Pular para o conteúdo principal

Esforços repetitivos

Esforços repetitivos

Um amigo ficou curioso como eu sei o número exato de cliques que dou com o mouse ou quantas teclas pressionei durante o dia (postagens: Universidade e Epicondilite). 

Workrave

Acontece que desde a ‘epicondilite lateral direita’ (ocasionada pelo ritmo de trabalho na universidade) uso no micro um programa chamado Workrave que além de informar a hora de fazer intervalos para realização de alongamentos, faz toda essa contagem de cliques.

No meu caso descobri o Workrave um pouco tarde, as dores já estavam bem fortes, no entanto hoje não consigo trabalhar sem realizar estas pausas. 

Diminuição das dores

O software, associado a várias sessões de acupuntura e muuuuuitaaa fisioterapia, ajudou a diminuir minhas dores no cotovelo.

Esforços repetitivos LER DORT

Movimento com o braço

Muitos pensam que o arquiteto por trabalhar com o AutoCAD não chega a digitar muito. Pode até ser, mas a quantidade de movimentos com o braço e cliques no mouse é enorme! 

Na universidade, além dos projetos arquitetônicos fiz muitos orçamentos, levantamentos de material, cronogramas, e memoriais descritivos, e tudo isso era digitado no Word ou Excel. 

Atualmente há softwares que fazem este trabalho de um modo mais rápido, porém lá eu fazia tudo na ‘unha’ mesmo!

LER DORT Workrave Milton Kennedy

Fica aí a dica para quem trabalha direto com o computador: Workrave

Tempo das pausas e sugestão de alongamentos

O programa, todo em português, possui três modos de avisos e você configura o tempo das pausas de acordo com a orientação do seu fisioterapeuta. 

Ele ainda tem a opção de travar sua máquina evitando que você ignore o aviso e continue trabalhando. 

O mais legal é que o Workrave também sugere alguns tipos de exercícios e alongamentos, através de imagens animadas e textos explicativos.

Comentários

  1. Ei milton olha que engraçado estava procurando esse workrave e te achei he,he,he.Estou com uma caimbra no cotovelo esquerdo o orto disse que foi por causa de minha postura no computa. O pior que eu faço transfer, silk, modelagem pra confecção ou seja as mãos nunca param . Agora estou sentindo uns sinas de dor na mao direita, o fisoterapeuta q conheço me passou uns exercícios, estou começando a fazer e fazendo uns descansos nas maos...Que bom, saber que vc usa esse work é sempre bom ter indicação de alguem. Bom dia de trabalho aí pra vc

    ResponderExcluir
  2. Esse programa existe? Qual link?

    ResponderExcluir
  3. o programa existe sim ja usei e eh muito bom.
    http://www.workrave.org

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Projeto de casas pequenas

Projeto de casas pequenas Hoje apresento dois projetos de casas pequenas que elaborei em 2012 (ainda pela S.A. Engenharia). No primeiro, o proprietário desejava construir em um lote relativamente estreito e com um acentuado declive, duas casas para locação. Entradas independentes Procurei elaborar o projeto de modo que quem olhasse de frente tivesse a impressão de que se trata apenas de uma casa térrea, quando na realidade são duas com entradas independentes. Pequena e aconchegante Os ambientes são pequenos, porém bem aconchegantes, afinal o verdadeiro conforto dispensa salas e quartos enormes (e o uso das cores contribuiu bastante para deixá-los agradáveis). Distribuição inteligente da planta Já o segundo projeto, em um terreno de 5 x 30 m foi possível colocar (com uma boa distribuição da planta) um sobrado com 3 quartos (sendo uma suíte com closet), copa cozinha, sala de estar, lavabo, ampla área de ventilação, garagem e um considerável quintal para o futuro morador br

Praça – Monte Santo de Minas MG

Praça – Monte Santo de Minas MG Encerrando o apontamento dos trabalhos arquitetônicos que realizei em 2010 apresento o projeto que elaborei (pela Santos e Aleixo Engenharia ) de uma praça para a prefeitura municipal de Monte Santo de Minas. Áreas livres sem muitos equipamentos Busquei compor o espaço com materiais simples e, sobretudo econômicos, deixando áreas livres sem muitos equipamentos, de modo a propiciar uma maior convivência e recreação aos usuários. Blocos intertravados e tijolos aparente Idealizei o piso em blocos intertravados, pois este material, além da facilidade de remoção e reconstrução (caso necessário), tem o custo barato, oferece conforto, segurança e fácil escoamento das águas.  Já os canteiros foram planejados em tijolos aparente, para deixar o local mais aconchegante. É isso aí pessoal, espero que tenham apreciado o trabalho, pois eu curti muuuiito fazê-lo.  Em próximas postagens trarei projetos que realizei em 2011.  Grande abraço e mu

Lixo no hospital

Lixo no hospital Em uma visita à hospitais você já percebeu que existem sacos de lixo brancos e pretos?  Tem idéia para que serve um ou outro? Sabe qual lixo vai para qual saco?  Já imaginou o risco da colocação de objetos cortantes em sacos?  História em quadrinhos Pensando nestas questões e em outros fatores a Dra Luísa Patrícia, chefe da Comissão Contra Infecção Hospitalar (CCIH) pediu-me, em março de 2002 , que fizesse uma história em quadrinhos ensinando a maneira correta do manuseio do lixo em hospitais. Campanha de Conscientização A revista fez parte de uma campanha realizada no hospital universitário Alzira Velano , e eu tive toda liberdade para elaborar e desenhar a HQ. Nas imagens desta postagem mostro a primeira página e a capa desta importante publicação. Nota : o propósito deste modesto blog é a divulgação dos trabalhos que já desenvolvi, se esta postagem foi útil deixe um comentário. Caso não tenha atendido suas expectativas escreva assim mesmo, conte