Pular para o conteúdo principal

Cavaleiro Solitário – The Lone Ranger

Cavaleiro Solitário – The Lone Ranger

Yeah! Junho é um dos meses mais “maneiros” do ano, e para iniciá-lo bem gostaria de homenagear nesta postagem um personagem que trás boas lembranças da minha infância (eu não perdia um capítulo da série)! 

Refiro-me a ‘The Lone Ranger’.

Herói mascarado Ke mo sah bee

Faço votos para que, quem viveu aquela época, possa matar a saudade através deste tosco desenho que produzi. 

E para aqueles que não tiveram a oportunidade de acompanhar o seriado, apresento-lhes o herói mascarado “Ke mo sah bee” (*) e seu amigo, o índio Tonto. 


desenho Cavaleiro Solitário e indío Tonto Milton Kennedy

Cavaleiro Solitário

The Lone Ranger, ou Cavaleiro Solitário era um afamado cowboy fictício do rádio, cinema e TV, criado por George W. Trendle e desenvolvido pelo escritor Fran Striker. 

Conhecido erroneamente como Zorro

Aqui no Brasil ele ficou conhecido (erroneamente) durante muito tempo por Zorro (talvez devido a máscara que jamais tirava do rosto). 

O fato é que a palavra Ranger causou certa dificuldade de tradução para o português, já que sua acepção original “policial rural do Texas” não fazia sentido em nosso idioma.

Índio Tonto

Lone Ranger possuía um eterno companheiro de aventuras, o fiel amigo e índio, Tonto (curiosamente o nome deste personagem foi mantido na tradução). 

Silver e Escoteiro

Havia ainda Silver, um belo cavalo branco, famoso pelo grito que o herói dava ao se despedir: “Hi-yo Silver!”. 

Já a montaria de Tonto, um cavalo malhado, chamava-se Scout (Escoteiro, no Brasil).

Balas de prata

Duas características marcantes do mascarado eram que ele sempre usava balas de prata e jamais atirava para matar, preferia desarmar os oponentes com tiros certeiros em suas pistolas.

Curiosidades:

Clayton Moore, ator que interpretava Lone Ranger, após o encerramento da série dedicou-se a fazer aparições públicas beneficentes, sempre vestido como o personagem. 

Porém foi proibido de se apresentar como o herói mascarado pelo uso indevido da marca. 

Passou então a usar óculos escuros e chapéu de cowboy, mantendo assim um ar de ‘mistério’ do mascarado. 

Moore fez a passagem para o outro plano em dezembro de 1999.

Já Tonto era interpretado por Jay Silverheels, um índio puro da raça Mohawk. 

Jay foi um grande atleta antes de se tornar ator, e foi um severo opositor à prática de contratar atores brancos para representar os índios.

(*)Ke mo sah bee, termo usado por Tonto ao referir-se a Lone Ranger, significa “fiel amigo” na língua Potawatomi.

Fontes de pesquisa:
Blog do Carlos Rosa
cinemania e wikipédia

Comentários

  1. Sabe Sr. Kennedy... Acho que sou uma "tonta", eu me considero uma "Ke mo sah bee"... Pois estou aqui sempre presente em suas postagens que tanto aprecio.rsrss

    A música do momento sou suspeita para falar... Ela faz parte da minha vida!

    Um abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  2. Velhos bons tempos!
    Abração, Kennedy!
    Berzé

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo Milton, nossa!! Não conhecia esse seriado, agora eu sei de onde vem o "Hi-yo Silver!", deveriam fazer remakes de seriados legais como esse. Ótima ilustração!! A roupa do Tonto, assim como os detalhes do cinto e da arma do Cavaleiro Solitário, e o fundo com as casas do velho oeste deram um toque a mais na ilustração!!

    Abraços e até a próxima!!
    Hi-yo Silver!!

    ResponderExcluir
  4. Eita, foste longe, amigão!...
    Eu lembro pouco desta série! Era pequeno mas tenho alguma recordação... hehehe

    Parabéns pela ilustração, ficou show!

    Abraço cordial e Deus sempre!

    ResponderExcluir
  5. Nossa..que saudades da minha infância hehehe......éramos felizes e não sabíamos hehehe.....tão bom relembrar! Tua ilustração como sempre: FANTÁSTICA!

    beijos

    PS. Saiu agorinha mesmo o clipe sobre segurança no trânsito e tua ilustração nele......uhuuuuuuuuuuuu.

    O endereço para veres é:

    http://eeblmlibras.blogspot.com/2011/06/seguranca-no-transito.html

    OBRIGADÃO PELA LIBERAÇÃO!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Aiou Silver! Valeu PELA ILUSTRAÇÃO E BOAS LEMBRANÇAS QUE ME TROUXE!

    ResponderExcluir
  7. Muito legal, muito mesmo, o filme também é super divertido >.<

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Suicídio #2

Suicídio #2 Saudações amigos, há algum tempo vimos aqui no blog a história de Donald Ritchie (relembre clicando aqui ), um senhor com mais de oitenta anos, que já conseguiu salvar mais de 400 pessoas do suicídio.  Chinês Chen Si Hoje conheceremos Chen Si, um chinês de aproximadamente 40 anos que tornou-se conhecido como o “anjo da guarda” da ponte do rio Yangtzé, de onde mais de mil pessoas já pularam, desde 1968, quando foi inaugurada. Garrafa térmica com chá Todos os finais de semana Chen Si parte em direção à histórica ponte, levando nas mãos apenas uma garrafa térmica com chá.  “ Se eu salvar uma única pessoa, para mim já é o bastante ” – diz Chen, que observa atento o vai-e-vem de transeuntes.  Caminham de maneira desanimada Segundo ele, é fácil reconhecer os potenciais suicidas. “ São pessoas que caminham de maneira desanimada ” – descreve.  Linha de emergência Até o momento, ele já salvou mais de 42 pessoas (data da reportagem *). Chen também distribui ...

300 seguidores e selo Xícara de Ouro

300 seguidores e selo Xícara de Ouro Olá amigos, é com grande satisfação que compartilho com vocês duas emoções, a primeira é que o blog atingiu a marca de 300 seguidores!  Yeah, isto é motivo de muita alegria e agradecimento. Gratidão Obrigado a cada um destes seguidores, leitores e amigos, com os quais tenho aprendido bastante.  Valeu galera, que o bom Deus abençoe cada um de vocês. Premiação pelo segundo ano consecutivo A segunda emoção (e alegria) é que o blog entrou, pelo segundo ano consecutivo, para a lista dos melhores do ano, recebendo o selo “Xícara de Ouro” do site “ Café entre Amigos ” (clique para conhecer).  Foram 92 indicações! Obrigada amiga Patrícia Galis (idealizadora da premiação) e a todos que carinhosamente votaram em meu modesto blog. Saúde, boas energias, luz e paz a todos.

Estrutura metálica – Carmo da Cachoeira

Estrutura metálica – Carmo da Cachoeira Dando prosseguimento à série de estruturas metálicas, hoje apresento o projeto de maior vão livre que desenvolvi pela Metal Lagos , uma empresa especializada em construções em aço, do Engenheiro Claiton Azevedo Vilela. 50 metros de vão livre São 50 metros sem a interferência de nenhum pilar central.  Com um pé direito de 9 metros, a obra tem aproximadamente 3000 m² e foi elaborada para a Cocatrel, uma cooperativa de cafeicultores aqui do sul de Minas Gerais. Na foto abaixo dá para ver que a peça metálica era tão grande que mal cabia na oficina de fabricação. Cálculo estrutural O cálculo estrutural ficou sob a responsabilidade do conceituado escritório Costa Baião Engenharia, e a orientação do projeto por conta dos Engenheiros Claiton Azevedo Vilela e Rubens Assis Ruela. Cordial abraço a todos e até a próxima postagem.