Pular para o conteúdo principal

Esforços repetitivos

Esforços repetitivos

Um amigo ficou curioso como eu sei o número exato de cliques que dou com o mouse ou quantas teclas pressionei durante o dia (postagens: Universidade e Epicondilite). 

Workrave

Acontece que desde a ‘epicondilite lateral direita’ (ocasionada pelo ritmo de trabalho na universidade) uso no micro um programa chamado Workrave que além de informar a hora de fazer intervalos para realização de alongamentos, faz toda essa contagem de cliques.

No meu caso descobri o Workrave um pouco tarde, as dores já estavam bem fortes, no entanto hoje não consigo trabalhar sem realizar estas pausas. 

Diminuição das dores

O software, associado a várias sessões de acupuntura e muuuuuitaaa fisioterapia, ajudou a diminuir minhas dores no cotovelo.

Esforços repetitivos LER DORT

Movimento com o braço

Muitos pensam que o arquiteto por trabalhar com o AutoCAD não chega a digitar muito. Pode até ser, mas a quantidade de movimentos com o braço e cliques no mouse é enorme! 

Na universidade, além dos projetos arquitetônicos fiz muitos orçamentos, levantamentos de material, cronogramas, e memoriais descritivos, e tudo isso era digitado no Word ou Excel. 

Atualmente há softwares que fazem este trabalho de um modo mais rápido, porém lá eu fazia tudo na ‘unha’ mesmo!

LER DORT Workrave Milton Kennedy

Fica aí a dica para quem trabalha direto com o computador: Workrave

Tempo das pausas e sugestão de alongamentos

O programa, todo em português, possui três modos de avisos e você configura o tempo das pausas de acordo com a orientação do seu fisioterapeuta. 

Ele ainda tem a opção de travar sua máquina evitando que você ignore o aviso e continue trabalhando. 

O mais legal é que o Workrave também sugere alguns tipos de exercícios e alongamentos, através de imagens animadas e textos explicativos.

Comentários

  1. Ei milton olha que engraçado estava procurando esse workrave e te achei he,he,he.Estou com uma caimbra no cotovelo esquerdo o orto disse que foi por causa de minha postura no computa. O pior que eu faço transfer, silk, modelagem pra confecção ou seja as mãos nunca param . Agora estou sentindo uns sinas de dor na mao direita, o fisoterapeuta q conheço me passou uns exercícios, estou começando a fazer e fazendo uns descansos nas maos...Que bom, saber que vc usa esse work é sempre bom ter indicação de alguem. Bom dia de trabalho aí pra vc

    ResponderExcluir
  2. Esse programa existe? Qual link?

    ResponderExcluir
  3. o programa existe sim ja usei e eh muito bom.
    http://www.workrave.org

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Encapando uma prancheta

Encapando uma prancheta Olá galera, hoje a postagem é inspirada num trabalho da artista e amiga Mari Rodrigues ( clique aqui para conhecer), onde ela ensina a encapar uma prancheta com tecido.  Recortes de revistas em quadrinhos Só que aqui usei recortes de revistas em quadrinhos (lembrando que não sou artesão, isto foi apenas uma divertida tentativa). Material Vamos lá: o material é bem barato, você vai precisar de cola (pode ser escolar), pincel ou rolinho para aplicar a cola, tesoura, revista de quadrinhos, verniz acrílico para acabamento e (é claro) a prancheta, rsrsrs.  O ideal é escolher um modelo em que seja possível retirar a parte metálica (não foi o meu caso). Como fazer Daí é só aplicar a cola na prancheta e ir colando os recortes dos quadrinhos. Após a colagem das imagens (espere secar), pode-se usar uma caneta piloto para definir o contorno dos quadrinhos. Só alegria Depois de tudo seco, para impermeabilizar e dar um acabamento aplique uma fina cam...

Biblioteca Universitária – Plataforma elevatória

Biblioteca Universitária – Plataforma elevatória O primeiro projeto que desenvolvi para a Unifenas foi a nova Biblioteca Universitária ( relembre clicando aqui ) Na época elaborei também um estudo para instalação de uma rampa destinada às pessoas portadoras de necessidades especiais. Porém ela não chegou a ser executada.  Posteriormente em 2006 refiz o planejamento para instalação desta rampa (imagem abaixo). Plataforma Elevatória Nesta mesma ocasião esbocei ainda um estudo para construção de uma plataforma elevatória de uso restrito as PPNEs (pessoa portadora de necessidades especiais) A direção da universidade optou então pela realização da segunda proposta, que só foi construída tempos depois. É pertinente informar que, toda plataforma para elevação vertical de acesso público com percurso superior a 2,00 metros, obrigatoriamente deve possuir caixa enclausurada.

Falcão Tintas - Estrutura Metálica

Falcão Tintas - Estrutura Metálica Olá amigos, a partir de hoje apresentarei alguns trabalhos que fazem parte de uma nova etapa de minha carreira profissional.  Metal Lagos Além dos projetos de Arquitetura (que sempre estarão presentes aqui no blog) mostrarei também as atividades que tenho realizado  (pela empresa  Metal Lagos )  em estrutura metálica , uma área que tem me fascinado. Falcão Tintas O projeto aqui apresentado desenvolvi (sob a orientação dos exímios Engenheiros Claiton Azevedo Vilela e Rubens Assis Ruela) para uma indústria de tintas e impermeabilizantes, a Falcão Tintas, do empresário Miro Lúcio Pereira, localizada em Campos Gerais MG.  Telha multidobras Possui 25 metros de vão livre por 75 de comprimento e a cobertura será com telha multidobras. Vantagens da estrutura metálica Vale lembrar que uma construção em aço tem muitas vantagens, tais como agilidade na montagem (diminuindo o tempo de entrega ao cliente), fácil manutenç...