Pular para o conteúdo principal

Ouça no volume máximo #5

Ouça no volume máximo #5

Olá amigos, não sei quanto a vocês, mas eu já estava com saudades desta seção, afinal curto muito Legião Urbana.

Hoje esmiuçaremos o quinto álbum da banda, o preferido de Renato Russo e Marcelo Bonfá. 

Porém antes reitero que a matéria aqui apresentada é um breve resumo de informações coletadas em livros, revistas e internet (os créditos são sempre citados ao final do texto).

Legião Urbana "V"

Período de gravação: outubro a dezembro de 1991
Data de lançamento: 15 de dezembro de 1991
Produzido por: Mayrton Bahia (EMI)

Legião Urbana V

Clima pesado

Compor V, o primeiro trabalho da Legião a sair direto em CD não foi fácil. O clima estava pesado não somente por conta de problemas extramusicais (pessoais ou nacionais), mas, sobretudo pela pressão do jogo fonográfico. 

Afinal este seria um disco com a responsabilidade de substituir o ‘arrasa quarteirão’ As quatro estações (e o trio tinha pavor de se repetir).

Produzido para causar estranheza

O álbum foi concebido meticulosamente para causar estranheza, não só à primeira, como em qualquer outra audição. 

É o disco mais triste e talvez por isso mesmo um dos mais belos do rock nacional.

Canções atemporais e perenes

Ali estão as melhores letras, Renato tinha o cuidado de escrever canções atemporais e perenes : “...me preocupo em fazer um texto que daqui há 200 anos, se a pessoa pegar, não precisará de nota de rodapé”, explicava ele.

Turnê mais bem preparada

A turnê de lançamento do quinto álbum foi a mais bem preparada. Fora cuidadosamente pensada para soar como uma ópera. 

Os melhores equipamentos, de som, luz e efeitos foram adquiridos. Até um grande cenário com cortinas negras que abriam e fechavam foi planejado. 

Tudo verificado pessoalmente por Renato

Uma super produção. Tudo verificado pessoalmente por Renato. E os ensaios não eram apenas meros ensaios, mas sim uma ‘criação constante’!

Sofrimento coletivo

Porém o que era para ser uma apoteose transformou-se num sofrimento coletivo. 

Pois Renato enveredara por uma fase perigosa, se autodestruíndo, bebendo pesado e se drogando (nessa ocasião já havia descoberto ser portador do vírus da AIDS). 

E a turnê foi precocemente encerrada em Natal, no Rio Grande do Norte, apenas um mês após o seu início.

Curiosidades:

♫ No início dos anos 90 passou a tocar nas rádios quatro canções que confundiram muita gente. A voz do vocalista (Vinícius Gussen) era bastante parecida com a de Renato Russo. 


Na realidade não se tratava de um imitador ou um cover da Legião, mas uma banda chamada ID, lançada pela gravadora independente ‘Polvo’ e que estourou com os sucessos “Dignidade” e “Coisas do inverno”.

O grupo ID sumiu do cenário pop rock, no entanto tentaram, sem muito sucesso, um retorno em 1999. 

O curioso (e lamentável) é que ainda hoje há sites na Internet divulgando estas canções como sendo ‘áudios raros’ do Renato (da época do Aborto Elétrico). 

♫ Quando estava internado em uma clínica de recuperação em Botafogo (1990), Renato chegou a colocar fogo na instituição, como forma de protesto contra a proibição de tocar violão para os outros pacientes em uma comemoração de fim de ano;

♫ Renato descobriu que realmente era portador do HIV quando ainda estava internado na clínica. Ao saber do resultado, ele e Rafael Borges, empresário da Legião, combinaram segredo. Assim, praticamente até seu desencarne, seis anos depois, o silêncio foi mantido. Um número limitado de pessoas conheciam a verdade: o pai, Rafael, Dado, Marcelo e a amiga Denise Bandeira;

♫ Renato Russo era um artista 24 horas por dia. Segundo sua amiga Denise, “após a temporada de angústia e desespero (descoberta da AIDS), ele iniciou uma fase meio mística, que resultou num verdadeiro renascimento profissional e artístico”;

♫ ”Metal contra as nuvens”, uma suíte em quatro partes e mais de 11 minutos era sobre o presidente Fernando Collor;

♫ ”Love song”, na realidade era uma cantiga de amor do menestrel português Nuno Fernandes Torneol, do século XIII (época das cruzadas) e é cantada em galego português;

♫ A música ”A Ordem dos templários” incluía “Douce dame jolie”, do francês Guillaume de Machaut, do século XIV. 

Essa ordem era uma organização religiosa, fundada por monges logo após a 1ª Cruzada, com o objetivo de defender os peregrinos que iam à Terra Santa. 

Esses monges ficaram conhecidos principalmente por sua honra e habilidade em não revelar segredos;

♫ A introdução de “Teatro dos vampiros” cita o famoso Cânon, do alemão Johann Pachelbel, do século XVII;

♫ ”Come share my life” é do folclore americano;

♫ ”O mundo anda tão complicado” era a música mais pedida nos shows durante a turnê do disco;

♫ A canção mais linda e triste do álbum versa sobre (des)amor: “Vento no litoral”;

♫ Segundo o próprio Renato, “A montanha mágica” tinha a melhor letra sobre drogas já escrita em nossa língua. Já a melodia era de autoria de Dado;

♫ ”Sereníssima” é um rock progressivo;

♫ ”L’âge D’or” (tradução: a idade do ouro), único rock pesado do disco, tem um trecho que diz: “...lá vem os jovens gigantes de mármore trazendo anzóis na palma da mão...”, que seria uma alusão a banda Young Marble Giants (1978/1981), de quem Renato era fã;

♫ A inscrição no encarte do CD "Bem vindo aos anos setenta" faz referência aos principais ganchos sonoros do disco: passagens acústicas de rock progressivo e rompantes de hard rock;

♫ A Legião Urbana jamais banalizava suas apresentações ao vivo e só as fazia se pudessem encaixar-se num projeto artístico que visasse à preservação da obra a logo prazo (tocar num festival como Hollywood Rock, nem pensar!).

♫ Acontecia certas vezes do empresário da banda receber propostas de algum papai abonado, para que a banda tocasse na festa de 15 anos de sua filha e fã. O que jamais realizou-se.
 

Crédito dos textos:

Livro ‘Renato Russo’ de Arthur Dapieve da série Perfis do Rio;
Extinta home-page www.legiaonaveia.com.br de Michel Zylberberg;
Site Geração Coca Cola;
Revista Bizz


Dado Villa-Lobos (guitarras e violões), Renato Russo (vocal, teclados, violões e letras) e Marcelo Bonfá (bateria e percussão)

1-Love song
2-Metal contra as nuvens
3-A ordem dos templários
4-A montanha mágica
5-O teatro dos vampiros
6-Sereníssima
7-Vento no litoral
8-O mundo anda tão complicado
9-L’âge d’or
10-Come share my life

Comentários

  1. Muito massa, meu amigo!
    Legião é Legião...

    Abração e sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Como é bom ler mais a respeito dessa Banda maravilhosa. O Renato era um grande poeta!
    Gosto de fazer a leitura das letras de suas canções e apreciar a forma como ele sabia dar vida as emoções.
    Obrigada Milton por partilhar essa riqueza.

    Um abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  3. Meu Amigo... Vou compartilhar com você uma música linda de uma banda que eu adoro. Você já deve conhecer... A voz do vocalista também lembra muito a do Renato:

    http://www.youtube.com/watch?v=NyeM34xq5I8&feature=player_embedded

    Inté...

    ResponderExcluir
  4. Fala, grande amigo Milton...
    Realmente, estava envolvido na ilustração de um livro paradidático... Por isso a demora para postar, camarada. Eu o entreguei esta semana e estou dando uma pausa para começar coutro; daí fiz estas ilustras.

    Obrigado pelos comentários e elogios. Fica com Deus e abraço fraterno.

    Emerson Fialho.

    ResponderExcluir
  5. corrigindo seu último comentário a legião tocou em uma festa de 15 anos sim.. foi em maio de 1985 em brasilia em uma casa na região do lago sul.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Projeto de casas pequenas

Projeto de casas pequenas Hoje apresento dois projetos de casas pequenas que elaborei em 2012 (ainda pela S.A. Engenharia). No primeiro, o proprietário desejava construir em um lote relativamente estreito e com um acentuado declive, duas casas para locação. Entradas independentes Procurei elaborar o projeto de modo que quem olhasse de frente tivesse a impressão de que se trata apenas de uma casa térrea, quando na realidade são duas com entradas independentes. Pequena e aconchegante Os ambientes são pequenos, porém bem aconchegantes, afinal o verdadeiro conforto dispensa salas e quartos enormes (e o uso das cores contribuiu bastante para deixá-los agradáveis). Distribuição inteligente da planta Já o segundo projeto, em um terreno de 5 x 30 m foi possível colocar (com uma boa distribuição da planta) um sobrado com 3 quartos (sendo uma suíte com closet), copa cozinha, sala de estar, lavabo, ampla área de ventilação, garagem e um considerável quintal para o futuro morador br

Lixo no hospital

Lixo no hospital Em uma visita à hospitais você já percebeu que existem sacos de lixo brancos e pretos?  Tem idéia para que serve um ou outro? Sabe qual lixo vai para qual saco?  Já imaginou o risco da colocação de objetos cortantes em sacos?  História em quadrinhos Pensando nestas questões e em outros fatores a Dra Luísa Patrícia, chefe da Comissão Contra Infecção Hospitalar (CCIH) pediu-me, em março de 2002 , que fizesse uma história em quadrinhos ensinando a maneira correta do manuseio do lixo em hospitais. Campanha de Conscientização A revista fez parte de uma campanha realizada no hospital universitário Alzira Velano , e eu tive toda liberdade para elaborar e desenhar a HQ. Nas imagens desta postagem mostro a primeira página e a capa desta importante publicação. Nota : o propósito deste modesto blog é a divulgação dos trabalhos que já desenvolvi, se esta postagem foi útil deixe um comentário. Caso não tenha atendido suas expectativas escreva assim mesmo, conte

Praça – Monte Santo de Minas MG

Praça – Monte Santo de Minas MG Encerrando o apontamento dos trabalhos arquitetônicos que realizei em 2010 apresento o projeto que elaborei (pela Santos e Aleixo Engenharia ) de uma praça para a prefeitura municipal de Monte Santo de Minas. Áreas livres sem muitos equipamentos Busquei compor o espaço com materiais simples e, sobretudo econômicos, deixando áreas livres sem muitos equipamentos, de modo a propiciar uma maior convivência e recreação aos usuários. Blocos intertravados e tijolos aparente Idealizei o piso em blocos intertravados, pois este material, além da facilidade de remoção e reconstrução (caso necessário), tem o custo barato, oferece conforto, segurança e fácil escoamento das águas.  Já os canteiros foram planejados em tijolos aparente, para deixar o local mais aconchegante. É isso aí pessoal, espero que tenham apreciado o trabalho, pois eu curti muuuiito fazê-lo.  Em próximas postagens trarei projetos que realizei em 2011.  Grande abraço e mu