Pular para o conteúdo principal

Dia do Esperanto

Dia do Esperanto

Hoje o post é em homenagem ao "Dia do Esperanto". 

Em junho de 2008, a cidade de Alfenas teve a honra de sediar o IV Encontro de Esperanto do sul de Minas, que esteve sob a coordenação do professor Arnaldo Simões

história em quadrinhos sobre o Esperanto

História em quadrinhos sobre o Esperanto

Na época, entre as diversas idéias que tínhamos para o encontro, uma delas foi a criação de uma história em quadrinhos sobre este idioma universal. 

O texto foi escrito pelo professor Arnaldo, e eu bolei todos os desenhos.
história em quadrinhos sobre o Esperanto
História em quadrinhos Esperanto

A HQ foi totalmente desenhada e arte-finalizada à lápis, não utilizei nenhum tipo de tinta. Somente depois de digitalizada é que adicionei alguns degrades. 

História em quadrinhos Esperanto
História em quadrinhos Esperanto

História em quadrinhos Esperanto
história em quadrinhos sobre Esperanto

Curiosidade

Uma curiosidade sobre ela é que retratei meus filhos nos dois personagens principais, rsrsrsrsrs. 

Cordial abraço a todos.

Comentários

  1. Você está de parabéns por excelente trabalho. O Esperanto está carente e muito de BH, você com seu trabalho está preenchendo essa brecha. Espero que vc produza mais BH em Esperanto. Se lhe for possível gostariamos muito de receber um exemplo dessa BH, pois desejamos usá-lo no nosso TCC, somos concluinte do Curso de Pedagogia na UNIR - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Universitário de Guajará-Mirim/RO. Estamos no 8º e último período do curso. A nossa conclusão será agora em dezembro. A nossa formatura está prevista para março ou abril de 2012 devido as greves ocorrida desde 20 de setembro a segunda semana de outubro último. A nossa defesa que estava prevista para 15/12 próximo agora foi adiada para 16/03/2012 pelo mesmo motivo, greve. O tema do nosso TCC é "O Esperanto e a práxis pedagógica: o processo comunicativo no contexto intercultural", apesar dos preconceitos que estamos enfrentando, estamos perto de concluir o nosso TCC. Esse ano será o último que é permitido a defesa de monografia em dupla até quarteto, já apartir de 2012 só será individual.
    Estamos necessitando de material didático de Curso de Esperanto para concluir o nosso TCC. Desde já agrademos toda colaboração. ela será bem vinda, com toda certeza. Qualquer ajuda poderá ser enviada por emeio: esperantistadero@hotmail.com ou souaaps@bol.com.br.
    Em agradecimento pelas possíveis colaboraçãoao nosso TCC enviarei por emeio cópia do mesmo, tão logo esteja concluído e aprovado pela banca examinadora.
    Samideanajn salutojn,

    Jorge Luiz - Esperantista de RO

    ResponderExcluir
  2. olá sr Milton, ainda consigo um exemplar desta revista?

    ResponderExcluir
  3. Saudações amigo (pena que não se identificou)... os exemplares já esgotaram... mas você pode imprimir as páginas que estão aqui no blog.
    Cordial abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Arquitetura além dos projetos: um Estado de Espírito

Arquitetura além dos projetos: um Estado de Espírito Muitas vezes, quando falamos em Arquitetura, a primeira imagem que vem à mente são plantas baixas, edifícios imponentes ou casas modernas e bem planejadas. Mas será que Arquitetura se resume a isso? Eu, um arquiteto que sigo um caminho fora da trilha tradicional, acredito que não. Para mim, Arquitetura é um espírito de vida, algo que vai muito além de projetos técnicos. Arquitetura como Experiência Cotidiana Arquitetura está presente em cada gesto de cuidado, em cada espaço que transformamos, em cada ambiente que moldamos para receber histórias. Ela se manifesta quando organizamos um lar para que seja acolhedor, quando pensamos na harmonia de uma praça, ou até mesmo na forma como percebemos a luz entrando por uma janela ao amanhecer. Muito Além da Técnica Não é preciso estar diante de pranchetas, softwares ou canteiros de obra para viver a Arquitetura. Ela está dentro de nós quando buscamos beleza, funcionalidade e significado ...

Não violência

Não violência Olha só que matéria bacana foi publicada há algum tempo no jornal "Folha de São Paulo": Um motorista, numa rua de São Paulo, deu a ré em local proibido, batendo no carro do dentista Luiz Henrique Góes, de 42 anos.  O homem desceu imediatamente do veículo e, com agressividade, tentou colocar a culpa em Góes, afirmando que “quem bate na traseira sempre está errado”.  Mantendo a calma, o dentista não se levantou. Respirou tranqüilo e esperou o outro se equilibrar.  Prejuízo ressarcido e agradecimento Ao final de tudo, teve o prejuízo ressarcido e recebeu o agradecimento pela forma como agiu. “Nessas horas, a respiração tem uma força incrível. O melhor é esperar a pessoa extravasar e, num tom de diálogo, argumentar. O cara estava agressivo, e eu não poderia agir com as mesmas armas que ele” – diz.  Princípios de Gandhi ajudam nos conflitos da vida prática Este caso foi contado pela jornalista Flávia Mantovani em dezembro de 2005 sob o título “Princípios de ...

Como vencer a procrastinação nos estudos

Como vencer a procrastinação nos estudos Você senta para estudar, abre o caderno, ajeita a caneta... e só vai dar uma olhadinha no Instagram. Quando percebe, já está vendo vídeos de gatinhos, receitas que jamais vai fazer e até dancinhas que já decorou sem querer. Reconhece esse roteiro? Procrastinar nos estudos é algo que a maioria das pessoas enfrentam — e as redes sociais são verdadeiros vilões disfarçados de passatempo inocente. Mas calma ! Não precisa deletar tudo ou virar um monge offline. Com algumas estratégias simples, dá para equilibrar os estudos e as rolagens infinitas. Crie um espaço sem notificações Reserve horários específicos para estudar e, nesse tempo, silencie notificações. Vale colocar o celular no modo “Não Perturbe”, pois a ideia é simples: se o celular não chamar sua atenção o tempo todo, seu cérebro consegue relaxar e focar melhor. Dica extra : deixe o celular fora do alcance físico. Tipo, em outro cômodo da casa. Parece bobo, mas funciona de verdade. Transfor...