Pular para o conteúdo principal

Evangelho no Lar

Evangelho no Lar

Yeeaah, primeira postagem de 2012! 

E para iniciar bem o ano que tal abordarmos um tema bacana, importante e que trás excelentes benefícios?!

Oração em família

Refiro-me ao hábito saudável da oração em família, ou como preferem alguns, o Evangelho no Lar. 

Esta prática é muuuiiito antiga, o próprio Jesus reunia-se com os apóstolos e seguidores para orar na casa de Pedro, em Cafarnaum, em outras aldeias e em Tiberíades.


Evangelho no Lar

Equilíbrio no lar e vizinhança

Evangelho no Lar é uma reunião em família, em determinado dia e horário da semana, onde os participantes trocam idéias sobre os ensinamentos cristãos, em proveito do próprio esclarecimento e, sobretudo do equilíbrio no lar (e vizinhança).

Padrão vibratório

Orando em família modificamos o padrão vibratório dos nossos pensamentos e sentimentos, além de contribuirmos para a formação de defesas magnéticas do nosso lar. 


Cada lição do Evangelho é um roteiro de luz e benção.

Não espere resultados imediatos

Porém é oportuno informar que não existe “mágica”. 

Não pense que começando o culto do Evangelho no Lar hoje, amanhã já estará tudo resolvido. 

Não é assim, é necessário paciência e perseverança para que as conversas sobre os temas do Evangelho possam  começar a fazer efeito na maneira de pensar das pessoas.

Ensinar os filhos a orar

Atualmente poucos são os pais que ensinam os filhos a orar, e isso é um erro. Num momento de sofrimento, angústia ou aperto, o que eles vão fazer?


Lembrando que, para praticarmos os ensinamentos de Jesus é preciso antes conhecê-los. Façamos então, da leitura do Evangelho em família, uma prática benéfica.

Como fazer o Evangelho no Lar?

Escolha um dia e uma hora da semana em que seja possível a presença de todos os membros da família ou da maior parte deles. 

Observar rigorosamente esse dia e horário para facilitar a assistência espiritual. Imprevistos surgirão (por exemplo, a chegada de visitas inesperadas), mas não suspenda o evento, convide-as a participar da reunião.


Inicie com uma prece simples e espontânea num local da casa menos exposto às perturbações exteriores, em seguida, fazer a leitura de um trecho de "O Evangelho Segundo o Espiritismo", aberto ao acaso ou previamente programado para estudo em sequência.

Fazer comentários breves sobre o trecho lido, trocando opiniões com o grupo quanto à aplicação dos ensinamentos na vida diária, evitando discussões, críticas e julgamento de membros do grupo ou de conhecidos em função da mensagem evangélica.

A duração deve ser de até 30 minutos, no máximo, incluindo a prece de encerramento, em que se agradecerá a assistência espiritual, lembrando a próxima reunião.

Fontes de pesquisa para composição do texto:
Informativo “Seareiro” nº 37 (artigo de Wilson)
Site www.kardecian.org/evangelho-lar.html

Comentários

  1. Grande amigo Milton, feliz 2012!
    Para a 1ª postagem escolheste um tema fantástico, parabéns!

    A ilustração também ficou super bacana!

    Tudo de bom para você e família: muita paz, saúde e muitas realizações... Você merece!

    Abraço cordial.

    ResponderExcluir
  2. ...E começou muito bem na ilustração e na escolha do tema sempre muito bom resgatar hábitos e tradições saudaveis! Parabens curti e compartilhei!

    ResponderExcluir
  3. Po, legal tu fazer postagem sobre isso, Milton.
    A oração em família é importante.
    Gostei mesmo desse post

    Abraço!

    Ah, estou postando a Lara sauhauhashu

    ResponderExcluir
  4. Olá, Milton
    Essas reuniões só nos fazem bem porque olhamos pra fora do nosso mundinho... abrimos horizontes e nos enriquecemos...
    Abraços fraternos de paz

    ResponderExcluir
  5. Só você mesmo Meu Amigo Kennedy... Para nos trazer uma postagem tão rica quanto essa!
    É importante que todos saibam o poder da oração e do estudo do evangelho.
    Acredito que nesse novo ano a minha admiração por você vai crescer ainda mais... Deus o ilumine a cada dia mais!

    Um abraço carinhoso
    ;)

    ResponderExcluir
  6. Viver agradecendo é uma benção!

    Agradecer em família então é algo ainda mais extraordinário!

    Grato pela luz amigo!

    Abraços renovados!

    ResponderExcluir


  7. Obrigado pelo comentário no "arquitetonho".

    "Não sei se tento 'entrar' ou 'sair' pela porta 'pivotante'..."

    Até!

    :o)

    ResponderExcluir
  8. Milton,tá aí uma prática muito importante para a união da familia!Uma excelente dica para começar o ano!Faço o Evangelho sozinha, mas quem sabe esse ano consigo reunir a familia?Bjs,

    ResponderExcluir
  9. Orar, rezar, falar sozinho...que seja qualquer definição. Importante é sintonizar a mente em algo positivo pelo menos uma vez ao dia.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pela postagem, cada vez mais a palavra de Deus está sumindo dos lares.
    É tudo que o inimigo de nossas vidas quer.
    Mas ainda bem que existe pessoas como você para lembrar destes detalhes.
    Abraços e muito obrigada pelo carinho lá no blog.

    ResponderExcluir
  11. Adorei esta postagem. Também sou espírita e, agora, é mais um motivo para eu visitar sempre este blog que adoro.Abração.
    Milu

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pelo trabalho! Você podia disponibilizar a imagem que ilustra essa publicação sem as marcas D'água, mantendo sua assinatura? Queria usá-la para divulgação da Evangelização Infantil, e as marcas atrapalham. Agradeço antecipadamente!

    ResponderExcluir
  13. Saudações Ricardo, muito obrigado pelo elogio, porém a imagem somente com a marca d'água.
    Cordial abraço, saúde e paz.

    ResponderExcluir
  14. Ok. Obrigado pelo retorno. Fiquemos em Paz, com Deus!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Arquitetura além dos projetos: um Estado de Espírito

Arquitetura além dos projetos: um Estado de Espírito Muitas vezes, quando falamos em Arquitetura, a primeira imagem que vem à mente são plantas baixas, edifícios imponentes ou casas modernas e bem planejadas. Mas será que Arquitetura se resume a isso? Eu, um arquiteto que sigo um caminho fora da trilha tradicional, acredito que não. Para mim, Arquitetura é um espírito de vida, algo que vai muito além de projetos técnicos. Arquitetura como Experiência Cotidiana Arquitetura está presente em cada gesto de cuidado, em cada espaço que transformamos, em cada ambiente que moldamos para receber histórias. Ela se manifesta quando organizamos um lar para que seja acolhedor, quando pensamos na harmonia de uma praça, ou até mesmo na forma como percebemos a luz entrando por uma janela ao amanhecer. Muito Além da Técnica Não é preciso estar diante de pranchetas, softwares ou canteiros de obra para viver a Arquitetura. Ela está dentro de nós quando buscamos beleza, funcionalidade e significado ...

Não violência

Não violência Olha só que matéria bacana foi publicada há algum tempo no jornal "Folha de São Paulo": Um motorista, numa rua de São Paulo, deu a ré em local proibido, batendo no carro do dentista Luiz Henrique Góes, de 42 anos.  O homem desceu imediatamente do veículo e, com agressividade, tentou colocar a culpa em Góes, afirmando que “quem bate na traseira sempre está errado”.  Mantendo a calma, o dentista não se levantou. Respirou tranqüilo e esperou o outro se equilibrar.  Prejuízo ressarcido e agradecimento Ao final de tudo, teve o prejuízo ressarcido e recebeu o agradecimento pela forma como agiu. “Nessas horas, a respiração tem uma força incrível. O melhor é esperar a pessoa extravasar e, num tom de diálogo, argumentar. O cara estava agressivo, e eu não poderia agir com as mesmas armas que ele” – diz.  Princípios de Gandhi ajudam nos conflitos da vida prática Este caso foi contado pela jornalista Flávia Mantovani em dezembro de 2005 sob o título “Princípios de ...

Como vencer a procrastinação nos estudos

Como vencer a procrastinação nos estudos Você senta para estudar, abre o caderno, ajeita a caneta... e só vai dar uma olhadinha no Instagram. Quando percebe, já está vendo vídeos de gatinhos, receitas que jamais vai fazer e até dancinhas que já decorou sem querer. Reconhece esse roteiro? Procrastinar nos estudos é algo que a maioria das pessoas enfrentam — e as redes sociais são verdadeiros vilões disfarçados de passatempo inocente. Mas calma ! Não precisa deletar tudo ou virar um monge offline. Com algumas estratégias simples, dá para equilibrar os estudos e as rolagens infinitas. Crie um espaço sem notificações Reserve horários específicos para estudar e, nesse tempo, silencie notificações. Vale colocar o celular no modo “Não Perturbe”, pois a ideia é simples: se o celular não chamar sua atenção o tempo todo, seu cérebro consegue relaxar e focar melhor. Dica extra : deixe o celular fora do alcance físico. Tipo, em outro cômodo da casa. Parece bobo, mas funciona de verdade. Transfor...