segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Ressonância Magnética

       Já há algum tempo que o reitor planejava implantar no Hospital Universitário Alzira Velano o serviço de ressonância magnética. Então em 1997 sob a orientação de engenheiros da empresa que forneceria o equipamento, realizamos diversos estudos e ante-projetos para instalação desta unidade, já que tal edificação necessitaria de certos cuidados construtivos, como uma blindagem especial de rádio freqüência para evitar interferências no aparelho. Foi-se pensado em alguns possíveis locais, próximos ao hospital, e após estudos ficou decidido que o melhor seria a construção de um novo bloco para abrigar a unidade.

Ressonância Magnética Hospial Alzira Velano Unifenas - Milton Kennedy

          Seguindo o mesmo sistema construtivo do prédio da reitoria, projetei o bloco 4 do Hospital Universitário Alzira Velano em alvenaria estrutural. Conforme mencionei na postagem do dia 10/01/2010, este sistema construtivo, por dispensar pilares e vigas, gera uma economia de até 30% no custo final da obra.

Projeto Ressonância Magnética HUAV Unifenas - Milton Kennedy

       Planejado para dois pavimentos o projeto do bloco 4 respeita o disposto na Resolução RDC n° 50 do Ministério da Saúde, que “dispõe sobre o Regulamento Técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde”. Sendo que o piso inferior abrigaria além da ressonância magnética, todo setor de diagnóstico por imagem. O pavimento superior ficou destinado para as diretorias do HUAV, diretorias do curso de medicina, sala de pesquisas, biblioteca, salas de aula, acesso de acadêmicos e, após a rampa, o setor de internações para particulares e convênios.

Exame Ressonância Magnética - HUAV Unifenas

         Por sugestão do professor Edson, foram criados recuos (nichos) para ventilação e iluminação natural dos corredores (uma excelente idéia). A decoração da sala de espera deste bloco foi organizada pelas filhas do reitor.

Ficha técnica:
Bloco 4 do HUAV (1997)
(Ressonância Magnética, Setor de Imagens e Internações)
Área total: 3429,00 m²
Local: Hosp. Univ. Alzira Velano, Alfenas-MG
Projeto arquitetônico: arquiteto Milton Kennedy Aquino
Cálculo estrutural (parte 1): WA Engenharia (Campinas-SP)
(parte 2): EAEA Engenheiros e Arquitetos Associados
Execução: Construtora Renato Granha

Seja o primeiro a comentar!

Related Posts with Thumbnails