domingo, 7 de agosto de 2011

Igreja São Sebastião e São Cristovão

A revitalização da fachada da igreja São Sebastião e São Cristovão foi um pedido do professor (e dinâmico maçom) Fuad Haddad. Neste projeto (desenvolvido ao nível de cortesia) além da reformulação do frontispício foram criados novos ambientes.

Igreja São Sebastiã e São Cristovão

        O projeto inicial da igreja fora elaborado por alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo no início dos anos 2000, e como a parte externa não estava finalizada surgiu a idéia da reformulação.

Na ocasião (2008), por questões alheias à minha vontade, não pude assinar o projeto, então cedi ao colega e exímio arquiteto Heron Lucatelli Gabriotti, os direitos de utilização do mesmo.

Paróquia São Sebastião e São Cristovão

Recentemente em 2010 realizei outra atividade bacana para esta paróquia: bolei a logomarca do informativo “O Semeador” (relembre clicando aqui).

Um pouco de história...


Sebastião (do grego sebastós, que significa divino) foi um valente e bom soldado. Era muito estimado pelos imperadores Diocleciano e Maximiliano, que o nomearam como capitão da guarda pessoal. No entanto desconheciam tratar-se de um cristão.
Sua conduta branda para com prisioneiros cristãos levou o imperador a julgá-lo como traidor, ordenando sua execução por meio de flechas. Dado como morto foi atirado ao rio, porém sobreviveu.
Encontrado e socorrido por Irene, apresentou-se novamente à Diocleciano, que ordenou seu espancamento até o desencarne. Seu corpo foi jogado no esgoto público de Roma. Mais tarde, Sebastião aparece em espírito para uma cristã chamada Luciana, indicando-lhe onde estava seu corpo. Luciana então resgata, limpa e sepulta-o nas catacumbas.
Há ainda uma versão dizendo que foi enterrado no jardim da casa de Luciana, situado na Via Apia onde está hoje sua Basílica.


Cristovão, cujo nome real era Reprobus (Offerus – dedicado ao deus Apollo), tinha elevada estatura, porte atletico e possuía força descomunal. Acredita-se que tenha vivido durante o período de perseguição aos cristãos, do império de Décio ou de Diocleciano.
Dizia-se que seu ideal era servir ao rei mais poderoso do planeta, e após decepcionar-se com seus senhores, veio a estabelecer-se às margens de um rio (na época região da Lícia, hoje situado na Turquia) e sobrevivia de transportar, nas costas, as pessoas de uma margem a outra.
Narra a lenda que certa vez, Reprobus fez a travessia de uma criança que ficava cada vez mais pesada, de tal maneira que ele sentia como se o mundo inteiro estivesse sobre os seus ombros. Após a travessia, o menino revelou ser o Cristo. Daí provém o nome Cristovão, que significa "aquele que carrega Cristo".
Em seguida, a criança ordenou que fixasse seu bastão na terra. Na manhã seguinte, surgiu no mesmo local uma vigorsa palmeira. Esta passagem converteu à muitos, despertando o rancor do governador da Antioquia, que ordenou sua prisão e martírio.

Fonte de pesquisa sobre os santos:
http://pt.wikipedia.org
http://www.sidneyrezende.com
http://www.cpr.org.br
http://www.cademeusanto.com.br

4 comentários, é um milagre!

Evanir disse...

Encontrei seu blog logo ali rsrs...Lá em Portugal já vi que também gosta de viajar.
Gostei muito das suas postagens já seguindo seu blog .
Uma feliz tarde de Domingo linda semana beijos,Evanir..

Tatiana Moreira disse...

Olá Meu Amigo Kennedy...
Mais um rico trabalho, onde é possível perceber a sua criatividade. Ficou muito bonita a fachada da igreja
Esse "ceder o projeto" também mostra o quanto o seu coração é grande!
Admiro muito você e isso não é segredo, não é mesmo?
Tenha uma ótima semana!
Um abraço carinhoso

O Alquimista3D disse...

Olá amigo Milton, sempre com belos posts!! A Rampa passarela ficou com um design ótimo e deu um ar futurista para a arquitetura!! Gosto muito das homenagens que você faz, como a homenagem ao paisagista Roberto Burle Marx e a banda Legião Urbana, as duas homenagens ficaram perfeitas!! A Igreja São Sebastião e São Cristovão ficou incrível!! Assim como o post que fala um pouco sobre a vida de cada um deles. :D

Abraços e fica com Deus.

Berzé disse...

Você é uma grande alma, amigo kennedy!
Abração!
Berzé

Related Posts with Thumbnails