Pular para o conteúdo principal

Hospital de Sabará

Hospital de Sabará

Encerrando o mês de maio uma postagem sobre o anteprojeto que elaborei em 2006, para um ‘hospital geral’ na cidade de Sabará em Minas Gerais.

Hospital voltado para o ensino e pesquisa

O objetivo da direção da Unifenas era construir uma unidade hospitalar composta pelos seguintes atendimentos: ambulatorial, imediato e em Internação, e, sobretudo voltada para o ensino e a pesquisa.

Projeto Hospital de Sabará

Hospital totalmente modular

O hospital foi planejado para ser totalmente modular, com o propósito de facilitar a construção e permitir mudanças ou alterações de acordo com novas tecnologias.


A fachada principal era definida por um grande volume curvo, fechado com painéis de persianas entre vidros (proteção termoacústica e facilidade na higienização). 

Setorização

Outra preocupação levada em consideração no desenvolvimento da planta física foi com a setorização do hospital, ou seja, a melhor distribuição espacial dos ambientes

Ficha Técnica

Hospital Geral
Ano: 2006
Área aproximada: 3730,00 m²
Projeto de arquitetura: arquiteto Milton Kennedy Aquino
Local: Sabará MG
Coordenação e orientações: Engº Civil Oswaldo Luiz Mariano
Obs.: projeto não executado

Comentários

  1. Olá Amigo Milton...
    Então quer dizer que você sempre esteve por perto? Sabará é colado em BH!
    Ficou bastante interessante o projeto!
    Vim apreciar e aproveitar para deixar-te um abraço carinhoso nesse dia frio!

    ResponderExcluir
  2. Opa!
    Valeeu a visita, Milton!
    Tava fazendo um tour pelo teu blog aqui. Tua ilustrações são demais.
    Gostei muito da tua ilustração do Fantasma.
    Vou acompanhar teus trampos.

    Abraços!

    http://lp-jonathan.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

O silêncio é nosso aliado

O silêncio é nosso aliado Olá amigos, hoje apresento outra caricatura em estilo cartoon. O bacana deste estilo é que os caricaturados ficam parecidos com um personagem de desenho animado.  E a ‘vítima’ da vez é a amiga Nicinha Fernandes . Positividade e incentivo A Nicinha é uma daquelas pessoas que acredita que tudo vai dar certo, e sempre tem uma mensagem de incentivo.  É autora do blog “ O silêncio é nosso aliado ”, que é um verdadeiro convite à reflexão e à informação.  Também é colunista do blog “Dicas de relacionamentos”, que como o título diz trata da temática "relacionamentos". Fica aí a sugestão para conhecerem estes dois blogs: O silêncio é nosso aliado Dicas de relacionamentos Caricatura como presente E se você quiser presentear um amigo com uma divertida caricatura, entre em contato e solicite um orçamento.

AutoCADicas #9

AutoCADicas #9 Olá amigos, após um período ausente ("dinovo", rsrsrs) retorno com a seção “AutoCADicas”, e desta vez para compartilhar o questionamento de uma leitora do blog que com certeza poderá ser útil a outros usuários iniciantes do CAD.  Lista de material (janelas, portas, etc) A dúvida é a seguinte: existe uma maneira rápida de elaborar uma lista de material no AutoCAD, tipo quantidade de portas, janelas, vasos, etc? Comando BCOUNT Sim, e é bem fácil, porém cada peça (vaso sanitário, lavatório, esquadria, etc) tem de ser um bloco.  Daí basta acionar o comando BCOUNT e selecionar todo o desenho que o AutoCAD fará a contagem (teclando F2 será mostrada uma lista com a quantidade de cada bloco). Nomes dos blocos O ideal é que os blocos tenham nomes tipo 'vaso com caixa acoplada', 'vaso comum', 'porta de madeira 80 x 210' (e por aí vai...), pois ao final é mais fácil separar os itens. (Crédito da dica: http://www.cadklein.com ) ...

Encapando uma prancheta

Encapando uma prancheta Olá galera, hoje a postagem é inspirada num trabalho da artista e amiga Mari Rodrigues ( clique aqui para conhecer), onde ela ensina a encapar uma prancheta com tecido.  Recortes de revistas em quadrinhos Só que aqui usei recortes de revistas em quadrinhos (lembrando que não sou artesão, isto foi apenas uma divertida tentativa). Material Vamos lá: o material é bem barato, você vai precisar de cola (pode ser escolar), pincel ou rolinho para aplicar a cola, tesoura, revista de quadrinhos, verniz acrílico para acabamento e (é claro) a prancheta, rsrsrs.  O ideal é escolher um modelo em que seja possível retirar a parte metálica (não foi o meu caso). Como fazer Daí é só aplicar a cola na prancheta e ir colando os recortes dos quadrinhos. Após a colagem das imagens (espere secar), pode-se usar uma caneta piloto para definir o contorno dos quadrinhos. Só alegria Depois de tudo seco, para impermeabilizar e dar um acabamento aplique uma fina cam...