Pular para o conteúdo principal

Biblioteca Universitária Unifenas

Biblioteca Universitária Unifenas


Em 1994, o primeiro projeto que desenvolvi como arquiteto na Unifenas, foi o novo prédio para a biblioteca universitária

Biblioteca Universitária Unifenas

Anteriormente ela funcionava em um local com aproximadamente 320,00 m², e já estava pequena para uma instituição escolar em crescimento. 

Recordo-me que realizei ampla pesquisa sobre ventilação, insolação e material a ser utilizado (cheguei a levar até trabalho pra terminar em casa). 

O projeto da Biblioteca

Projetei a biblioteca em alvenaria convencional, num único pavimento mas com níveis diferentes, domos para iluminação natural e até jardins internos, porém no meio do caminho o reitor, que gostava muito de Arquitetura, optou por fazê-la em estrutura pré-moldada de concreto.

O pavimento inferior foi feito pelo Júlio César Barrios (salas de pesquisa, laboratórios, cantina, etc). 

Projeto Biblioteca Universitária Unifenas
Eu desenvolvi o projeto arquitetônico do pavimento superior (acervos de livros, cabines para estudo em grupo e estudo individual, sala de internet, terminais de consulta, sanitários, guarda-volumes, etc). 

Acessibilidade

Uma preocupação que tínhamos era com a acessibilidade de pessoas portadoras de necessidades especiais (PPNE) ao 2º pavimento. 

Elaborei então uma rampa paralela ao corpo da edificação, e o Júlio fez um estudo para a instalação de um elevador. Infelizmente nenhum dos dois estudos chegou a ser executado na época (somente em 2008 instalaram um elevador para PPNE).

Jardins para amenização da temperatura interna

Como a biblioteca era toda em concreto (inclusive as telhas) foi pensando, também neste 2º pavimento, em uma área para implantação de um grande jardim que contribuiria para amenização da temperatura, além da instalação de uma central de ar-condicionado. 

Aqui cabe uma observação: a universidade adquiriu da empresa fabricante de estruturas de concreto, a ‘obra pronta’, isto é, dois enormes salões já com o pé-direito definido; nós do setor de obras fizemos o estudo para a melhor distribuição dos ambientes. 

 A obra teve início em 1995, com área total de 2700,00 m².

Comentários

  1. por enquanto estou so observando!
    e estou gostando do que estou vendo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Praça – Monte Santo de Minas MG

Praça – Monte Santo de Minas MG Encerrando o apontamento dos trabalhos arquitetônicos que realizei em 2010 apresento o projeto que elaborei (pela Santos e Aleixo Engenharia ) de uma praça para a prefeitura municipal de Monte Santo de Minas. Áreas livres sem muitos equipamentos Busquei compor o espaço com materiais simples e, sobretudo econômicos, deixando áreas livres sem muitos equipamentos, de modo a propiciar uma maior convivência e recreação aos usuários. Blocos intertravados e tijolos aparente Idealizei o piso em blocos intertravados, pois este material, além da facilidade de remoção e reconstrução (caso necessário), tem o custo barato, oferece conforto, segurança e fácil escoamento das águas.  Já os canteiros foram planejados em tijolos aparente, para deixar o local mais aconchegante. É isso aí pessoal, espero que tenham apreciado o trabalho, pois eu curti muuuiito fazê-lo.  Em próximas postagens trarei projetos que realizei em 2011.  Grande abraço e mu

Eduardo e Mônica

Eduardo e Mônica Saudações amigos, já repararam que toda música carrega sentimentos? E que cada mente interpreta e sente de uma maneira diferente a letra e a melodia. Desenho e Legião Urbana Eu adoro desenhar e principalmente ouvir música! E apesar de não cantar nada, nem tocar nenhum instrumento musical (na realidade sou desafinado até para bater palmas em festa de aniversário) gostaria de compartilhar com vocês um desenho que fiz inspirado em um trecho de uma canção da Legião Urbana . E quem irá dizer que não existe razão para as coisas feitas pelo coração Eduardo e Mônica é um dos inúmeros sucessos da banda, faz parte do álbum Dois , lançado em 1986, e narra a história de amor entre duas pessoas totalmente diferentes, mas que se envolvem e se esforçam para que a relação dê certo. Ouça no volume máximo Aqui no blog tem uma matéria muito bacana sobre o álbum Dois da Legião Urbana, com história e curiosidades que poucos conhecem.  Para conferir basta clicar em “ OUÇA NO VOLUME MÁXIMO ”

Lixo no hospital

Lixo no hospital Em uma visita à hospitais você já percebeu que existem sacos de lixo brancos e pretos?  Tem idéia para que serve um ou outro? Sabe qual lixo vai para qual saco?  Já imaginou o risco da colocação de objetos cortantes em sacos?  História em quadrinhos Pensando nestas questões e em outros fatores a Dra Luísa Patrícia, chefe da Comissão Contra Infecção Hospitalar (CCIH) pediu-me, em março de 2002 , que fizesse uma história em quadrinhos ensinando a maneira correta do manuseio do lixo em hospitais. Campanha de Conscientização A revista fez parte de uma campanha realizada no hospital universitário Alzira Velano , e eu tive toda liberdade para elaborar e desenhar a HQ. Nas imagens desta postagem mostro a primeira página e a capa desta importante publicação. Nota : o propósito deste modesto blog é a divulgação dos trabalhos que já desenvolvi, se esta postagem foi útil deixe um comentário. Caso não tenha atendido suas expectativas escreva assim mesmo, conte