sexta-feira, 14 de maio de 2010

S.V.O.

A morte nos devolve a nós mesmos
longe das ilusões impostas pela matéria”.

                Encabecei a postagem de hoje com uma frase do livro Lírios da Esperança pois a obra que descreverei tem certa relação com a morte. Trata-se do projeto de adequação que desenvolvi em 1999 para o Serviço de Verificação de Óbitos do Hospital Universitário Alzira Velano. O programa incluía o planejamento do Laboratório de Anatomia Patológica e Citopatologia; e a definição da planta física foi realizada baseando-se em estudos anteriores, produzidos pelos estagiários Raquel e Jean.
               Como o local escolhido, um barracão onde outrora funcionava um mini supermercado, situava-se fora do campus universitário havia igualmente a necessidade de se ‘trabalhar’ a fachada da edificação. O professor Edson ambicionava fazer algo diferenciado, mais alegre, uma fachada que não arremetesse a tristeza do fenômeno morte. Fascinado pelas cores (que sempre foi), sugeriu a criação de um grande painel com pastilhas coloridas.

Serviço de verificação de óbitos HUAV projeto Milton Kennedy

                Após algumas pesquisas optamos pela pastilha de vidro em seis cores diferentes. Elaborei ainda um fechamento em alumínio anodizado para esconder o telhado e sua estrutura, porém este não foi realizado. Ao seu término a obra recebeu elogios e críticas.

Serviço de verificação de óbitos - Hospital Alzira Velano - Milton Kennedy

Ficha Técnica
S.V.O. Serviço de Verificação de Óbitos (1999)
(adequação e revitalização da fachada)
Local: Alfenas-MG
Projeto arquitetônico: arquiteto Milton Kennedy Aquino, 
baseado em estudos de Raquel Figueiredo e Jeancarlo Versetti
Caixilharia: Vidralfenas
Execução: Construtora Renato Granha

Já tem 1 comentário, uhuuuu!

Mariana disse...

não li esse livro, mas agora vou compra-lo porque gosto muito da literatura e tenho tempo até que espero os resultados do meu exame de citopatologia

Related Posts with Thumbnails