Pular para o conteúdo principal

S.V.O.

S.V.O.


“A morte nos devolve a nós mesmos longe das ilusões impostas pela matéria”. 

Encabecei a postagem de hoje com uma frase do livro Lírios da Esperança pois a obra que descreverei tem certa relação com a morte. 

Serviço de Verificação de Óbitos

Trata-se do projeto de adequação que desenvolvi em 1999 para o Serviço de Verificação de Óbitos do Hospital Universitário Alzira Velano

O programa incluía o planejamento do Laboratório de Anatomia Patológica e Citopatologia; e a definição da planta física foi realizada baseando-se em estudos anteriores, produzidos pelos estagiários Raquel e Jean.

Fachada diferenciada

Como o local escolhido, um barracão onde outrora funcionava um mini supermercado, situava-se fora do campus universitário havia igualmente a necessidade de se ‘trabalhar’ a fachada da edificação. 

O professor Edson ambicionava fazer algo diferenciado, mais alegre, uma fachada que não arremetesse a tristeza do fenômeno morte. 

Fascinado pelas cores (que sempre foi), sugeriu a criação de um grande painel com pastilhas coloridas.

Serviço de verificação de óbitos HUAV projeto Milton Kennedy

Após algumas pesquisas optamos pela pastilha de vidro em seis cores diferentes. 

Elaborei ainda um fechamento em alumínio anodizado para esconder o telhado e sua estrutura, porém este não foi realizado. 

Ao seu término a obra recebeu elogios e críticas.

Serviço de verificação de óbitos - Hospital Alzira Velano - Milton Kennedy

Ficha Técnica

S.V.O. Serviço de Verificação de Óbitos (1999)
(adequação e revitalização da fachada)
Local: Alfenas-MG
Projeto arquitetônico: arquiteto Milton Kennedy Aquino, 
baseado em estudos de Raquel Figueiredo e Jeancarlo Versetti
Caixilharia: Vidralfenas
Execução: Construtora Renato Granha

Comentários

  1. não li esse livro, mas agora vou compra-lo porque gosto muito da literatura e tenho tempo até que espero os resultados do meu exame de citopatologia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Lixo no hospital

Lixo no hospital Em uma visita à hospitais você já percebeu que existem sacos de lixo brancos e pretos?  Tem idéia para que serve um ou outro? Sabe qual lixo vai para qual saco?  Já imaginou o risco da colocação de objetos cortantes em sacos?  História em quadrinhos Pensando nestas questões e em outros fatores a Dra Luísa Patrícia, chefe da Comissão Contra Infecção Hospitalar (CCIH) pediu-me, em março de 2002 , que fizesse uma história em quadrinhos ensinando a maneira correta do manuseio do lixo em hospitais. Campanha de Conscientização A revista fez parte de uma campanha realizada no hospital universitário Alzira Velano , e eu tive toda liberdade para elaborar e desenhar a HQ. Nas imagens desta postagem mostro a primeira página e a capa desta importante publicação. Nota : o propósito deste modesto blog é a divulgação dos trabalhos que já desenvolvi, se esta postagem foi útil deixe um comentário. Caso não tenha atendido suas expectativas escreva assim mesmo, conte

Projeto de casas pequenas

Projeto de casas pequenas Hoje apresento dois projetos de casas pequenas que elaborei em 2012 (ainda pela S.A. Engenharia). No primeiro, o proprietário desejava construir em um lote relativamente estreito e com um acentuado declive, duas casas para locação. Entradas independentes Procurei elaborar o projeto de modo que quem olhasse de frente tivesse a impressão de que se trata apenas de uma casa térrea, quando na realidade são duas com entradas independentes. Pequena e aconchegante Os ambientes são pequenos, porém bem aconchegantes, afinal o verdadeiro conforto dispensa salas e quartos enormes (e o uso das cores contribuiu bastante para deixá-los agradáveis). Distribuição inteligente da planta Já o segundo projeto, em um terreno de 5 x 30 m foi possível colocar (com uma boa distribuição da planta) um sobrado com 3 quartos (sendo uma suíte com closet), copa cozinha, sala de estar, lavabo, ampla área de ventilação, garagem e um considerável quintal para o futuro morador br

Eduardo e Mônica

Eduardo e Mônica Saudações amigos, já repararam que toda música carrega sentimentos? E que cada mente interpreta e sente de uma maneira diferente a letra e a melodia. Desenho e Legião Urbana Eu adoro desenhar e principalmente ouvir música! E apesar de não cantar nada, nem tocar nenhum instrumento musical (na realidade sou desafinado até para bater palmas em festa de aniversário) gostaria de compartilhar com vocês um desenho que fiz inspirado em um trecho de uma canção da Legião Urbana . E quem irá dizer que não existe razão para as coisas feitas pelo coração Eduardo e Mônica é um dos inúmeros sucessos da banda, faz parte do álbum Dois , lançado em 1986, e narra a história de amor entre duas pessoas totalmente diferentes, mas que se envolvem e se esforçam para que a relação dê certo. Ouça no volume máximo Aqui no blog tem uma matéria muito bacana sobre o álbum Dois da Legião Urbana, com história e curiosidades que poucos conhecem.  Para conferir basta clicar em “ OUÇA NO VOLUME MÁXIMO ”