Pular para o conteúdo principal

Casa do Idoso

Casa do Idoso

No ano de 2005 o Plano Espiritual proporcionou-me a oportunidade de realizar um nobre e prazeroso trabalho: a elaboração (ao nível de cortesia) do projeto de um asilo para o Centro Espírita Seara do Mestre.

Projeto do Asilo Chico Xavier

Desafio: terreno pequeno e irregular

O terreno disponível, além de pequeno, era irregular e não comportava todos os ambientes estabelecidos pela portaria 73/2001 do MPAS (normas de funcionamento de serviços de atenção aos idosos). 

Projeto em duas etapas

Porém como havia a possibilidade de doação de uma área ao lado (pertencente à Prefeitura Municipal de Alfenas) desenvolvi a planta de modo que os aposentos mais essenciais ficassem localizados dentro da propriedade da Casa Espírita, já os demais seriam erguidos em uma futura ampliação.

Vinte e quatro idosos

O projeto foi planejado para abrigar vinte e quatro idosos, onde cada quarto atenderia duas pessoas. 

Foram criados ainda sala de convivência, sala multiuso, posto de enfermagem, solário, jardins, horta, refeitório, almoxarifado, lavanderia, sanitários adequados à cadeirantes, além dos ambientes de apoio. 

Como o Centro era bem simples, a construção foi pensada seguindo o mesmo estilo.


Projeto do Asilo Chico Xavier

Colaboração de vários profissionais

A inspiração do Plano Espiritual foi primordial para a concepção deste projeto, no entanto é relevante informar que contei com a colaboração de vários profissionais de boa vontade, de diversas áreas. 

Agradecimento

Embora já tenha agradecido a cada um deles, volto a fazê-lo aqui de forma geral: muito obrigado pessoal, valeu mesmo! 

Igualmente gostaria de destacar a contribuição da amiga e arquiteta Luciana Klein, que gentilmente tem auxiliado-me em atividades como esta.

Juventude e velhice

Finalizo esta postagem com um breve trecho do livro “Vida: desafios e soluções” de Joanna de Angelis, cujo o tema é ‘juventude e velhice’:

“É jovem todo aquele que aspira aos ideais de enobrecimento humano, esteja transitando por qualquer período existencial. Mantendo a capacidade de realizar e realizar-se”.

Comentários

  1. Que Deus o ilumine e inspire sempre!
    Que novos projetos venham para acolher quem necessita!

    Um abraço solidário e carinhoso

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Projeto de casas pequenas

Projeto de casas pequenas Hoje apresento dois projetos de casas pequenas que elaborei em 2012 (ainda pela S.A. Engenharia). No primeiro, o proprietário desejava construir em um lote relativamente estreito e com um acentuado declive, duas casas para locação. Entradas independentes Procurei elaborar o projeto de modo que quem olhasse de frente tivesse a impressão de que se trata apenas de uma casa térrea, quando na realidade são duas com entradas independentes. Pequena e aconchegante Os ambientes são pequenos, porém bem aconchegantes, afinal o verdadeiro conforto dispensa salas e quartos enormes (e o uso das cores contribuiu bastante para deixá-los agradáveis). Distribuição inteligente da planta Já o segundo projeto, em um terreno de 5 x 30 m foi possível colocar (com uma boa distribuição da planta) um sobrado com 3 quartos (sendo uma suíte com closet), copa cozinha, sala de estar, lavabo, ampla área de ventilação, garagem e um considerável quintal para o futuro morador br

Prédio Multifamiliar - Maquete Eletrônica

Prédio Multifamiliar - Maquete Eletrônica Cordiais saudações amigos, após um período sem postar retorno trazendo uma imagem da maquete eletrônica que elaborei para o arquiteto e amigo Anacleto Guidorizzi . Guaxupé MG Trata-se da fachada de um condomínio residencial multifamiliar para cidade de Guaxupé MG. Desde já agradeço os comentários, críticas e sugestões.  Saúde e paz a todos!

Eduardo e Mônica

Eduardo e Mônica Saudações amigos, já repararam que toda música carrega sentimentos? E que cada mente interpreta e sente de uma maneira diferente a letra e a melodia. Desenho e Legião Urbana Eu adoro desenhar e principalmente ouvir música! E apesar de não cantar nada, nem tocar nenhum instrumento musical (na realidade sou desafinado até para bater palmas em festa de aniversário) gostaria de compartilhar com vocês um desenho que fiz inspirado em um trecho de uma canção da Legião Urbana . E quem irá dizer que não existe razão para as coisas feitas pelo coração Eduardo e Mônica é um dos inúmeros sucessos da banda, faz parte do álbum Dois , lançado em 1986, e narra a história de amor entre duas pessoas totalmente diferentes, mas que se envolvem e se esforçam para que a relação dê certo. Ouça no volume máximo Aqui no blog tem uma matéria muito bacana sobre o álbum Dois da Legião Urbana, com história e curiosidades que poucos conhecem.  Para conferir basta clicar em “ OUÇA NO VOLUME MÁXIMO ”