Pular para o conteúdo principal

Caligrafia

Caligrafia

Escrevendo uma postagem sobre fontes (relembre clicando aqui) recordei-me de uma breve profissão que desempenhei no início dos anos 90: a de calígrafo. 

Um dom presente na família

Como o dom para letra bonita está presente em minha família (meus avós tinham uma ‘escrita’ muito harmoniosa, assim como a letra de minha mãe) foi aprazível e divertido aventurar-me nesta área.

Convites de casamento e formaturas

Subscrevi muitos convites de casamento e formaturas, bem como diplomas, certificados e dedicatórias. 

Bicos de pena de família e material importado

Todo trabalho era realizado com material de primeira qualidade, alguns até importados, por exemplo, o nanquim que utilizava. E os bicos de pena eram de ‘família’.

Caligrafia, caligráfo, Milton Kennedy - Alfenas

Não era uma tarefa fácil

Apesar de divertida era uma ocupação que exigia muita dedicação, esforço e cuidado, posso até dizer que não era uma tarefa fácil! 

Poucos calígrafos na época

A função de calígrafo não é muito rentável, entretanto como na ocasião havia poucos destes profissionais na cidade consegui, por exemplo, com a encomenda de um único casamento comprar meu primeiro aparelho de som (um daqueles 3 em 1, rsrsrsrs).

4 comentários, é um milagre!

  1. Olá
    encontrei seu blog através do blogUpp e confesso que gostei bastante.

    parabéns
    ahh gostei das caricaturas...

    bjO

    ResponderExcluir
  2. Que lindo Milton, eu precisava fazer um curso desses se tu ver minha letra como é feia kkk nem eu entendo o que escrevo, o que me conforta é que vi em uma reportagem que foi comprovado que quem tem letra assim feinha é uma pessoa muito inteligente e que pensa rápido, kkk (se acredita?) eu não kk

    ResponderExcluir
  3. Milton,o que vc não sabe fazer,meu amigo?...rsss...que beleza de trabalho!É mesmo um dom!Eu tenho uma amiga professora que tb era calígrafa.Precisa mesmo de muito capricho!Parabéns!bjs e boa quarta!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, Milton, que show!! Não tinha visto ninguém fazer esse tipo de trabalho mais... que capricho, fiquei encantada :)
    Puxa... queria ter esse talento, hehehe!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Curso de Esperanto à distância

Curso de Esperanto à distância Quem acompanha o blog já percebeu que vez ou outra publico algo relacionado ao Esperanto (uma língua neutra, planejada e de fácil aprendizado).  Desta vez trago uma oportunidade bacana para quem quer conhecer ou até mesmo aprender este idioma. Trata-se do curso básico de Esperanto (à distância) organizado pelo professor Arnaldo Simões, presidente da Associação Esperantista de Alfenas.  Os detalhes sobre o curso estão no cartaz abaixo, e quem estiver interessado pode enviar um email para simoes_arnaldo77@yahoo.com.br

Gerda Malaperis (*)

Gerda Malaperis (*) Em 2006 quando recebi o convite do professor Arnaldo Simões para auxiliá-lo nas aulas de Esperanto, tinha em mente encontrar algo que fosse atrativo para os alunos treinarem a pronúncia das palavras (já que esta língua é completamente fonética, tendo cada letra sempre o mesmo som).  Foi então que encontrei na Internet ‘ Gerda Malaperis ’ de Claude Piron.  O texto, muito bem humorado e criativo servia direitinho ao nosso propósito. Ilustrações para as primeiras lições Fiquei tão animado que bolei algumas ilustrações para as primeiras lições do livro, todavia não chegamos a utilizá-las, pois como eu estava absorvido por outros trabalhos não teria como dar prosseguimento aos próximos desenhos.  Diante disso optamos por empregar o material encontrado na internet (que era rico em imagens). Nos desenhos desta postagem, mostro minha versão para Tom, Linda e Gerda, personagens desta aventura repleta de mistérios.        ...

Doação de medula óssea

Doação de medula óssea Saudações galera, a postagem hoje foi sugestão da amiga virtual e poetiza Tatiana Moreira , e fala sobre uma atitude muito bacana: a doação de medula óssea, um gesto de amor que pode salvar vidas! O que é preciso para doar medula óssea? Para ser um doador, além da sua vontade, é preciso ter entre 18 a 55 anos e estar com boa saúde (diabéticos e hipertensos também podem doar) e não há peso mínimo como para os doadores de sangue . Apenas 5 ml de sangue Através de uma pequena amostra do seu sangue (5 ml) são realizados testes que determinam as características genéticas que são necessárias para a compatibilidade entre doador e paciente. Verificada a compatibilidade só aí o doador é convocado para fazer a doação. Como é feita a doação da medula óssea? Muitos imaginam que retiram toda nossa medula, mas na realidade é extraído menos de 10% (e ela recompõe-se rapidinho, em torno de 15 dias).  Há duas formas de coleta: pode-se retirá-la através de uma agulha inserid...