Pular para o conteúdo principal

Fora da Caridade não há salvação

Fora da Caridade não há salvação

“É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã!” (Legião Urbana)


Hoje, 19 de julho, celebra-se aqui no Brasil, o Dia da Caridade. Data instituída com o propósito de estimular a prática da solidariedade entre os homens.

Fazer algo em favor do outro

Independente do dia, o exercício da caridade deve ser uma ‘atitude’ nossa diante da vida, com a certeza de que, onde estivermos, podemos fazer algo em favor do outro.

Exemplos

Muitos são os exemplos de seres evoluídos espiritualmente, que vieram a este planeta com a missão de ajudar ao próximo, pessoas como nosso Mestre Jesus, São Francisco de Assis, Madre Tereza de Calcutá, Irmã Dulce, Chico Xavier e tantos outros.

desenho Madre Tereza de Calcutá e Jesus

E todos eles demonstraram-nos que não existe unicamente o auxílio material (como a doação de alimentos, roupas e remédios)... 

Caridade moral

Há uma caridade que todos nós podemos praticar (e talvez a mais difícil), que é a caridade moral, exercida através da atenção a um familiar, do esforço em preservar a paz no lar, do perdão das ofensas, da oração por alguém em dificuldade, do silêncio diante as fofocas, da palavra suave perante a agressividade, do voluntariado em asilos, hospitais e escolas. 

Muitas são as formas de contribuir, façamos a nossa parte, mesmo que pequena.

Mãos marcadas

Encerro o post com uma frase de Emmanuel que está no livro “Mãos Marcadas” (psicografia de Chico Xavier): 

“Não nos esqueçamos de que, no lar e na vida pública, todos os que nos cercam esperam de nós a mensagem da caridade, através dos nossos mínimos atos de compreensão, afabilidade, carinho e gentileza.”



Fontes de pesquisa para elaboração do texto:
Boletim “O Seareiro” nº 25, artigo de Wilson;
Livro “Espiritismo, tudo que você precisa saber”, de Richard Simonetti;
Livro “500 reflexões do outro lado da vida”, de Vladimir Polízio;
“O Evangelho segundo o Espiritismo”, cap XV;

Comentários

  1. Olá Kennedy, muito legal você ter postado sobre o Dia da Caridade, estamos junto nessa corrente...

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Milton...
    Que postagem mais linda!
    Não poderia deixar de manifestar a boa sensação que é estar aqui desfrutando dessa leitura e apreciação da bela imagem que você criou.
    Espero de coração que tudo esteja bem contigo!
    Até breve!
    Um abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  3. Lindo, prezado amigo. Suas iniciativas são sempre bem vindas e mostram a sua pureza de coração. Parabéns mesmo pela grande iniciativa em falar da caridade.

    Eu li uma passagem que dizia o seguinte:

    "Dai à piedade amor fraterno, e ao amor fraterno a caridade".

    Fica com Deus e muita paz.

    Do amigo, Emerson Fialho.

    ResponderExcluir
  4. Que postagem linda!!!!!
    Vou comprar esse Livro

    Um abraço
    Andrea

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Natal: mais do que uma data, um convite à renovação

Natal: mais do que uma data, um convite à renovação À medida que o Natal se aproxima, algo muda ao nosso redor. O ritmo das pessoas parece desacelerar, os gestos ficam mais suaves e há uma sensação quase palpável de expectativa no ar. É como se o coração humano começasse, pouco a pouco, a se abrir para algo maior. Muitas vezes, essa data acaba sendo associada apenas a símbolos populares (como um conhecido personagem de roupas vermelhas). Mas o verdadeiro significado do Natal vai muito além dessas imagens. A espera que atravessou séculos O Natal carrega, em sua essência, a ideia da espera. Uma espera antiga, profunda e cheia de esperança. Durante séculos, homens e mulheres alimentaram a expectativa pela chegada do Messias. Essa esperança está registrada nas páginas do Antigo Testamento, nos relatos de quem ansiava pela vinda daquele que traria luz, consolo e a restauração do Reino de Deus. Quando Jesus nasceu, não foi apenas um evento histórico. Para aqueles que compreenderam a gran...

Projeto residencial - Maquete eletrônica

Projeto residencial - Maquete eletrônica Olá amigos, bem vindos a agosto, que este mês traga-nos excelentes oportunidades e agradáveis surpresas!  Projeto em parceria Na postagem de hoje apresento duas imagens de outro trabalho realizado em parceria com o escritório do arquiteto Natanael Ribeiro .  Pé direito alto Desta vez trata-se do projeto de uma acolhedora casa térrea, com sala de pé direito alto, 3 suítes e cozinha integrada com a varanda gourmet. Fanpage Sketchp Texture Fiquei muito feliz, pois mais este trabalho foi compartilhado na fanpage do Sketchup Texture . Quem quiser conferir e curtir a imagem no Face basta clicar no link: Fanpage Sketchup Texture . Agradeço desde já os comentários, críticas e sugestões. Saúde, trabalho e paz a todos.

Prédio Multifamiliar - Maquete Eletrônica

Prédio Multifamiliar - Maquete Eletrônica Cordiais saudações amigos, após um período sem postar retorno trazendo uma imagem da maquete eletrônica que elaborei para o arquiteto e amigo Anacleto Guidorizzi . Guaxupé MG Trata-se da fachada de um condomínio residencial multifamiliar para cidade de Guaxupé MG. Desde já agradeço os comentários, críticas e sugestões.  Saúde e paz a todos!