Pular para o conteúdo principal

Clínica de Fisioterapia e CEP

Clínica de Fisioterapia e CEP

Um outro importante projeto que desenvolvi em 2002 foi a ampliação da Clínica de Fisioterapia do Hospital Universitário Alzira Velano

A fisioterapia é um tratamento fundamental na recuperação de pacientes portadores de qualquer alteração motora. 

Novo projeto adequado a RDC nº 50

Como o projeto anterior da clínica de Fisioterapia era do início dos anos 90, havia a necessidade da elaboração de um novo estudo de regularização e reforma que adequasse a situação atual às necessidades da instituição e que também atendesse a RDC N° 50.

Clínica Fisioterapia projeto

Ambiente confortável e agradável aos pacientes

Além da proposta de adequação à legislação sanitária vigente, havia a preocupação de se criar um espaço confortável para que o tempo de permanência do paciente fosse o mais agradável possível (levando sempre em consideração algumas dificuldades arquitetônicas da edificação, já que na ocasião, tratava-se de uma construção com mais de dez anos).

Planta da Clínica Fisioterapia

Centro de Estudos e Pesquisas

O programa incluía ainda o projeto do CEP Centro de Estudos e Pesquisas que, devido as dimensões reduzidas do terreno, teve que ser planejado para um 2º pavimento. 

A construção existente não fora idealizada para suportar um novo andar, então a solução apresentada propunha a criação de pilares metálicos externos. 

Por sugestão do professor Edson, toda estrutura metálica foi calculada para receber dois novos pavimentos (mesmo que o 3º piso não fosse construído naquele período).

Clínica Fisioterapia

Efeito das cores no ambiente

Outra determinação do reitor era com relação a utilização das cores (desde a fachada e principalmente no interior dos ambientes). 

Cada uma das salas do CEP recebeu pintura em tons pastéis (verde, por exemplo, que é indicado para ambientes em que se priorize a serenidade e o equilíbrio, pois provoca relaxamento e reduz a tensão. 

Azul que é aconchegante, convidativo e exprime ao mesmo tempo amplitude e profundidade).

O terceiro piso (que no projeto previa uma cúpula em policarbonato) foi construído alguns anos depois, no entanto isto é assunto para uma futura postagem.

Ficha Técnica:

Clínica de Fisioterapia (ampliação) e
CEP Centro de Estudos e Pesquisas (2º andar)
Ano: 2002
Projeto de arquitetura: Milton Kennedy Aquino
Coordenação e orientações: Oswaldo Luiz Mariano
Fornecimento e montagem da estrutura metálica: Metallagos
Caixilharia: Vidralfenas
Execução da obra: Construtora Renato Granha

Comentários

  1. Estou fazendo neste ano de 2014 uma clinica de fisioterapia no meu tfg; estudo na universidade de Taubate,SP e gostaria de usar sua clinica como estudo de caso,teria como me ajudar me enviando as plantas e cortes?
    Grata.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Projeto de casas pequenas

Projeto de casas pequenas Hoje apresento dois projetos de casas pequenas que elaborei em 2012 (ainda pela S.A. Engenharia). No primeiro, o proprietário desejava construir em um lote relativamente estreito e com um acentuado declive, duas casas para locação. Entradas independentes Procurei elaborar o projeto de modo que quem olhasse de frente tivesse a impressão de que se trata apenas de uma casa térrea, quando na realidade são duas com entradas independentes. Pequena e aconchegante Os ambientes são pequenos, porém bem aconchegantes, afinal o verdadeiro conforto dispensa salas e quartos enormes (e o uso das cores contribuiu bastante para deixá-los agradáveis). Distribuição inteligente da planta Já o segundo projeto, em um terreno de 5 x 30 m foi possível colocar (com uma boa distribuição da planta) um sobrado com 3 quartos (sendo uma suíte com closet), copa cozinha, sala de estar, lavabo, ampla área de ventilação, garagem e um considerável quintal para o futuro morador br

Laboratórios de informática

Laboratórios de informática Elaborei os primeiros estudos para instalação dos laboratórios de informática no bloco 20 da Unifenas , em 2001 .  Anteriormente este prédio pertencia ao extinto curso de Arquitetura e Urbanismo , e para esta adequação foram utilizadas duas grandes salas de aula.  È bom ressaltar que o bloco da Arquitetura possuía as maiores salas devido ao uso das pranchetas para desenho (1,20 x 1,00). Equipamentos modernos O reitor, professor Edson, consciente das exigências dos tempos atuais, além da aquisição de computadores de última geração, investiu ainda, em materiais de primeira qualidade para execução da obra.  Ergonomia dos mobiliários Também foram desenvolvidos desenhos específicos dos mobiliários, o que ofereceu mais conforto e modernidade aos acadêmicos; além da criação de sanitários exclusivos para estes laboratórios.   Antes da definição final da planta foram produzidos diversos estudos. E assim ocorria com as demais obras da universidade, sempre eram concebi

Evangelho no Lar

Evangelho no Lar Yeeaah, primeira postagem de 2012!  E para iniciar bem o ano que tal abordarmos um tema bacana, importante e que trás excelentes benefícios?! Oração em família Refiro-me ao hábito saudável da oração em família, ou como preferem alguns, o Evangelho no Lar.  Esta prática é muuuiiito antiga, o próprio Jesus reunia-se com os apóstolos e seguidores para orar na casa de Pedro, em Cafarnaum, em outras aldeias e em Tiberíades. Equilíbrio no lar e vizinhança Evangelho no Lar é uma reunião em família, em determinado dia e horário da semana, onde os participantes trocam idéias sobre os ensinamentos cristãos, em proveito do próprio esclarecimento e, sobretudo do equilíbrio no lar (e vizinhança). Padrão vibratório Orando em família modificamos o padrão vibratório dos nossos pensamentos e sentimentos, além de contribuirmos para a formação de defesas magnéticas do nosso lar.  Cada lição do Evangelho é um roteiro de luz e benção. Não espere resultados imediatos Porém