Praça – Monte Santo de Minas MG
Hoje, encerrando a retrospectiva dos trabalhos arquitetônicos que elaborei em 2010, quero compartilhar com vocês o projeto de um espaço muito especial: a praça que projetei para a prefeitura de Monte Santo de Minas, através da Santos e Aleixo Engenharia.
Áreas livres sem muitos equipamentos
Sabe aquela sensação de chegar em um lugar e se sentir livre? Foi exatamente isso que guiou meu traço. Muitas vezes, a gente peca pelo excesso, mas aqui a intenção foi o oposto. Escolhi trabalhar com materiais simples e, acima de tudo, econômicos.
A ideia não era encher o espaço de equipamentos, mas sim deixar áreas livres. Afinal, uma praça ganha vida quando as pessoas ocupam o vazio: seja para uma conversa de fim de tarde, uma brincadeira de criança ou apenas para ver o tempo passar. O foco aqui foi a convivência real.
Blocos intertravados e tijolos aparente
Para o piso, optei pelos blocos intertravados. Para quem não é da área, eles são como um "quebra-cabeça" grande e extremamente funcional. Além de serem mais econômicos, eles têm uma drenagem de água excelente e, se um dia a prefeitura precisar mexer em alguma tubulação embaixo, é só retirar e encaixar de novo. Prático, não é?
Já os canteiros, foram planejados em tijolos aparente. Existe algo nesse material que traz um calor imediato para o olhar. Ele quebra a frieza do concreto e deixa o ambiente com aquele ar aconchegante de "lugar feito para pessoas".
Foi um projeto que curti muuuito fazer e espero que essa simplicidade transmita a paz que projetei para os moradores de Monte Santo de Minas. Nas próximas postagens trarei projetos que realizei em 2011.
Gostou desse projeto?
Convido você a dar uma navegada aqui pelo blog para conhecer outros trabalhos e idéias que venho desenvolvendo ao longo dos anos. Tem muita arquitetura com alma esperando por você!
Grande abraço e muita paz interior.
Ficha
técnica:
Praça
Projeto
arquitetônico: Milton Kennedy Aquino
Ano:
2010
Local:
Monte Santo de Minas MG
Área:
1667,00 m²



Ficou muito HARMONIOSO adoro PRAÇA! Tudo de bom!
ResponderExcluirOi amigo Milton...
ResponderExcluirAdorei a praça...sabe que bateu uma saudade do tempo em que meus filhos eram crianças e iamos nas pracinhas brincar hehehe.
Obrigada por me visitar. Realmente sumi hehehe..estava viajando e voltei para o trabalho, para meus amores e para os blogs hehehe
Beijos.
Kennedy, parabéns!
ResponderExcluirAbração!
Berzé
A primeira coisa que eu pensei foi "Queria que essa praça fosse no meu bairro".. saushsahs
ResponderExcluirEsse foi o projeto que eu mais gostei, a praça ficou bonita demais.
Adorei o projeto!
ResponderExcluirBom fim de semana.
Mari.
Quero ser um arquiteto assim...trabalhos e maus trabalhos...
ResponderExcluirParabéns Milton
Duas coisas (na verdade várias ao mesmo tempo uai):
ResponderExcluirGrato pelo presente de Natal para o meu blog, queria a sua assinatura nele!
Seu projeto arquitetônico tem um bom gosto exuberante, veio com a visão da acessibilidade primordial que deve existir em todos os projetos modernos e os detalhes são fantásticos! Parabéns!
Abraços renovados meu amigo!