S.V.O.
“A morte nos devolve a nós mesmos longe das ilusões impostas pela matéria”.
Encabecei a postagem de hoje com uma frase do livro ‘Lírios da Esperança’ pois a obra que descreverei tem certa relação com a morte.
Serviço de Verificação de Óbitos
Trata-se do projeto de adequação que desenvolvi em 1999 para o Serviço de Verificação de Óbitos do Hospital Universitário Alzira Velano.
O programa incluía o planejamento do Laboratório de Anatomia Patológica e Citopatologia; e a definição da planta física foi realizada baseando-se em estudos anteriores, produzidos pelos estagiários Raquel e Jean.
Fachada diferenciada
Como o local escolhido, um barracão onde outrora funcionava um mini supermercado, situava-se fora do campus universitário havia igualmente a necessidade de se ‘trabalhar’ a fachada da edificação.
O professor Edson ambicionava fazer algo diferenciado, mais alegre, uma fachada que não arremetesse a tristeza do fenômeno morte.
Fascinado pelas cores (que sempre foi), sugeriu a criação de um grande painel com pastilhas coloridas.
Após algumas pesquisas optamos pela pastilha de vidro em seis cores diferentes.
Elaborei ainda um fechamento em alumínio anodizado para esconder o telhado e sua estrutura, porém este não foi realizado.
Ao seu término a obra recebeu elogios e críticas.
Ficha Técnica
S.V.O. Serviço de Verificação de Óbitos (1999)
(adequação e revitalização da fachada)
Local: Alfenas-MG
Projeto arquitetônico: arquiteto Milton Kennedy Aquino,
baseado em estudos de Raquel Figueiredo e Jeancarlo Versetti
Caixilharia: Vidralfenas
Execução: Construtora Renato Granha
não li esse livro, mas agora vou compra-lo porque gosto muito da literatura e tenho tempo até que espero os resultados do meu exame de citopatologia
ResponderExcluir