Pular para o conteúdo principal

AutoCADicas #2

AutoCADicas #2

Chegamos a mais uma seção "AutoCADicas", e desta vez vamos aprender uma outra maneira de proteger seu arquivo dwg de forma que quem o receba consiga ler mas não possa adulterá-lo. Para isso precisaremos do auxílio de uma rotina lisp.

Dicas de AutoCAD - Como travar o desenho

O que é rotina lisp?


Peraí, que negócio é esse de rotina lisp? Rotinas lisp (ou AutoLisp) são códigos de programação que facilitam muuuiiito o trabalho no AutoCAD. 


Basicamente uma lisp resume várias ações em um único comando.

Lockup

Neste caso usaremos uma rotina chamada Lockup, desenvolvida por John D. Chapman (basta pesquisar na net). 

Como fazer

Inicialmente você precisará salvá-la em alguma pasta, em seguida abra o desenho a ser ‘travado’ e renomeie o arquivo (save as), pois a ação de travamento é definitiva!

Agora no AutoCAD digite na linha de comando appload (atalho ap) e na janela que surgir procure pela rotina lockup.lsp na pasta em que você a salvou. 

Confirme clicando em load e depois em close. 

ATENÇÃO: note que aparecerá uma mensagem informando que o comando não deve ser utilizado no desenho original, pois o processo é irreversível! 

Dê ok e a rotina estará pronta para ser utilizada. Basta digitar lockup, confirmar as perguntas da linha de comando e aguardar o processo de ‘bloqueio’ do arquivo. 

Pronto seu dwg já está protegido.

(Crédito da dica: http://www.cadklein.com/)

Comentários

  1. Respeito o Post mas, consequi desbloquear os desenhos. É simples, basta ir em file, export - Salvar como .DGN, depois abrir uma nova janela no cad e ir novamente no file, inport. O desenho vai abrir como bloco, quique para editar o bloco na nova janela que vai abrir de eição basta explodir quantas vezes forem nescessárias assim que estiver tudo explodido copie o desenho antea de fechar o editor e cole em uma nova janela aberta. Pronto enganamos o Auto CAD.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá 'anônimo', sua observação é bem interessante. Futuramente a utilizarei em uma seção "AutoCADicas". Obrigado.
      Poderia ao menos ter se identificado para que eu coloque os devidos créditos quando postar a dica.
      Cordial abraço.

      Excluir
  2. Meu nome é Ricardo, e me sinto muito feliz em ajudar.

    ResponderExcluir
  3. Excelente site,destaco
    particularmente, as dicas de Cad, pelo quel me interesso

    ResponderExcluir
  4. Eu consigo exportar o desenho para dng, logo em seguida aparece uma janela no AutoCAD me dizendo que essa operação é inválida.... o que eu faço? Preciso muito quebrar um desenho.

    ResponderExcluir
  5. Olá Glayson, o método de salvar como *.dgn foi uma dica do leitor Ricardo (que infelizmente não deixou email para contato), e eu ainda não testei este processo. Boa sorte aí.
    Cordial abraço.

    ResponderExcluir
  6. Muitíssimo Obrigado!!!

    A dica do Ricardo serviu perfeitamente.Consegui exportar o bloco como "DGN". Só na hora de encontrar a função "import" que já fica dentro da aba "insert" que demorei um pouquinho. A partir daí foi só desbloquear os layers e explodir.

    Show de bola!!

    Uma boa tarde a todos!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Lixo no hospital

Lixo no hospital Em uma visita à hospitais você já percebeu que existem sacos de lixo brancos e pretos?  Tem idéia para que serve um ou outro? Sabe qual lixo vai para qual saco?  Já imaginou o risco da colocação de objetos cortantes em sacos?  História em quadrinhos Pensando nestas questões e em outros fatores a Dra Luísa Patrícia, chefe da Comissão Contra Infecção Hospitalar (CCIH) pediu-me, em março de 2002 , que fizesse uma história em quadrinhos ensinando a maneira correta do manuseio do lixo em hospitais. Campanha de Conscientização A revista fez parte de uma campanha realizada no hospital universitário Alzira Velano , e eu tive toda liberdade para elaborar e desenhar a HQ. Nas imagens desta postagem mostro a primeira página e a capa desta importante publicação. Nota : o propósito deste modesto blog é a divulgação dos trabalhos que já desenvolvi, se esta postagem foi útil deixe um comentário. Caso não tenha atendido suas expectativas escreva assim mesmo, conte

Projeto de casas pequenas

Projeto de casas pequenas Hoje apresento dois projetos de casas pequenas que elaborei em 2012 (ainda pela S.A. Engenharia). No primeiro, o proprietário desejava construir em um lote relativamente estreito e com um acentuado declive, duas casas para locação. Entradas independentes Procurei elaborar o projeto de modo que quem olhasse de frente tivesse a impressão de que se trata apenas de uma casa térrea, quando na realidade são duas com entradas independentes. Pequena e aconchegante Os ambientes são pequenos, porém bem aconchegantes, afinal o verdadeiro conforto dispensa salas e quartos enormes (e o uso das cores contribuiu bastante para deixá-los agradáveis). Distribuição inteligente da planta Já o segundo projeto, em um terreno de 5 x 30 m foi possível colocar (com uma boa distribuição da planta) um sobrado com 3 quartos (sendo uma suíte com closet), copa cozinha, sala de estar, lavabo, ampla área de ventilação, garagem e um considerável quintal para o futuro morador br

Proteção

Proteção “ Vá com Deus e que o anjo da guarda o acompanhe!”.   Essa era a frase de meus avós sempre que despedia-me deles; e assim ainda acontece com muitos pais, tios, padrinhos, entre outros.  Minha mãe igualmente a repete com todo o coração. Anjos da guarda existem? Mas quem são estes seres, aos quais nossos ascendentes carinhosamente recomendam sua companhia? O anjo guardião realmente existe? Tradição cristã Segundo a tradição cristã o anjo de guarda é um espírito celestial que vela pela pessoa, independente de ela ser ou não cristã, buscando encaminhá-la para o bem.  Porém não foram criados à parte, com privilégios de que não desfrutam os homens.  Estágios superiores de evolução São irmãos nossos, em estágios superiores de evolução, afinal, Deus seria injusto se concedesse a graça de criar algumas criaturas já perfeitas enquanto a imensa maioria submete-se as experiências da vida terrena. Auxílio e inspiração nos momentos de dificuldades O anjo de guarda geralmente é um familiar