Pular para o conteúdo principal

Antiga Estação Ferroviária de Alfenas

Antiga Estação Ferroviária de Alfenas

Saudações amigos, já mencionei em uma outra postagem que uma das formas que encontrei de manter viva a memória de Alfenas foi através da criação de maquetes eletrônicas de antigos casarões da cidade. 

E hoje, de modo especial, gostaria de apresentar a imagem que elaborei da antiga Estação Ferroviária de Alfenas.


Antiga Estação Ferroviária de Alfenas

Breve histórico

Inaugurada em 1928 a “Estação” prosseguiu operando até 1963 quando o trecho férreo foi extinto; e em meados dos anos setenta esta imponente edificação foi demolida restando somente o armazém que ficava ao seu lado, onde hoje funciona a Casa da Cultura, na atual Praça Amália Engel.

Lembranças da infância

Devido à escassez e a pouca qualidade das fotos da época, sem a pretensão de ser uma cópia fiel, a imagem que elaborei foi baseada mais em lembranças de minha infância (das poucas vezes em que pude brincar nas ruínas desta histórica construção) do que em pesquisas com metodologias.


Estação Ferroviária de Alfenas

Viagem no tempo

Faço votos que apreciem mais este trabalho e que possam como eu viajar no tempo... Findo então a postagem com uma frase da Prece de Cáritas, numa singela alusão a estrela que ornava o frontão deste antigo prédio: “... Deus, dai ao viajante a estrela guia...”


Saúde e paz à todos!

6 comentários, é um milagre!

  1. Como não apreciar,Milton? Lindo trabalho! Mais uma!!! abraços, tudo de bom,chi9ca

    ResponderExcluir
  2. Fico imensamente triste quando percebo o quanto a nossa história se perde nessas destruições do patrimônio!
    Mas fico feliz que tenha resgatado ao menos na memória de muitos essa doce lembrança!

    "Que a vossa bondade se estenda sobre tudo que criaste."

    Um abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  3. você diz que não é copia fiel mas faz um trabalho cheio de detalhes. Parabens amigo.

    ResponderExcluir
  4. Que lindeza Milton. Amo construção antiga e acho um crime sua demolição. Parabéns pelo lindo trabalho! Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado caro amigo por passar novamente no meu cantinho.
    Uma ótima semana .
    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. voltei para parabeniza-lo mais uma vez pelos detalhes desta maquete. As galinhas na linha do trem ficaram incríveis!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Curso de Esperanto à distância

Curso de Esperanto à distância Quem acompanha o blog já percebeu que vez ou outra publico algo relacionado ao Esperanto (uma língua neutra, planejada e de fácil aprendizado).  Desta vez trago uma oportunidade bacana para quem quer conhecer ou até mesmo aprender este idioma. Trata-se do curso básico de Esperanto (à distância) organizado pelo professor Arnaldo Simões, presidente da Associação Esperantista de Alfenas.  Os detalhes sobre o curso estão no cartaz abaixo, e quem estiver interessado pode enviar um email para simoes_arnaldo77@yahoo.com.br

Gerda Malaperis (*)

Gerda Malaperis (*) Em 2006 quando recebi o convite do professor Arnaldo Simões para auxiliá-lo nas aulas de Esperanto, tinha em mente encontrar algo que fosse atrativo para os alunos treinarem a pronúncia das palavras (já que esta língua é completamente fonética, tendo cada letra sempre o mesmo som).  Foi então que encontrei na Internet ‘ Gerda Malaperis ’ de Claude Piron.  O texto, muito bem humorado e criativo servia direitinho ao nosso propósito. Ilustrações para as primeiras lições Fiquei tão animado que bolei algumas ilustrações para as primeiras lições do livro, todavia não chegamos a utilizá-las, pois como eu estava absorvido por outros trabalhos não teria como dar prosseguimento aos próximos desenhos.  Diante disso optamos por empregar o material encontrado na internet (que era rico em imagens). Nos desenhos desta postagem, mostro minha versão para Tom, Linda e Gerda, personagens desta aventura repleta de mistérios.        ...

Academia da Alma: Por que sua Fé Precisa de Treino?

Academia da Alma: Por que sua Fé Precisa de Treino? Olá amigos, hoje quero convidá-los a refletir sobre algo que, mesmo sendo invisível, sustenta tudo dentro da gente. Já notaram que sempre buscamos o emprego ideal, o relacionamento dos sonhos, cuidamos da alimentação e tentamos manter a saúde em dia? E isso são necessidades reais sim. Mas você já sentiu que, mesmo com tudo isso resolvido, ainda sobra um vazio estranho? A verdade é que nós, seres humanos, temos uma necessidade que é a base de todas as outras. E é uma necessidade essencial. Sem ela, a gente pode ter o mundo aos nossos pés e, ainda assim, carregar um sentimento de infelicidade difícil de explicar. Estou falando da fé . Fé: Muito Além de Acreditar no Invisível Quando falamos em fé, muita gente pensa logo em crenças religiosas ou em algo meio infantil, que aceita tudo sem questionar. Mas vamos dar um passo adiante nessa ideia? A fé de que estou falando aqui é uma fé madura . Não é uma crença ingênua que ignora a lógica. Pe...