.


Paróquia São Sebastião e São Cristovão Alfenas

O Semeador

Recentemente em 2010 realizei outra atividade bacana para esta paróquia: bolei a logomarca do informativo “O Semeador” (relembre clicando aqui).

Um pouco de história...


São Sebastião por Milton Kennedy
Sebastião (do grego sebastós, que significa divino) foi um valente e bom soldado. Era muito estimado pelos imperadores Diocleciano e Maximiliano, que o nomearam como capitão da guarda pessoal. No entanto desconheciam tratar-se de um cristão.
Sua conduta branda para com prisioneiros cristãos levou o imperador a julgá-lo como traidor, ordenando sua execução por meio de flechas. Dado como morto foi atirado ao rio, porém sobreviveu.
Encontrado e socorrido por Irene, apresentou-se novamente à Diocleciano, que ordenou seu espancamento até o desencarne. Seu corpo foi jogado no esgoto público de Roma. Mais tarde, Sebastião aparece em espírito para uma cristã chamada Luciana, indicando-lhe onde estava seu corpo. Luciana então resgata, limpa e sepulta-o nas catacumbas.
Há ainda uma versão dizendo que foi enterrado no jardim da casa de Luciana, situado na Via Apia onde está hoje sua Basílica.


São Cristovão por Milton Kennedy Cristovão, cujo nome real era Reprobus (Offerus – dedicado ao deus Apollo), tinha elevada estatura, porte atletico e possuía força descomunal. Acredita-se que tenha vivido durante o período de perseguição aos cristãos, do império de Décio ou de Diocleciano.
Dizia-se que seu ideal era servir ao rei mais poderoso do planeta, e após decepcionar-se com seus senhores, veio a estabelecer-se às margens de um rio (na época região da Lícia, hoje situado na Turquia) e sobrevivia de transportar, nas costas, as pessoas de uma margem a outra.
Narra a lenda que certa vez, Reprobus fez a travessia de uma criança que ficava cada vez mais pesada, de tal maneira que ele sentia como se o mundo inteiro estivesse sobre os seus ombros. Após a travessia, o menino revelou ser o Cristo. Daí provém o nome Cristovão, que significa "aquele que carrega Cristo".
Em seguida, a criança ordenou que fixasse seu bastão na terra. Na manhã seguinte, surgiu no mesmo local uma vigorsa palmeira. Esta passagem converteu à muitos, despertando o rancor do governador da Antioquia, que ordenou sua prisão e martírio.

Fonte de pesquisa sobre os santos:
http://pt.wikipedia.org
http://www.sidneyrezende.com
http://www.cpr.org.br
http://www.cademeusanto.com.br

Comentários

  1. Encontrei seu blog logo ali rsrs...Lá em Portugal já vi que também gosta de viajar.
    Gostei muito das suas postagens já seguindo seu blog .
    Uma feliz tarde de Domingo linda semana beijos,Evanir..

    ResponderExcluir
  2. Olá Meu Amigo Kennedy...
    Mais um rico trabalho, onde é possível perceber a sua criatividade. Ficou muito bonita a fachada da igreja
    Esse "ceder o projeto" também mostra o quanto o seu coração é grande!
    Admiro muito você e isso não é segredo, não é mesmo?
    Tenha uma ótima semana!
    Um abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo Milton, sempre com belos posts!! A Rampa passarela ficou com um design ótimo e deu um ar futurista para a arquitetura!! Gosto muito das homenagens que você faz, como a homenagem ao paisagista Roberto Burle Marx e a banda Legião Urbana, as duas homenagens ficaram perfeitas!! A Igreja São Sebastião e São Cristovão ficou incrível!! Assim como o post que fala um pouco sobre a vida de cada um deles. :D

    Abraços e fica com Deus.

    ResponderExcluir
  4. Você é uma grande alma, amigo kennedy!
    Abração!
    Berzé

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Projeto de casas pequenas

Projeto de casas pequenas Hoje apresento dois projetos de casas pequenas que elaborei em 2012 (ainda pela S.A. Engenharia). No primeiro, o proprietário desejava construir em um lote relativamente estreito e com um acentuado declive, duas casas para locação. Entradas independentes Procurei elaborar o projeto de modo que quem olhasse de frente tivesse a impressão de que se trata apenas de uma casa térrea, quando na realidade são duas com entradas independentes. Pequena e aconchegante Os ambientes são pequenos, porém bem aconchegantes, afinal o verdadeiro conforto dispensa salas e quartos enormes (e o uso das cores contribuiu bastante para deixá-los agradáveis). Distribuição inteligente da planta Já o segundo projeto, em um terreno de 5 x 30 m foi possível colocar (com uma boa distribuição da planta) um sobrado com 3 quartos (sendo uma suíte com closet), copa cozinha, sala de estar, lavabo, ampla área de ventilação, garagem e um considerável quintal para o futuro morador br

Lixo no hospital

Lixo no hospital Em uma visita à hospitais você já percebeu que existem sacos de lixo brancos e pretos?  Tem idéia para que serve um ou outro? Sabe qual lixo vai para qual saco?  Já imaginou o risco da colocação de objetos cortantes em sacos?  História em quadrinhos Pensando nestas questões e em outros fatores a Dra Luísa Patrícia, chefe da Comissão Contra Infecção Hospitalar (CCIH) pediu-me, em março de 2002 , que fizesse uma história em quadrinhos ensinando a maneira correta do manuseio do lixo em hospitais. Campanha de Conscientização A revista fez parte de uma campanha realizada no hospital universitário Alzira Velano , e eu tive toda liberdade para elaborar e desenhar a HQ. Nas imagens desta postagem mostro a primeira página e a capa desta importante publicação. Nota : o propósito deste modesto blog é a divulgação dos trabalhos que já desenvolvi, se esta postagem foi útil deixe um comentário. Caso não tenha atendido suas expectativas escreva assim mesmo, conte

Lavador de carros

Lavador de carros Conforme citei em outras postagens ( clique aqui para recordar ) além dos projetos arquitetônicos da Unifenas desenvolvi ainda vários layouts, seja para salas de departamentos, salas de aula, mobiliários na biblioteca particular do Reitor, e até disposição dos equipamentos de lavador de carros.  Sendo este realizado em 1998 , na garagem central da universidade. Nota : o propósito deste modesto blog é a divulgação dos trabalhos que já desenvolvi, se esta postagem foi útil deixe um comentário. Caso não tenha atendido suas expectativas escreva assim mesmo, conte sua dúvida, faça sua crítica, o importante e bacana é conhecer sua opinião.