Pular para o conteúdo principal

Dia do Quadrinho Nacional

Dia do Quadrinho Nacional

Há 143 anos, no dia 30 de janeiro de 1869, foi divulgado o primeiro capítulo de As aventuras de Nhô Quim, considerada a primeira história em quadrinhos publicada no Brasil. 

30 de janeiro

Para celebrar esta data a Associação dos Quadrinhos do Estado de São Paulo instituiu 30 de janeiro como o “Dia do Quadrinho Nacional”.

Como ilustrador e fã de quadrinhos, não poderia deixar de registrar minha modesta homenagem aos colegas quadrinistas brasileiros.

sentado lendo histórias em quadrinhos


Primeira HQ no Brasil

Mas voltando à primeira HQ publicada no Brasil: Nhô Quim era um personagem caipira, atrapalhado e sem maldade. 

Suas desventuras na Corte era o cenário ideal para que o ítalo brasileiro Angelo Agostini (seu criador) criticasse os problemas urbanos, o modismo, e os costumes sociais e políticos da época (imagem ao lado).

Em 2002, o Senado Federal editou As aventuras de Nhô Quim & Zé Caipora – Os primeiros quadrinhos brasileiros 1869-1883, organizado pelo jornalista Athos Eichler Cardoso. 

O álbum reúne todos os capítulos das histórias dos dois personagens que foram publicados em diferentes periódicos da época.

Interessado em adquirir esta histórica obra?

Basta acessar o site do Senado e fazer seu pedido. A edição de luxo, com 188 páginas, está com um preço bem bacana.


Fontes de pesquisa para composição do texto:
http://blogdogutemberg.blogspot.com
http://www.sandrofortunato.com.br
http://www.senado.gov.br

Comentários

  1. Obrigado pelos comentarios, divulguei seu blog esta noticia no meu...acabei de atualiza-lo, tudo de bom ate mais caro amigo Kennedy.

    http://castelhanoart.blogspot.com/2012/01/angelo-agostini-30-de-janeiro-dia.html

    ResponderExcluir
  2. Oi Milton...

    Parabéns por fazer parte desse rico time que tanto encanta a todos.

    Seus quadrinhos são divinos!

    Não precisava mas vou dizer... Seu espaço é pura cultura... Aqui aprendemos a cada dia mais!

    Tenha uma ótima semana!
    Um abraço carinhoso

    OBS: Há tempos atrás fui num show do grupo Blitz, foi bom demais! Diversão da melhor qualidade!

    ResponderExcluir
  3. Grande postagem, camarada!
    Também sou super fã dos quadrinhos... Leio quase todos os dias! É muito bom!

    A ilustra também ficou excelente, parabéns, grande amigo!!!!

    Abraço cordial e muita paz.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns meu amigo e grato pela informação! Estou divulgando! Abraços!

    ResponderExcluir
  5. "Seu espaço é pura cultura". Esse trecho citado acima resume seu blog. Obrigado pela referencia e parabéns e a todos os quadrinistas. Se repararem bem vão ver em meu traço influencias de seus trabalhos.

    ResponderExcluir
  6. oi milton!excelente homenagem ao dia do quadrinho nacional.espero ver desenhos novos de barbaros seus.vc barbarizava nos anos 80.forte abraço.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns,Milton!
    Quadrinhos,deveria ser matéria alternativa,no currículo do ensino fundamental.Através da arte,é possível deixar o aprendizado mais alegre e interessante.Boa Sorte,sucesso,boas energias!
    Mari

    ResponderExcluir
  8. Olá Milton!

    Parabéns à todos estes brilhantes profissionais.
    Amo quadrinhos!

    Um abraço!
    :)

    ResponderExcluir


  9. MILTONalidades pra ti, meu caro!

    "Grande ALMAnaque!"

    :o)

    ResponderExcluir
  10. Valeu Kennedy, Post perfeito, com certeza vou procurar As aventuras de Nhô Quim & Zé Caipora! Parabéns pra vc também, pois sem ilustradores não teríamos quadrinhos, além do que, sei que as vezes você a risca umas histórias também...rs
    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Parabéns por esse dia que também é seu Milton.

    Um abraço com carinho.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns, Milton! E obrigada pelo carinho de sempre!
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi Milton, vim muito rapidinho te deixar um "beijinho" pelo dia de hoje. Parabéns a você e a todos os Cartunistas por hoje. Sem a criatividade e a inspiração de vocês o mundo, certamente seria mais "feiosinho".

    ResponderExcluir
  14. Oi Milton...bom dia amigo

    Acho que quadrinhos é nosso primeio contato com a leitura em forma de dialogo...gostav das histórias da Bolota, Donald, Monica e sua turma...e os mais sérios como TEx...os super heróis...Conam...esse já era um desenho mais parecido com fotos

    Meus irmão criaram super heróis e tempos atras relembramos alguns...era nesse estilo tipo X-Mem

    Parabéns pela postagem e valeu pela visita lá no Verseiro

    Um abraço na alma...boa terça..

    ResponderExcluir
  15. Muito legal, parabens!!
    abraço e sucesso sempre =)

    ResponderExcluir
  16. Eaee, meu amigo!
    Que postagem baala!!

    Curti pra caramba essa homenagem

    Abração!

    ResponderExcluir
  17. Mano Milton infelismente Postei rápido ontem porque estou fazendo uma reforma ( acabamento na verdade) no barraco e a tarde quando fui ligar o computador ele deu pau então não deu para passar por aqui nem dar um giro que pretendia pelo blog de quadrinhos... Obrigado Pelo GENEROSO CARINHO com meu trabalho você é que é uma pessoa muito especial. Concordo com a Mari QUADRINHO devia ser matéria alternativa nas escolas não é nem porque desenho e sim porque todas as crianças tem os primeiros contatos com a arte desenhando ou rabiscando! Um ABRAÇÃO E VAMOS COM DEUS SEMPRE!

    ResponderExcluir
  18. Olá Milton !

    Adorei a postagem, me trouxe informações novas e interessantes !! Não fazia idéia desta data e nem conhecia os quadrinhos, mas gostei muito de saber mais sobre este assunto !
    Parabéns por compartilhar conosco e enriquecer a blogosfera com esta arte !!

    Grande abraço e bom restinho de semana !!

    ResponderExcluir
  19. milton muito bom ler isso curto d+ bem eu segui se blog segue o meu http://nerdsofredores.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Casarão antigo – Maquete eletrônica

Casarão antigo – Maquete eletrônica Saudações amigos, como forma de resgatar e manter viva a memória da cidade em que resido (Alfenas MG) estou elaborando maquetes virtuais de antigas casas da cidade.  A imagem abaixo é uma amostra deste trabalho (clique para ampliar). As maquetes são produzidas a partir de velhas fotos, informações colhidas em entrevistas e através de pesquisa de estilos arquitetônicos. Se você também deseja uma imagem virtual da antiga residência de sua família, entre em contato pelo email falecom.milton@yahoo.com.br e solicite um orçamento.

Comemoração dos 25 Anos da CAZITA

Comemoração dos 25 Anos da CAZITA Em agosto de 2024, celebramos com muita alegria os 25 anos da CAZITA, (Casa da Criança e do Adolescente Zita Engel Ayer).  Ambiente seguro e enriquecedor Fundada em 1996, a missão da CAZITA sempre foi promover o desenvolvimento humano de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, oferecendo um ambiente seguro e enriquecedor durante o contraturno escolar. Dedicação e amor pelo próximo O desenho que apresento nesta postagem, elaborado (a pedido da Sra Elineia Cardoso Laudares) para a comemoração do aniversário desta importante instituição, é também uma homenagem a D. Zita. Sua dedicação e amor pelo próximo fazem parte da essência do que é realizado todos os dias na CAZITA.   Apoio e oportunidades A CAZITA continua a fazer a diferença na vida de muitas famílias, oferecendo apoio e oportunidades para um futuro melhor.   Ao refletirmos sobre esses 25 anos de história, lembramos que o legado de D. Zita Engel e o impacto positivo da nossa

Antiga Estação Ferroviária de Alfenas

Antiga Estação Ferroviária de Alfenas Saudações amigos, já mencionei em uma outra postagem que uma das formas que encontrei de manter viva a memória de Alfenas foi através da criação de maquetes eletrônicas de antigos casarões da cidade.  E hoje, de modo especial, gostaria de apresentar a imagem que elaborei da antiga Estação Ferroviária de Alfenas. Breve histórico Inaugurada em 1928 a “Estação” prosseguiu operando até 1963 quando o trecho férreo foi extinto; e em meados dos anos setenta esta imponente edificação foi demolida restando somente o armazém que ficava ao seu lado, onde hoje funciona a Casa da Cultura, na atual Praça Amália Engel. Lembranças da infância Devido à escassez e a pouca qualidade das fotos da época, sem a pretensão de ser uma cópia fiel, a imagem que elaborei foi baseada mais em lembranças de minha infância (das poucas vezes em que pude brincar nas ruínas desta histórica construção) do que em pesquisas com metodologias. Viagem no tempo Faço votos que