Pular para o conteúdo principal

Igreja São Sebastião e São Cristovão

Igreja São Sebastião e São Cristovão

A revitalização da fachada da igreja São Sebastião e São Cristovão de Alfenas MG, foi um pedido do professor (e dinâmico maçom) Fuad Haddad

Cortesia

Neste projeto (desenvolvido ao nível de cortesia) além da reformulação do frontispício foram criados novos ambientes.


Igreja São Sebastião e São Cristovão Alfenas

Projeto inicial dos alunos de Arquitetura

O projeto inicial da igreja fora elaborado por alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo no início dos anos 2000, e como a parte externa não estava finalizada surgiu a idéia da reformulação.

Cessão de direitos autorais

Na ocasião (2008), por questões alheias à minha vontade, não pude assinar o projeto, então cedi ao colega e exímio arquiteto Heron Lucatelli Gabriotti, os direitos de utilização do mesmo.


Paróquia São Sebastião e São Cristovão Alfenas

O Semeador

Recentemente em 2010 realizei outra atividade bacana para esta paróquia: bolei a logomarca do informativo “O Semeador” (relembre clicando aqui).

Um pouco de história...


São Sebastião por Milton Kennedy
Sebastião (do grego sebastós, que significa divino) foi um valente e bom soldado. Era muito estimado pelos imperadores Diocleciano e Maximiliano, que o nomearam como capitão da guarda pessoal. No entanto desconheciam tratar-se de um cristão.
Sua conduta branda para com prisioneiros cristãos levou o imperador a julgá-lo como traidor, ordenando sua execução por meio de flechas. Dado como morto foi atirado ao rio, porém sobreviveu.
Encontrado e socorrido por Irene, apresentou-se novamente à Diocleciano, que ordenou seu espancamento até o desencarne. Seu corpo foi jogado no esgoto público de Roma. Mais tarde, Sebastião aparece em espírito para uma cristã chamada Luciana, indicando-lhe onde estava seu corpo. Luciana então resgata, limpa e sepulta-o nas catacumbas.
Há ainda uma versão dizendo que foi enterrado no jardim da casa de Luciana, situado na Via Apia onde está hoje sua Basílica.


São Cristovão por Milton Kennedy Cristovão, cujo nome real era Reprobus (Offerus – dedicado ao deus Apollo), tinha elevada estatura, porte atletico e possuía força descomunal. Acredita-se que tenha vivido durante o período de perseguição aos cristãos, do império de Décio ou de Diocleciano.
Dizia-se que seu ideal era servir ao rei mais poderoso do planeta, e após decepcionar-se com seus senhores, veio a estabelecer-se às margens de um rio (na época região da Lícia, hoje situado na Turquia) e sobrevivia de transportar, nas costas, as pessoas de uma margem a outra.
Narra a lenda que certa vez, Reprobus fez a travessia de uma criança que ficava cada vez mais pesada, de tal maneira que ele sentia como se o mundo inteiro estivesse sobre os seus ombros. Após a travessia, o menino revelou ser o Cristo. Daí provém o nome Cristovão, que significa "aquele que carrega Cristo".
Em seguida, a criança ordenou que fixasse seu bastão na terra. Na manhã seguinte, surgiu no mesmo local uma vigorsa palmeira. Esta passagem converteu à muitos, despertando o rancor do governador da Antioquia, que ordenou sua prisão e martírio.

Fonte de pesquisa sobre os santos:
http://pt.wikipedia.org
http://www.sidneyrezende.com
http://www.cpr.org.br
http://www.cademeusanto.com.br

Comentários

  1. Encontrei seu blog logo ali rsrs...Lá em Portugal já vi que também gosta de viajar.
    Gostei muito das suas postagens já seguindo seu blog .
    Uma feliz tarde de Domingo linda semana beijos,Evanir..

    ResponderExcluir
  2. Olá Meu Amigo Kennedy...
    Mais um rico trabalho, onde é possível perceber a sua criatividade. Ficou muito bonita a fachada da igreja
    Esse "ceder o projeto" também mostra o quanto o seu coração é grande!
    Admiro muito você e isso não é segredo, não é mesmo?
    Tenha uma ótima semana!
    Um abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo Milton, sempre com belos posts!! A Rampa passarela ficou com um design ótimo e deu um ar futurista para a arquitetura!! Gosto muito das homenagens que você faz, como a homenagem ao paisagista Roberto Burle Marx e a banda Legião Urbana, as duas homenagens ficaram perfeitas!! A Igreja São Sebastião e São Cristovão ficou incrível!! Assim como o post que fala um pouco sobre a vida de cada um deles. :D

    Abraços e fica com Deus.

    ResponderExcluir
  4. Você é uma grande alma, amigo kennedy!
    Abração!
    Berzé

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Natal: mais do que uma data, um convite à renovação

Natal: mais do que uma data, um convite à renovação À medida que o Natal se aproxima, algo muda ao nosso redor. O ritmo das pessoas parece desacelerar, os gestos ficam mais suaves e há uma sensação quase palpável de expectativa no ar. É como se o coração humano começasse, pouco a pouco, a se abrir para algo maior. Muitas vezes, essa data acaba sendo associada apenas a símbolos populares (como um conhecido personagem de roupas vermelhas). Mas o verdadeiro significado do Natal vai muito além dessas imagens. A espera que atravessou séculos O Natal carrega, em sua essência, a ideia da espera. Uma espera antiga, profunda e cheia de esperança. Durante séculos, homens e mulheres alimentaram a expectativa pela chegada do Messias. Essa esperança está registrada nas páginas do Antigo Testamento, nos relatos de quem ansiava pela vinda daquele que traria luz, consolo e a restauração do Reino de Deus. Quando Jesus nasceu, não foi apenas um evento histórico. Para aqueles que compreenderam a gran...

Dia Internacional dos Contadores de Histórias

Dia Internacional dos Contadores de Histórias Saudações amigos, a postagem hoje é simultânea com o blog Simplesmente Amor .  Love Song, Legião Urbana O lance é o seguinte: desde 1991 que almejo fazer uma HQ ao estilo de ‘ Love Song ’ (álbum V da Legião Urbana), mas por um motivo ou outro acabava adiando esta atividade, porém este ano o poema de uma amiga e poetiza reacendeu a inspiração.  Dia da Poesia Era para ter postado dia 20 (data em que celebra-se o Dia da Poesia) no entanto não havia finalizado as ilustrações.   Uma história medieval Então com argumento da amiga  Tatiana Moreira , (no Dia Internacional dos Contadores de Histórias) apresento... Uma história medieval : Referências A exemplo do colega César Rosolino , mostro aqui as imagens que usei como referência para ilustrar a HQ.  Lembrando que a utilização de referências fotográficas dá aos desenhos a sensação de precisão e detalhe, além de deixá-los mais interessantes.  Muit...

Por que perdoar é tão essencial quanto respirar?

Por que perdoar é tão essencial quanto respirar? Olá amigos, sejam bem vindos, hoje convido vocês para uma reflexão. Muitas vezes, quando ouvimos o conselho de Jesus, “ perdoar setenta vezes sete ”, parece um ideal distante, quase impossível de alcançar. Mas será que o perdão realmente é um gesto tão difícil, ou o que falta é compreendermos o seu verdadeiro significado? A Pontinha do Iceberg Quando vemos alguém agir com grosseria, crueldade ou indiferença, costumamos focar apenas na atitude em si. No entanto, o que enxergamos é só a superfície, a ponta do iceberg. Por trás de comportamentos agressivos e atitudes impensadas, frequentemente existem feridas antigas, dores mal resolvidas e ignorância emocional. Muitas dessas pessoas, sem perceber, tornam-se vítimas de si mesmas , presas a reações automáticas que acabam prejudicando a própria vida. E quando revidamos com raiva, acabamos alimentando o mesmo ciclo de sofrimento . O mal não se dissolve com mais maldade — ele se perpetua. O Per...