Pular para o conteúdo principal

Intercâmbio Hiboriano

Intercâmbio Hiboriano

Nos anos 80, o desenhista José Adail sugeriu na seção de cartas da “Espada Selvagem de Conan”, que desenhistas amadores trocassem entre si seus desenhos inéditos (e inspirados) nos seus heróis.

Correio convencional

Isto numa época em que os desenhos eram enviados por cartas através do correio convencional (acho que fui um dos primeiros a escrever para o Adail!). 

Troca de experiências

Nasceu aí o Intercâmbio Hiboriano, período em que fiz bons amigos do traço, já que havia mais do que uma permuta de ilustrações, trocávamos ‘experiências’, técnicas, dicas e truques.

Desenhos do Conan bárbaro por Milton Kennedy

Senhores pais de família

Na imagem acima três ilustrações da época do "Intercâmbio Hiboriano". Ainda mantenho contato com alguns desses artistas (que atualmente já são senhores pais de família) 😄

Troca de esboços a lápis

O mais legal foi quando passamos a enviar esboços a lápis para o outro arte-finalizar. 

Como o envio era feito pelo correio convencional levava um tempo para receber o desenho de volta, daí ficava aquele suspense imaginando como ficaria o trabalho pronto. 

Ah, e eu tenho arquivado todas as ilustrações que recebi da galera...


Desenho do Conan bárbaro por Milton Kennedy

José Adail F. Nunes

O Conan à direita (no barco), foi a primeira ilustração que recebi do Adail, fiquei horas imaginando como ele fez aqueles brilhos (detalhe: nem sonhávamos em Photoshop). 

As outras ilustrações em primeiro plano são de Charles e Renato Pereira Coelho.

Comentários

  1. Fantástico, meu amigo!!! Época incrível, não?
    Sou fã do Conan e com certeza participaria do grupo.

    Grande abraço e, mais uma vez, parabéns pelas grandes postagens, camarada!

    Fica com Deus e grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Fico imaginando a expectativa que era esperar as cartas. Desenhos maneiros.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Projeto de casas pequenas

Projeto de casas pequenas Hoje apresento dois projetos de casas pequenas que elaborei em 2012 (ainda pela S.A. Engenharia). No primeiro, o proprietário desejava construir em um lote relativamente estreito e com um acentuado declive, duas casas para locação. Entradas independentes Procurei elaborar o projeto de modo que quem olhasse de frente tivesse a impressão de que se trata apenas de uma casa térrea, quando na realidade são duas com entradas independentes. Pequena e aconchegante Os ambientes são pequenos, porém bem aconchegantes, afinal o verdadeiro conforto dispensa salas e quartos enormes (e o uso das cores contribuiu bastante para deixá-los agradáveis). Distribuição inteligente da planta Já o segundo projeto, em um terreno de 5 x 30 m foi possível colocar (com uma boa distribuição da planta) um sobrado com 3 quartos (sendo uma suíte com closet), copa cozinha, sala de estar, lavabo, ampla área de ventilação, garagem e um considerável quintal para o futuro morador br...

Memórias de um suicida

Memórias de um suicida Saudações amigos, hoje apresento uma rápida ilustração que fiz inspirada em um livro que terminei de ler há poucos dias, “Memórias de um suicida”, uma obra escrita em linguagem culta e rebuscada, com narrativas fortes, porém esperançosas. Camilo Castelo Branco Neste livro, o renomado escritor português, Camilo Castelo Branco, descreve à médium Yvonne Pereira, com detalhes impressionantes, sua dolorosa experiência após a desencarnação pelo suicídio. Leitura envolvente e emocionante Apesar do tamanho da obra (são mais de 500 páginas) a leitura é envolvente e emocionante.  O autor espiritual além de descrever as consequências do suicídio, narra ainda os trabalhos de socorro aos desencarnados, o planejamento da reencarnação nas colônias, a educação no plano espiritual, enfim a misericórdia de Deus para com os suicidas. Convite a vida Um livro que é um convite à vida e à luta contra esse mal tão comum.  E a  exemplo da postagem ( Voltou, mas esq...

O Livro dos Espíritos

O Livro dos Espíritos Neste 18 de abril, através de uma modesta ilustração, apresento minha forma de celebrar o lançamento de O Livro dos Espíritos.  Publicado em abril de 1857, este livro é o primeiro de um conjunto de cinco publicações codificadas por Allan Kardec . E em memória ao lançamento de O Livro dos Espírito foi decretada pelo Congresso Nacional e sancionada pela presidência da república a data de 18 de abril como Dia Nacional do Espiritismo .  A Lei nº 14.354, publicada em 31 de maio de 2022 no Diário Oficial da União, celebra o Espiritismo no calendário comemorativo oficial do país.  Conheça o Espiritismo, clique aqui e faça o download das obras básicas de Allan Kardec e do acervo da Revista Espírita no portal da FEB. Grande abraço a todos, saúde e paz!