Pular para o conteúdo principal

Centro Anatômico Medicina Veterinária

Centro Anatômico Medicina Veterinária

Recordo-me que quando cursava o primeiro ano da faculdade de Arquitetura e Urbanismo, num dos intervalos das aulas, eu e colega Paulo Schaan visitamos o bloco do Centro Anatômico da Medicina Veterinária (que ficava bem ao lado do prédio da FAU). 

"projetos bem ventilados"

Uma acadêmica estava dissecando um bezerro e curiosos iniciamos uma conversa. Num dado momento ela disse algo assim: “quando vocês formarem, por favor, façam projetos bem ventilados!” (referia-se ao intenso calor dentro daquele ambiente, misturado ao cheiro do formol). 

O tempo passou e jamais imaginei que um dia faria a ampliação e melhora daquele centro anatômico mencionado pela garota.

Projeto centro anatômico Veterinária

A reforma aconteceu em 1998, sob a orientação do professor Alzido de Oliveira. 

Ventilação

O objetivo era apresentar uma proposta de adequação, em conformidade com a legislação sanitária vigente, porém a minha prioridade principal era repensar e melhorar toda a ventilação do prédio, levando sempre em consideração as dificuldades arquitetônicas da edificação, já que se tratava de uma construção antiga. 

Solução simples

Uma das soluções foi a criação de janelas baixas e altas para que o ar quente pudesse circular. Também sugeri a instalação de telas milimétricas para que as janelas pudessem permanecer abertas.

Além da troca do piso, as bancadas de concreto foram substituídas por inox ou granito. 

Pintura epóxi aplicada nas paredes. Novas cubas foram construídas (do modo correto) já que antes eram utilizadas caixas de cimento amianto para armazenamento das peças. 

Fluxo setorizado

Ambientes foram ampliados, outros foram criados; e todo o fluxo também foi repensado de modo a facilitar a movimentação dos acadêmicos, professores e funcionários durante o desenvolvimento das suas atividades.

Ficha Técnica:

Centro Anatômico Medicina Veterinária (reforma e ampliação) 1998
Área total: 529,26 m²
Projeto arquitetônico: arquiteto Milton Kennedy Aquino
Execução: Operários da própria universidade
Local: Unifenas, campus Alfenas-MG

Comentários

Fique mais um pouco! Veja também:

Projeto de casas pequenas

Projeto de casas pequenas Hoje apresento dois projetos de casas pequenas que elaborei em 2012 (ainda pela S.A. Engenharia). No primeiro, o proprietário desejava construir em um lote relativamente estreito e com um acentuado declive, duas casas para locação. Entradas independentes Procurei elaborar o projeto de modo que quem olhasse de frente tivesse a impressão de que se trata apenas de uma casa térrea, quando na realidade são duas com entradas independentes. Pequena e aconchegante Os ambientes são pequenos, porém bem aconchegantes, afinal o verdadeiro conforto dispensa salas e quartos enormes (e o uso das cores contribuiu bastante para deixá-los agradáveis). Distribuição inteligente da planta Já o segundo projeto, em um terreno de 5 x 30 m foi possível colocar (com uma boa distribuição da planta) um sobrado com 3 quartos (sendo uma suíte com closet), copa cozinha, sala de estar, lavabo, ampla área de ventilação, garagem e um considerável quintal para o futuro morador br

Praça – Monte Santo de Minas MG

Praça – Monte Santo de Minas MG Encerrando o apontamento dos trabalhos arquitetônicos que realizei em 2010 apresento o projeto que elaborei (pela Santos e Aleixo Engenharia ) de uma praça para a prefeitura municipal de Monte Santo de Minas. Áreas livres sem muitos equipamentos Busquei compor o espaço com materiais simples e, sobretudo econômicos, deixando áreas livres sem muitos equipamentos, de modo a propiciar uma maior convivência e recreação aos usuários. Blocos intertravados e tijolos aparente Idealizei o piso em blocos intertravados, pois este material, além da facilidade de remoção e reconstrução (caso necessário), tem o custo barato, oferece conforto, segurança e fácil escoamento das águas.  Já os canteiros foram planejados em tijolos aparente, para deixar o local mais aconchegante. É isso aí pessoal, espero que tenham apreciado o trabalho, pois eu curti muuuiito fazê-lo.  Em próximas postagens trarei projetos que realizei em 2011.  Grande abraço e mu

Evangelho no Lar

Evangelho no Lar Yeeaah, primeira postagem de 2012!  E para iniciar bem o ano que tal abordarmos um tema bacana, importante e que trás excelentes benefícios?! Oração em família Refiro-me ao hábito saudável da oração em família, ou como preferem alguns, o Evangelho no Lar.  Esta prática é muuuiiito antiga, o próprio Jesus reunia-se com os apóstolos e seguidores para orar na casa de Pedro, em Cafarnaum, em outras aldeias e em Tiberíades. Equilíbrio no lar e vizinhança Evangelho no Lar é uma reunião em família, em determinado dia e horário da semana, onde os participantes trocam idéias sobre os ensinamentos cristãos, em proveito do próprio esclarecimento e, sobretudo do equilíbrio no lar (e vizinhança). Padrão vibratório Orando em família modificamos o padrão vibratório dos nossos pensamentos e sentimentos, além de contribuirmos para a formação de defesas magnéticas do nosso lar.  Cada lição do Evangelho é um roteiro de luz e benção. Não espere resultados imediatos Porém