Pular para o conteúdo principal

Casa do Idoso

Casa do Idoso

No ano de 2005 o Plano Espiritual proporcionou-me a oportunidade de realizar um nobre e prazeroso trabalho: a elaboração (ao nível de cortesia) do projeto de um asilo para o Centro Espírita Seara do Mestre.

Projeto do Asilo Chico Xavier

Desafio: terreno pequeno e irregular

O terreno disponível, além de pequeno, era irregular e não comportava todos os ambientes estabelecidos pela portaria 73/2001 do MPAS (normas de funcionamento de serviços de atenção aos idosos). 

Projeto em duas etapas

Porém como havia a possibilidade de doação de uma área ao lado (pertencente à Prefeitura Municipal de Alfenas) desenvolvi a planta de modo que os aposentos mais essenciais ficassem localizados dentro da propriedade da Casa Espírita, já os demais seriam erguidos em uma futura ampliação.

Vinte e quatro idosos

O projeto foi planejado para abrigar vinte e quatro idosos, onde cada quarto atenderia duas pessoas. 

Foram criados ainda sala de convivência, sala multiuso, posto de enfermagem, solário, jardins, horta, refeitório, almoxarifado, lavanderia, sanitários adequados à cadeirantes, além dos ambientes de apoio. 

Como o Centro era bem simples, a construção foi pensada seguindo o mesmo estilo.


Projeto do Asilo Chico Xavier

Colaboração de vários profissionais

A inspiração do Plano Espiritual foi primordial para a concepção deste projeto, no entanto é relevante informar que contei com a colaboração de vários profissionais de boa vontade, de diversas áreas. 

Agradecimento

Embora já tenha agradecido a cada um deles, volto a fazê-lo aqui de forma geral: muito obrigado pessoal, valeu mesmo! 

Igualmente gostaria de destacar a contribuição da amiga e arquiteta Luciana Klein, que gentilmente tem auxiliado-me em atividades como esta.

Juventude e velhice

Finalizo esta postagem com um breve trecho do livro “Vida: desafios e soluções” de Joanna de Angelis, cujo o tema é ‘juventude e velhice’:

“É jovem todo aquele que aspira aos ideais de enobrecimento humano, esteja transitando por qualquer período existencial. Mantendo a capacidade de realizar e realizar-se”.

Comentários

  1. Que Deus o ilumine e inspire sempre!
    Que novos projetos venham para acolher quem necessita!

    Um abraço solidário e carinhoso

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Encapando uma prancheta

Encapando uma prancheta Olá galera, hoje a postagem é inspirada num trabalho da artista e amiga Mari Rodrigues ( clique aqui para conhecer), onde ela ensina a encapar uma prancheta com tecido.  Recortes de revistas em quadrinhos Só que aqui usei recortes de revistas em quadrinhos (lembrando que não sou artesão, isto foi apenas uma divertida tentativa). Material Vamos lá: o material é bem barato, você vai precisar de cola (pode ser escolar), pincel ou rolinho para aplicar a cola, tesoura, revista de quadrinhos, verniz acrílico para acabamento e (é claro) a prancheta, rsrsrs.  O ideal é escolher um modelo em que seja possível retirar a parte metálica (não foi o meu caso). Como fazer Daí é só aplicar a cola na prancheta e ir colando os recortes dos quadrinhos. Após a colagem das imagens (espere secar), pode-se usar uma caneta piloto para definir o contorno dos quadrinhos. Só alegria Depois de tudo seco, para impermeabilizar e dar um acabamento aplique uma fina cam...

Pinga ni mim

Pinga ni mim Olá amigos, hoje apresento um divertido rótulo de cachaça que bolei para os acadêmicos do curso de administração da Unifenas  (a concepção do desenho partiu dos próprios alunos).  Detalhe: o nome da bebida é autoexplicativo, rsrsrsrs.

Biblioteca Universitária – Plataforma elevatória

Biblioteca Universitária – Plataforma elevatória O primeiro projeto que desenvolvi para a Unifenas foi a nova Biblioteca Universitária ( relembre clicando aqui ) Na época elaborei também um estudo para instalação de uma rampa destinada às pessoas portadoras de necessidades especiais. Porém ela não chegou a ser executada.  Posteriormente em 2006 refiz o planejamento para instalação desta rampa (imagem abaixo). Plataforma Elevatória Nesta mesma ocasião esbocei ainda um estudo para construção de uma plataforma elevatória de uso restrito as PPNEs (pessoa portadora de necessidades especiais) A direção da universidade optou então pela realização da segunda proposta, que só foi construída tempos depois. É pertinente informar que, toda plataforma para elevação vertical de acesso público com percurso superior a 2,00 metros, obrigatoriamente deve possuir caixa enclausurada.