sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Ouça no volume máximo #7

Yeah! Chegamos a mais uma seção “ouça no volume máximo”, e hoje de forma especial, pois exploraremos meu álbum favorito da Legião Urbana, sobretudo por mostrar um Renato Russo otimista e de bem com a vida! Mas antes quero lembrar que o texto abaixo é um breve resumo de informações coletadas em livros, revistas e internet. Os créditos são citados ao final.


O Descobrimento do Brasil
Período de Gravação: setembro a novembro de 1993
Data de lançamento: dezembro 1993
Produzido por: Mayrton Bahia e Legião Urbana

A Legião volta às origens e lança um excelente disco, um dos melhores trabalhos da banda! Todavia foi o que menos tocou nas rádios, porém para os fãs verdadeiros é imprescindível ouvi-lo, especialmente por apresentar um dos períodos mais inspirados de Renato, pois foi após a fase de recolhimento e cura que ele extraiu força para tornar seus últimos anos os mais produtivos da sua vida.

Legião Urbana

         Este trabalho marcou uma nova fase na vida de Renato (que estava de bem com a vida e longe da dependência química). Era o oposto solar do disco “V”. Já a partir da capa que mostra o trio trajado como se num florido século XVI. As canções são alegres e com mensagens esperançosas, as letras exprimem um verdadeiro método Renato Russo para atingir e manter a paz. Nem que fosse por apenas um dia.

Como o próprio título sugere, é a descoberta de um outro Brasil: onde é possível construir um país melhor, com pessoas íntegras, honestas, com valores, daí as canções falarem muito de bondade, amor, simplicidade, amizade e espiritualidade.

Curiosidades:

Salvo algum engano histórico, foi a primeira vez na história do Rock nacional que uma banda "ousou" dar um tratamento melódico com um instrumentos medievais (originalmente próprios para outros estilos, completamente diferentes do rock);

♫ A canção “Love in the afternoon” tinha seus versos quase rezados por Renato em intenção de amigos que haviam partido jovens;

♫ Durante a turnê do disco, na casa Reggae Night, após ser atingido em cheio por uma lata de cerveja, Renato passou 45 minutos cantando deitado no chão do palco, de modo que a platéia não o visse, exceto quando levantava o braço para olhar o relógio de pulso e ver que horas eram. Quando aquilo acabou, Rafael o empresário do trio, estava convicto que jamais haveria um show da Legião Urbana. E assim foi.

♫ As canções “O passeio da Boa Vista” e “Love in the afternoon” foram gravadas somente por Dado e Renato. O primeiro nas guitarras e o segundo cantando e tocando teclados, citara e um dobro emprestado por Leo Jaime;

“Só por hoje” era um autoretrato do Renato Russo daquele momento;

♫ Na Faixa "Vinte e Nove" cita-se o Retorno de Saturno, fenômeno este descrito pela astrologia, onde Saturno demora aproximadamente 29 anos para percorrer sua órbita e voltar ao ponto em que se encontrava no dia do nascimento do indivíduo;


♫ Renato considerava a canção "Giz" sua obra-prima, aquela que ele mais gostava e orgulhava-se de tê-la feito;

♫ Apesar do ‘bom período’ Renato sentia-se incomodado com o rumo que o culto à sua personalidade havia tomado, com aquela multidão de fãs clonados rondando os hotéis e ginásios.


Crédito dos textos:
Livro ‘Renato Russo’ de Arthur Dapieve da série Perfis do Rio;
http://www.legiaonaveia.com.br de Michel Zylberberg;
http://www.osoprododragao.com
http://bloglegionario.blogspot.com
http://pt.wikipedia.org

1. Vinte e Nove
2. A Fonte
3. Do Espírito
4. Perfeição
5. O Passeio Da Boa Vista
6. O Descobrimento Do Brasil
7. Os Barcos
8. Vamos Fazer Um Filme
9. Os Anjos
10. Um Dia Perfeito
11. Giz
12. Love In The Afternoon
13. La Nuova Gioventú
14. Só Por Hoje

7 comentários, é um milagre!

Berzé disse...

Bom lembrar os bons.
Valeu, kennedy!
Berzé

Tatiana Moreira disse...

Bom dia Amigo Kennedy...
Começo bem o meu dia lendo a sua postagem!
Boa música sempre inspira o meu coração!
Gostei muito de saber mais a respeito deles.
Tenha um dia especial!
Um abraço e o meu carinho

André Ricardo C. Pereira disse...

Olá Kennedy, valeu pela visita! A intenção era fazer um fanzine mesmo, mais demorei tanto para executar que eles sairam de moda...rs

Como diz o Oswaldo Montenegro: "O Renato Russo era um dos raros poetas que conseguia traduzir os sentimentos de uma geração inteira"

Abraços!!!

SolBarreto disse...

AMEI!!!

Paulo Avila disse...

Gostei do seu blog, Milton, é bem variado e bem escrito, não tem nada de tosco, como você comentou no meu blog! Gostei do que você falou sobre O Descobrimento do Brasil, sem dúvida o melhor da legião, com o Renato em sua melhor fase.

Alexandre Curcino disse...

Olá amigo Milton!

Dias atrás passou um especial durante todo o dia na MTV, só sobre Legião Urbana. Fiquei vidrado!

Essa fase do descobrimento do Brasil parece ser bem mais reflexiva se comparada com os primeiros trabalhos.

Parabéns pela série de postagens, além é claro, de sua arte!

Unknown disse...

Meu CD preferido deles! Vamos fazer um filme é a melhor de todas.

Related Posts with Thumbnails