quarta-feira, 29 de setembro de 2010

AutoCADicas #2

                Chegamos a mais uma seção "AutoCADicas", e desta vez vamos aprender uma outra maneira de proteger seu arquivo dwg de forma que quem o receba consiga ler mas não possa adulterá-lo. Para isso precisaremos do auxílio de uma rotina lisp.

Dicas de AutoCAD - Como travar o desenho

                Peraí, que negócio é esse de rotina lisp? Rotinas lisp (ou AutoLisp)são códigos de programação que facilitam muuuiiito o trabalho no AutoCAD. Basicamente uma lisp resume várias ações em um único comando.
          Neste caso usaremos uma rotina chamada Lockup, desenvolvida por John D. Chapman (basta pesquisar na net). Inicialmente você precisará salvá-la em alguma pasta, em seguida abra o desenho a ser ‘travado’ e renomeie o arquivo (save as), pois a ação de travamento é definitiva!
                Agora no AutoCAD digite na linha de comando appload (atalho ap) e na janela que surgir procure pela rotina lockup.lsp na pasta em que você a salvou. Confirme clicando em load e depois em close. ATENÇÃO: note que aparecerá uma mensagem informando que o comando não deve ser utilizado no desenho original, pois o processo é irreversível! Dê ok e a rotina estará pronta para ser utilizada. Basta digitar lockup, confirmar as perguntas da linha de comando e aguardar o processo de ‘bloqueio’ do arquivo. Pronto seu dwg já está protegido. (Crédito da dica: http://www.cadklein.com/)

6 comentários, é um milagre!

Anônimo disse...

Respeito o Post mas, consequi desbloquear os desenhos. É simples, basta ir em file, export - Salvar como .DGN, depois abrir uma nova janela no cad e ir novamente no file, inport. O desenho vai abrir como bloco, quique para editar o bloco na nova janela que vai abrir de eição basta explodir quantas vezes forem nescessárias assim que estiver tudo explodido copie o desenho antea de fechar o editor e cole em uma nova janela aberta. Pronto enganamos o Auto CAD.

Milton Kennedy disse...

Olá 'anônimo', sua observação é bem interessante. Futuramente a utilizarei em uma seção "AutoCADicas". Obrigado.
Poderia ao menos ter se identificado para que eu coloque os devidos créditos quando postar a dica.
Cordial abraço.

Ricardo disse...

Meu nome é Ricardo, e me sinto muito feliz em ajudar.

Anônimo disse...

Excelente site,destaco
particularmente, as dicas de Cad, pelo quel me interesso

Glayson Santos disse...

Eu consigo exportar o desenho para dng, logo em seguida aparece uma janela no AutoCAD me dizendo que essa operação é inválida.... o que eu faço? Preciso muito quebrar um desenho.

Milton Kennedy disse...

Olá Glayson, o método de salvar como *.dgn foi uma dica do leitor Ricardo (que infelizmente não deixou email para contato), e eu ainda não testei este processo. Boa sorte aí.
Cordial abraço.

Related Posts with Thumbnails