Pular para o conteúdo principal

Ressonância Magnética

Ressonância Magnética

Já há algum tempo que o Reitor planejava implantar no Hospital Universitário Alzira Velano o serviço de ressonância magnética. 

Então em 1997 sob a coordenação do Prof. Oswaldo Luiz Mariano e orientação de engenheiros da empresa que forneceria o equipamento, realizamos diversos estudos e ante-projetos para instalação desta unidade.

Blindagem especial

Uma particularidade é que a edificação necessitaria de certos cuidados construtivos, como uma blindagem especial de rádio freqüência para evitar interferências no aparelho. 

Foi-se pensado em alguns possíveis locais, próximos ao hospital, e após estudos ficou decidido que o melhor seria a construção de um novo bloco para abrigar a unidade.

Ressonância Magnética Hospial Alzira Velano Unifenas - Milton Kennedy

Alvenaria estrutural

Seguindo o mesmo sistema construtivo do prédio da Reitoria, projetei o bloco 4 do Hospital Universitário Alzira Velano em alvenaria estrutural. 

Conforme mencionei na postagem do dia 10/01/2010, este sistema construtivo, por dispensar pilares e vigas, gera uma economia de até 30% no custo final da obra.

Projeto Ressonância Magnética HUAV Unifenas - Milton Kennedy

Atendimento às normas da ANVISA

Planejado para dois pavimentos o projeto do bloco 4 respeita o disposto na Resolução RDC n° 50 do Ministério da Saúde, que “dispõe sobre o Regulamento Técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde”. 

Sendo que o piso inferior abrigaria além da ressonância magnética, todo setor de diagnóstico por imagem. 

O pavimento superior ficou destinado para as diretorias do HUAV, diretorias do curso de medicina, sala de pesquisas, biblioteca, salas de aula, acesso de acadêmicos e, após a rampa, o setor de internações para particulares e convênios.

Exame Ressonância Magnética - HUAV Unifenas

Nichos para ventilação

Por sugestão do professor Edson, foram criados recuos (nichos) para ventilação e iluminação natural dos corredores (uma excelente idéia). A decoração da sala de espera deste bloco foi organizada pelas filhas do reitor.

Ficha técnica:

Bloco 4 do HUAV (1997)
(Ressonância Magnética, Setor de Imagens e Internações)
Área total: 3429,00 m²
Local: Hosp. Univ. Alzira Velano, Alfenas-MG
Projeto arquitetônico: arquiteto Milton Kennedy Aquino
Coordenação: Eng. Oswaldo Luiz Mariano
Cálculo estrutural (parte 1): WA Engenharia (Campinas-SP)
(parte 2): EAEA Engenheiros e Arquitetos Associados
Execução: Construtora Renato Granha

Comentários

Fique mais um pouco! Veja também:

O canto das cigarras

O canto das cigarras Todo ano nesta época, sobretudo no início de primavera, um som característico toma conta de várias cidades.  Para alguns é irritante, para outros é impressionante e até mesmo “curioso”.  Mas em uma coisa todos concordam, este som chama bastante a atenção, rsrsrs!  Ouvido a mais de 1 km de distância Trata-se do canto das cigarras, ou seja, do som emitido pelo macho para atrair a fêmea, que pode ser ouvido a mais de 1 km de distância. Músicos barulhentos E para homenagear estes pequenos e barulhentos “músicos” gostaria de postar uma história em quadrinhos que produzi há algum tempo para o extinto Laguinho  (*).  Espero que apreciem. Laguinho (*) O Laguinho era publicado pelo Jornal dos Lagos , e trazia além de matérias dedicadas as crianças, muitos passatempos, dicas de filmes, histórias em quadrinhos e até um espaço para publicação dos desenhos que a garotada enviava.  Durante cinco anos fui ilustrador deste suplemento infantil. Quer...

Praça da igreja São Pedro

Praça da igreja São Pedro Em 1994 desenvolvi meu primeiro projeto paisagístico e urbanístico: a praça da igreja São Pedro, da cidade de Alfenas MG.  Capela Na ocasião ela ainda era considerada capela e pertencia a paróquia de Nª Sª Aparecida, que tinha a coordenação do Pe Homero. Execução economicamente viável Como o objetivo era fazer um projeto cuja execução fosse economicamente viável, concebi canteiros com formas irregulares e abstratas (construídos com tijolos comuns, porém aparentes e assentados de maneira a formar um desenho agradável ao observador).  Metodologia Estes canteiros setorizariam os usos da praça. A metodologia usada para definição destas formas baseou-se na observação do uso que as pessoas faziam no local. Bancos comunitários foram projetados em concreto circundando todo o canteiro.  Piso da praça Para o piso foi-se pensado no bloco intertravado, com o objetivo de melhor absorver as águas das chuvas. Parte divertida do trabalho A parte mais divertida ...

Encapando uma prancheta

Encapando uma prancheta Olá galera, hoje a postagem é inspirada num trabalho da artista e amiga Mari Rodrigues ( clique aqui para conhecer), onde ela ensina a encapar uma prancheta com tecido.  Recortes de revistas em quadrinhos Só que aqui usei recortes de revistas em quadrinhos (lembrando que não sou artesão, isto foi apenas uma divertida tentativa). Material Vamos lá: o material é bem barato, você vai precisar de cola (pode ser escolar), pincel ou rolinho para aplicar a cola, tesoura, revista de quadrinhos, verniz acrílico para acabamento e (é claro) a prancheta, rsrsrs.  O ideal é escolher um modelo em que seja possível retirar a parte metálica (não foi o meu caso). Como fazer Daí é só aplicar a cola na prancheta e ir colando os recortes dos quadrinhos. Após a colagem das imagens (espere secar), pode-se usar uma caneta piloto para definir o contorno dos quadrinhos. Só alegria Depois de tudo seco, para impermeabilizar e dar um acabamento aplique uma fina cam...