Pular para o conteúdo principal

Pai Nosso

Pai Nosso

A ilustração de hoje (inspirada em uma postagem da amiga virtual Janaína Farias) faz alusão ao Pai Nosso, prece ensinada por Jesus.

Oração esta que resume todos os deveres do homem para com Deus, para com o próprio que ora, e para com o próximo.


Jesus e os discípulos rezando o Pai Nosso

Mas por que a oração do Pai Nosso?

Inicialmente porque é uma das preces que aprendemos quando bem pequenos, porém fazem-nos decorá-la esquecendo de advertir-nos da importância que ela exprime. 

Na correria dos nossos dias

Ainda hoje, talvez devido a correria dos nossos dias, repetimos mecanicamente preces prontas, sem a devida atenção, imaginando que estas palavras ‘repetidas’ diversas vezes teriam algum efeito miraculoso.

Junto da família

A segunda razão desta postagem é devido ao fato de que atualmente, raros são os pais que ensinam seus filhos a orar, ou mostram-lhes o valor da oração. Este ensinamento deve ser iniciado em casa, junto da família.

No pensamento e não nas palavras

Lembrando que, ‘o poder da prece está no pensamento, ela não se prende nem as palavras, nem ao lugar, e nem ao momento em que é feita. Pode-se orar em toda parte, a qualquer hora, sozinho ou em comum.’

No silêncio de nosso coração

Jesus, nosso maior exemplo de amor ao próximo, recomendou-nos orar no silêncio de nosso coração (Mat. 6:5-15), portanto quando dirigirmos em oração a Deus (ou outros seres), devemos “conversar de coração para coração”. 

Que possamos agir assim com nossas crianças, ensinando-as a orar, não de forma maquinal, mas de maneira simples e pura, ou seja, com o coração.

Nobel de Medicina

E antes de findar o post com o Pai Nosso musicado, gostaria de reproduzir uma citação de Alexis Carrel (Nobel de Medicina em 1912), sobre a oração:

“...ela é uma força tão real como a gravidade terrestre e sua influência sobre o corpo é tão perceptível como o das glândulas endócrinas”, e alerta: “não adianta orar pela manhã e viver como um bárbaro o resto do dia”. (1)



Fontes de pesquisa para elaboração da postagem:

Blog “Evangelize, coopere com Jesus”;
Boletim “Seareiro” nº 40, artigo de Wilson;
“O Evangelho segundo o Espiritismo”, capítulo 27 “Pedi e obtereis”;
Livro "Espiritismo uma visão panorâmica", de Wilson Czerski (1)

Comentários

  1. Que blog interessante, gostei muito! Parabéns! E seja bem-vindo lá no meu Cantinho, obrigada pela visita, demorei para retribuir, mas cheguei...rs
    Beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da ilustração Milton, parabéns. :)

    ResponderExcluir
  3. Uma mensagem bem oportuna passada com muito carinho infelismente estamos esquecendo muito isso de conversar com Deus e com a Familia.
    Gostei da dica lá sobre a visualização do blog. Um abraço meu amigo!

    ResponderExcluir
  4. Olá amigo Milton, não tenho postado com freqüência porque ainda estou com problemas na internet, mas em breve estarei resolvendo isso ^^'.

    Os posts estão ótimos!! Gostei muito da homenagem a Professora Dirce Moura Leite e a banda Legião Urbana (Gosto muito de suas músicas ^^). Os projetos arquitetônicos como sempre bem elaborados e de bom gosto. Por fim, este belo post, realmente hoje em dia são poucos que tem o hábito de orar e de falar com Deus. Parabéns pelos posts!! :D

    Abraços e fica com Deus.

    ResponderExcluir
  5. Esqueci de falar que, minha mãe parabeniza pela iniciativa e incentivo aos pais pelo ensino do poder da oração, em um momento que a "mudança de valores" corrompe quase toda sociedade.

    ResponderExcluir
  6. MILTON: SÓ AGORA ESTOU COMENTANDO... MAS AMEI A SUA ILUSTRAÇÃO, DEVIA TER DITO A MAIS TEMPO. É QUE LÁ EM CASA ESTOU COM PROBLEMAS SÉRIOS COM A VELOX, A PONTO DE LEVÁ-LA NA JUSTIÇA... DEIXA QUIETO! FICOU LINDÍSSIMO!!!!!!! PARABÉNS, COMO SEMPRE.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Natal: mais do que uma data, um convite à renovação

Natal: mais do que uma data, um convite à renovação À medida que o Natal se aproxima, algo muda ao nosso redor. O ritmo das pessoas parece desacelerar, os gestos ficam mais suaves e há uma sensação quase palpável de expectativa no ar. É como se o coração humano começasse, pouco a pouco, a se abrir para algo maior. Muitas vezes, essa data acaba sendo associada apenas a símbolos populares (como um conhecido personagem de roupas vermelhas). Mas o verdadeiro significado do Natal vai muito além dessas imagens. A espera que atravessou séculos O Natal carrega, em sua essência, a ideia da espera. Uma espera antiga, profunda e cheia de esperança. Durante séculos, homens e mulheres alimentaram a expectativa pela chegada do Messias. Essa esperança está registrada nas páginas do Antigo Testamento, nos relatos de quem ansiava pela vinda daquele que traria luz, consolo e a restauração do Reino de Deus. Quando Jesus nasceu, não foi apenas um evento histórico. Para aqueles que compreenderam a gran...

Por que perdoar é tão essencial quanto respirar?

Por que perdoar é tão essencial quanto respirar? Olá amigos, sejam bem vindos, hoje convido vocês para uma reflexão. Muitas vezes, quando ouvimos o conselho de Jesus, “ perdoar setenta vezes sete ”, parece um ideal distante, quase impossível de alcançar. Mas será que o perdão realmente é um gesto tão difícil, ou o que falta é compreendermos o seu verdadeiro significado? A Pontinha do Iceberg Quando vemos alguém agir com grosseria, crueldade ou indiferença, costumamos focar apenas na atitude em si. No entanto, o que enxergamos é só a superfície, a ponta do iceberg. Por trás de comportamentos agressivos e atitudes impensadas, frequentemente existem feridas antigas, dores mal resolvidas e ignorância emocional. Muitas dessas pessoas, sem perceber, tornam-se vítimas de si mesmas , presas a reações automáticas que acabam prejudicando a própria vida. E quando revidamos com raiva, acabamos alimentando o mesmo ciclo de sofrimento . O mal não se dissolve com mais maldade — ele se perpetua. O Per...

Prédio Multifamiliar - Maquete Eletrônica

Prédio Multifamiliar - Maquete Eletrônica Cordiais saudações amigos, após um período sem postar retorno trazendo uma imagem da maquete eletrônica que elaborei para o arquiteto e amigo Anacleto Guidorizzi . Guaxupé MG Trata-se da fachada de um condomínio residencial multifamiliar para cidade de Guaxupé MG. Desde já agradeço os comentários, críticas e sugestões.  Saúde e paz a todos!