Pular para o conteúdo principal

Antiga Estação Ferroviária de Alfenas

Antiga Estação Ferroviária de Alfenas

Saudações amigos, já mencionei em uma outra postagem que uma das formas que encontrei de manter viva a memória de Alfenas foi através da criação de maquetes eletrônicas de antigos casarões da cidade. 

E hoje, de modo especial, gostaria de apresentar a imagem que elaborei da antiga Estação Ferroviária de Alfenas.


Antiga Estação Ferroviária de Alfenas

Breve histórico

Inaugurada em 1928 a “Estação” prosseguiu operando até 1963 quando o trecho férreo foi extinto; e em meados dos anos setenta esta imponente edificação foi demolida restando somente o armazém que ficava ao seu lado, onde hoje funciona a Casa da Cultura, na atual Praça Amália Engel.

Lembranças da infância

Devido à escassez e a pouca qualidade das fotos da época, sem a pretensão de ser uma cópia fiel, a imagem que elaborei foi baseada mais em lembranças de minha infância (das poucas vezes em que pude brincar nas ruínas desta histórica construção) do que em pesquisas com metodologias.


Estação Ferroviária de Alfenas

Viagem no tempo

Faço votos que apreciem mais este trabalho e que possam como eu viajar no tempo... Findo então a postagem com uma frase da Prece de Cáritas, numa singela alusão a estrela que ornava o frontão deste antigo prédio: “... Deus, dai ao viajante a estrela guia...”


Saúde e paz à todos!

Comentários

  1. Como não apreciar,Milton? Lindo trabalho! Mais uma!!! abraços, tudo de bom,chi9ca

    ResponderExcluir
  2. Fico imensamente triste quando percebo o quanto a nossa história se perde nessas destruições do patrimônio!
    Mas fico feliz que tenha resgatado ao menos na memória de muitos essa doce lembrança!

    "Que a vossa bondade se estenda sobre tudo que criaste."

    Um abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  3. você diz que não é copia fiel mas faz um trabalho cheio de detalhes. Parabens amigo.

    ResponderExcluir
  4. Que lindeza Milton. Amo construção antiga e acho um crime sua demolição. Parabéns pelo lindo trabalho! Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado caro amigo por passar novamente no meu cantinho.
    Uma ótima semana .
    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. voltei para parabeniza-lo mais uma vez pelos detalhes desta maquete. As galinhas na linha do trem ficaram incríveis!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Desprendimento pelo sono

Desprendimento pelo sono “Porque onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração” (Mateus 6. 21) Você já percebeu quanto tempo permanecemos dormindo durante nossa vida? Já parou para fazer estas contas?  20 anos dormindo Se imaginarmos alguém que durma oito horas por noite, concluiremos que ao fazer 60 anos esta pessoa terá permanecido 20 anos de sua vida em repouso, ou seja, apenas recuperando-se do desgaste orgânico e psicológico. O espírito jamais está inativo Porém não é bem assim, nosso espírito jamais está inativo. Durante o sono apenas o corpo se acha imóvel.  Afrouxam-se, neste período, os laços entre o corpo e o espírito, que experimenta parte da liberdade que desfrutava quando desencarnado.  Intercâmbio Quando acordados interagimos com pessoas das mais diversas características morais e intelectuais.  Ao adormecer, continuamos a manter este intercâmbio, no entanto a lei de sintonia tem influência muito maior .  Lei da atração Noss...

O silêncio é nosso aliado

O silêncio é nosso aliado Olá amigos, hoje apresento outra caricatura em estilo cartoon. O bacana deste estilo é que os caricaturados ficam parecidos com um personagem de desenho animado.  E a ‘vítima’ da vez é a amiga Nicinha Fernandes . Positividade e incentivo A Nicinha é uma daquelas pessoas que acredita que tudo vai dar certo, e sempre tem uma mensagem de incentivo.  É autora do blog “ O silêncio é nosso aliado ”, que é um verdadeiro convite à reflexão e à informação.  Também é colunista do blog “Dicas de relacionamentos”, que como o título diz trata da temática "relacionamentos". Fica aí a sugestão para conhecerem estes dois blogs: O silêncio é nosso aliado Dicas de relacionamentos Caricatura como presente E se você quiser presentear um amigo com uma divertida caricatura, entre em contato e solicite um orçamento.

Feito com os pés

Feito com os pés Enquanto a maioria de nós lamenta ou deixa se abater diante das menores dificuldades da vida, uma garota de 26 anos, portadora de paralisia cerebral, é um verdadeiro exemplo de vida. Priscila de Toledo Fonseca é uma fonte de alegria. A mobilidade que lhe falta no corpo sobra no pensamento, sempre ativa e pronto a produzir coisas novas.  Quem é Priscila de Toledo Fonseca? A jovem, que reside em Belo Horizonte, é autora do livro “Poemas dedicados aos amigos”, que escreveu com o pé esquerdo com o uso do computador.  Ela ainda faz design gráfico na Universidade Estadual de Minas Gerais, estuda inglês na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, namora e é feliz. Apaixonada pela Internet Priscila também é uma apaixonada por internet, onde expõe sua outra forma de arte, a pintura, e fala de suas experiências de vida e do preconceito com o qual teve de aprender a conviver desde cedo. Pedras no caminho “ Aprendi que sempre terei muit...