Pular para o conteúdo principal

Edifício Dona Sinhá (Galeria da Perlita)

Edifício Dona Sinhá (Galeria da Perlita)

Em meio aos avanços tecnológicos que moldam nosso presente, é fundamental lembrar e preservar o passado que nos trouxe até aqui.

E uma das formas que encontrei de manter viva a memória de Alfenas foi através da criação de maquetes eletrônicas de antigos casarões da cidade.

Antiga residência do Sr Francisco Ozório da Silveira e Dona Sinhá

Hoje apresento a maquete que elaborei da antiga residência do Sr Francisco Ozório da Silveira e Dona Sinhá. E esta imagem não foi produzida com Inteligência Artificial, cada elemento, cada detalhe e adornos foram modelados ‘manualmente’ utilizando versões antigas do AutoCAD e SkethchUp.

Edifício Dona Sinhá Galeria da Perlita por Milton Kennedy

História única

É incrível imaginar que cada tijolo, cada janela de um casarão como este conta uma história única das pessoas que viveram ali, os eventos que testemunharam e as mudanças que presenciaram na paisagem urbana.

Importância da preservação da história urbana

Uma pena que esta e outras edificações antigas de Alfenas já foram demolidas. Mas espero que as maquetes que apresento aqui no Blog possam contribuir como inspiração para lembrar-nos da importância de preservar a história urbana para as gerações que virão. 

Conectando o passado ao presente

Que através da tecnologia, possamos estar conectando o passado ao presente, construindo pontes entre as gerações e garantindo que a história de nossa cidade seja celebrada e protegida.

Cordial abraço, saúde e paz à todos.

Comentários

  1. Lindo trabalho e tens razão em querer preservar a história!
    abração,chica

    ResponderExcluir
  2. Olá Milton, vim lá do facebook e adorei a imagem que fez do casarão! Rica em detalhes. Vou acompanhar o blog. Continue com o ótimo trabalho!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Doação de medula óssea

Doação de medula óssea Saudações galera, a postagem hoje foi sugestão da amiga virtual e poetiza Tatiana Moreira , e fala sobre uma atitude muito bacana: a doação de medula óssea, um gesto de amor que pode salvar vidas! O que é preciso para doar medula óssea? Para ser um doador, além da sua vontade, é preciso ter entre 18 a 55 anos e estar com boa saúde (diabéticos e hipertensos também podem doar) e não há peso mínimo como para os doadores de sangue . Apenas 5 ml de sangue Através de uma pequena amostra do seu sangue (5 ml) são realizados testes que determinam as características genéticas que são necessárias para a compatibilidade entre doador e paciente. Verificada a compatibilidade só aí o doador é convocado para fazer a doação. Como é feita a doação da medula óssea? Muitos imaginam que retiram toda nossa medula, mas na realidade é extraído menos de 10% (e ela recompõe-se rapidinho, em torno de 15 dias).  Há duas formas de coleta: pode-se retirá-la através de uma agulha inserid...

Mau humor? Tô fora!

Mau humor? Tô fora! Segundo um estudo realizado por uma Universidade da Carolina do Norte, e publicado na revista científica Circulation da Associação Americana do Coração, a raiva pode matar de verdade!  Ou, no mínimo, aumentar o risco de sofrer um ataque cardíaco. Pessoas irritadas correm maior risco de infarto Durante seis anos, a equipe (que estudou o comportamento de 13.000 homens e mulheres com idade entre 45 e 64 anos) descobriu que pessoas que se irritam intensamente, e com frequência, têm três vezes mais probabilidades de ter um infarto do coração, do que aquelas que encaram os problemas com mais serenidade. Carga extra de adrenalina - Como ocorre Isto acontece porque cada vez que a pessoa tem um episódio de raiva, o organismo joga no sangue uma carga extra de adrenalina.  A concentração desse hormônio no corpo aumenta o número de batimentos cardíacos e estreita os vasos sanguíneos, o que faz com que a pressão arterial se eleve.  A repetição de...

Praça #2 - Monte Santo de Minas

Praça #2 - Monte Santo de Minas Elaborei este projeto (através da Santos e Aleixo Engenharia) em 2011. E o propósito da prefeitura municipal de Monte Santo de Minas era proporcionar um local de lazer  adequado às famílias do bairro Coeté. Reurbanização da avendia Coeté Esta atividade fez parte do programa de reurbanização da Avenida do Coeté, cuja uma das etapas consistia na construção de 63 casas populares para as famílias carentes do bairro (relembre esta postagem clicando aqui ). Blocos intertravados e tijolos aparente O projeto segue o mesmo plano da praça anterior que elaborei para este município (recorde clicando aqui ), ou seja, um espaço com materiais simples, piso em blocos intertravados e canteiros planejados em tijolos aparente.  Formato assimétrico Porém a preocupação primordial foi facilitar a circulação dos usuários (sobretudo por estar localizada em uma esquina), daí o formato assimétrico.  Cores e sensações Busquei ainda trabalhar com pla...