Pular para o conteúdo principal

Fora da Caridade não há salvação

Fora da Caridade não há salvação

“É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã!” (Legião Urbana)


Hoje, 19 de julho, celebra-se aqui no Brasil, o Dia da Caridade. Data instituída com o propósito de estimular a prática da solidariedade entre os homens.

Fazer algo em favor do outro

Independente do dia, o exercício da caridade deve ser uma ‘atitude’ nossa diante da vida, com a certeza de que, onde estivermos, podemos fazer algo em favor do outro.

Exemplos

Muitos são os exemplos de seres evoluídos espiritualmente, que vieram a este planeta com a missão de ajudar ao próximo, pessoas como nosso Mestre Jesus, São Francisco de Assis, Madre Tereza de Calcutá, Irmã Dulce, Chico Xavier e tantos outros.

desenho Madre Tereza de Calcutá e Jesus

E todos eles demonstraram-nos que não existe unicamente o auxílio material (como a doação de alimentos, roupas e remédios)... 

Caridade moral

Há uma caridade que todos nós podemos praticar (e talvez a mais difícil), que é a caridade moral, exercida através da atenção a um familiar, do esforço em preservar a paz no lar, do perdão das ofensas, da oração por alguém em dificuldade, do silêncio diante as fofocas, da palavra suave perante a agressividade, do voluntariado em asilos, hospitais e escolas. 

Muitas são as formas de contribuir, façamos a nossa parte, mesmo que pequena.

Mãos marcadas

Encerro o post com uma frase de Emmanuel que está no livro “Mãos Marcadas” (psicografia de Chico Xavier): 

“Não nos esqueçamos de que, no lar e na vida pública, todos os que nos cercam esperam de nós a mensagem da caridade, através dos nossos mínimos atos de compreensão, afabilidade, carinho e gentileza.”



Fontes de pesquisa para elaboração do texto:
Boletim “O Seareiro” nº 25, artigo de Wilson;
Livro “Espiritismo, tudo que você precisa saber”, de Richard Simonetti;
Livro “500 reflexões do outro lado da vida”, de Vladimir Polízio;
“O Evangelho segundo o Espiritismo”, cap XV;

Comentários

  1. Olá Kennedy, muito legal você ter postado sobre o Dia da Caridade, estamos junto nessa corrente...

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Milton...
    Que postagem mais linda!
    Não poderia deixar de manifestar a boa sensação que é estar aqui desfrutando dessa leitura e apreciação da bela imagem que você criou.
    Espero de coração que tudo esteja bem contigo!
    Até breve!
    Um abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  3. Lindo, prezado amigo. Suas iniciativas são sempre bem vindas e mostram a sua pureza de coração. Parabéns mesmo pela grande iniciativa em falar da caridade.

    Eu li uma passagem que dizia o seguinte:

    "Dai à piedade amor fraterno, e ao amor fraterno a caridade".

    Fica com Deus e muita paz.

    Do amigo, Emerson Fialho.

    ResponderExcluir
  4. Que postagem linda!!!!!
    Vou comprar esse Livro

    Um abraço
    Andrea

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Eduardo e Mônica

Eduardo e Mônica Saudações amigos, já repararam que toda música carrega sentimentos? E que cada mente interpreta e sente de uma maneira diferente a letra e a melodia. Desenho e Legião Urbana Eu adoro desenhar e principalmente ouvir música! E apesar de não cantar nada, nem tocar nenhum instrumento musical (na realidade sou desafinado até para bater palmas em festa de aniversário) gostaria de compartilhar com vocês um desenho que fiz inspirado em um trecho de uma canção da Legião Urbana . E quem irá dizer que não existe razão para as coisas feitas pelo coração Eduardo e Mônica é um dos inúmeros sucessos da banda, faz parte do álbum Dois , lançado em 1986, e narra a história de amor entre duas pessoas totalmente diferentes, mas que se envolvem e se esforçam para que a relação dê certo. Ouça no volume máximo Aqui no blog tem uma matéria muito bacana sobre o álbum Dois da Legião Urbana, com história e curiosidades que poucos conhecem.  Para conferir basta clicar em “ OUÇA NO VOLUME MÁXI...

Comemoração dos 25 Anos da CAZITA

Comemoração dos 25 Anos da CAZITA Em agosto de 2024, celebramos com muita alegria os 25 anos da CAZITA, (Casa da Criança e do Adolescente Zita Engel Ayer).  Ambiente seguro e enriquecedor Fundada em 1996, a missão da CAZITA sempre foi promover o desenvolvimento humano de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, oferecendo um ambiente seguro e enriquecedor durante o contraturno escolar. Dedicação e amor pelo próximo O desenho que apresento nesta postagem, elaborado (a pedido da Sra Elineia Cardoso Laudares) para a comemoração do aniversário desta importante instituição, é também uma homenagem a D. Zita. Sua dedicação e amor pelo próximo fazem parte da essência do que é realizado todos os dias na CAZITA.   Apoio e oportunidades A CAZITA continua a fazer a diferença na vida de muitas famílias, oferecendo apoio e oportunidades para um futuro melhor.   Ao refletirmos sobre esses 25 anos de história, lembramos que o legado de D. Zita Engel e o impacto posi...

Edifício Dona Sinhá (Galeria da Perlita)

Edifício Dona Sinhá (Galeria da Perlita) Em meio aos avanços tecnológicos que moldam nosso presente, é fundamental lembrar e preservar o passado que nos trouxe até aqui. E uma das formas que encontrei de manter viva a memória de Alfenas foi através da criação de maquetes eletrônicas de antigos casarões da cidade. Antiga residência do Sr Francisco Ozório da Silveira e Dona Sinhá Hoje apresento a maquete que elaborei da antiga residência do Sr Francisco Ozório da Silveira e Dona Sinhá. E esta imagem não foi produzida com Inteligência Artificial, cada elemento, cada detalhe e adornos foram modelados ‘manualmente’ utilizando versões antigas do AutoCAD e SkethchUp . História única É incrível imaginar que cada tijolo, cada janela de um casarão como este conta uma história única das pessoas que viveram ali, os eventos que testemunharam e as mudanças que presenciaram na paisagem urbana. Importância da preservação da história urbana Uma pena que esta e outras edificações antigas de Alfenas...