Pular para o conteúdo principal

Galdino Jesus dos Santos (*)

Galdino Jesus dos Santos (*)

“Quem me dera ao menos uma vez

Que o mais simples fosse visto
Como o mais importante."
(Índios - Legião Urbana)

Hoje estive num dia “bastante corrido”, com múltiplas atividades, porém como acredito que a data é especial (e ela o é!), não poderia deixar de postar (mesmo que muito rápida) uma ilustração que fiz para homenagear nossos irmãos índios, que merecem todo nosso respeito!

Dia do Índio Galdinho Jesus dos Santos

Parte da história

No entanto não basta apenas lembrá-los em um único dia, afinal os índios fazem parte da história de nosso país, e temos muito que aprender com eles. 

Respeito

A propósito, vocês sabiam que o povo indígena tem considerável respeito por crianças e idosos? Só aí temos uma grande lição.


Fonte de pesquisa para elaboração do texto:

(*) A escolha do título é um pequeno tributo ao índio pataxó, Galdino Jesus dos Santos, queimado vivo quando dormia num ponto de ônibus em Brasília, em 20 de abril de 1997. Tamanha crueldade foi praticada por cinco jovens de classe média alta 😢

Comentários

  1. "No entanto não basta apenas lembrá-los em um único dia, afinal os índios fazem parte da história de nosso país, e temos muito que aprender com eles."

    Pátria amada cuide com carinho de seus filhos. É o que precisamos no momento, respeito ao povo brasileiro.

    Muito boa a sua homenagem a Galdino.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Milton...

    Eu desde criança, sempre admirei o universo indigena. Acho a maneira como eles lidam com a natureza fantástica!

    Quanto ao ato desumano que aconteceu com o Sr Galdino, acho que os nossos jovens precisam aprender mais sobre história, valores e educação!

    Sua ilustração ficou rica em cores... Em detalhes! Gostei muito!

    Bom trabalho! Bom feriado! Bom descanso para todos aí!

    Um abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo. A cidade em que resido, Nova Xavantina, tem este nome devido aos Xavantes, que estão em aldeias espalhadas por todo o Vale do Araguaia.
    Ótima lembrança e ótima referência a musica do legião. Um abraço e ótimo feriado.

    ResponderExcluir
  4. Como sempre: FANTÁSTICA! Sua ilustração ficou show, meu amigo!
    Parabéns e grande abraço.

    Feliz Páscoa para você e família.

    ResponderExcluir
  5. Querido amigo Milton Kennedy, somos da Casa do Caminho Meimei em São Paulo, já acompanhamos o seu trabalho há algum tempo e o admiramos cada vez mais. Colocamos inclusive uma gravura sua da Meimei (com créditos devidamente atribuídos). Quando estiver em São Paulo, não deixe de visitar-nos (fones 21549192 e 22167519 Maria Lúcia).
    Abraços fraternos e siga o seu caminho já iluminado por Deus e Jesus!

    ResponderExcluir
  6. Olá Amigo Milton!

    Muito linda tua homenagem aos nossos irmãos, os índios!
    Também tenho uma ligação muito forte com eles.
    Eu os amo!

    Quanto ao livro do Lucius, psicografado por Andre Luiz Ruiz, já li sim, e é realmente magnífico.
    Gosto muito de estudar a época da Palestina ao tempo de Jesus. Procuro ler e estudar tudo sobre Jesus.
    É o que mais gosto de ler.

    Obrigada, amigo!
    Seja sempre muito bem-vindo ao meu cantinho.

    Desejo à você e seus familiares uma Páscoa de muita paz, reflexão e união.

    Um abraço,

    Gislene.

    ResponderExcluir
  7. Olá Milton, FANTÁSTICA homenagem aos índios!! Concordo com todos. Realmente a cultura indígena é muito rica e bem interessante, o respeito que eles tem com a natureza e com os seus semelhantes é de se admirar, pena que tem pessoas que não achem a mesma coisa.

    Quanto a ilustração, ficou ótima!! O desenho e a mistura das cores deixou a ilustração mais vívida!!

    Parabéns pelo post!!
    E feliz Páscoa!! ^^

    ResponderExcluir
  8. Parabens pela linda ilustração! Infelismente por total falta de tempo ando passando em branco em algumas datas especiais como essa e outras! Parabens também pelo Dia do Desenhista ( atrasado pra caramba!) e uma Feliz Páscoa e tudo de bom sempre!

    ResponderExcluir
  9. Oi Milton, sei que o domingo de Páscoa já se vai, mas desejo que tenha sido um dia delicioso.

    Eu admiro muito os índios, e seu desenho ficou perfeito, adorei.

    Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  10. Muito bons os seus trabalhos. Obrigado pela visita e comentário lá no blog. Estarei te acompanhando.

    Abraços!!!
    www.artediegomoreira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá amigo. Lembrei de seu post sobre o dia do indio ontem.

    Gostaria de falar sobre dois assuntos opostos:

    1) Estão sendo noticiadas nacionalmente mortes de indígenas numa cidade a 80 km de onde resido (é em Campinápolis-MT). Motivo: falta de cuidados básicos com saneamento, cuidados médicos, etc.
    O governo vai intervir!
    2) Vi que tanto vc como o Veloso colocaram a campanha da medula óssea na lateral do blog, onde é sempre visível. Eu tinha colocado somente no post. Vou fazer o mesmo que vcs ainda hoje!

    Um abração.

    PS. O Tarso está animadíssimo (leu com atenção todas as recomendações e elogios... as histórias são inventadas, escritas e desenhadas por ele e as colocações de profissionais como vcs o deixaram bem disposto a continuar). Valew mesmo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Dia Internacional dos Contadores de Histórias

Dia Internacional dos Contadores de Histórias Saudações amigos, a postagem hoje é simultânea com o blog Simplesmente Amor .  Love Song, Legião Urbana O lance é o seguinte: desde 1991 que almejo fazer uma HQ ao estilo de ‘ Love Song ’ (álbum V da Legião Urbana), mas por um motivo ou outro acabava adiando esta atividade, porém este ano o poema de uma amiga e poetiza reacendeu a inspiração.  Dia da Poesia Era para ter postado dia 20 (data em que celebra-se o Dia da Poesia) no entanto não havia finalizado as ilustrações.   Uma história medieval Então com argumento da amiga  Tatiana Moreira , (no Dia Internacional dos Contadores de Histórias) apresento... Uma história medieval : Referências A exemplo do colega César Rosolino , mostro aqui as imagens que usei como referência para ilustrar a HQ.  Lembrando que a utilização de referências fotográficas dá aos desenhos a sensação de precisão e detalhe, além de deixá-los mais interessantes.  Muit...

Por que perdoar é tão essencial quanto respirar?

Por que perdoar é tão essencial quanto respirar? Olá amigos, sejam bem vindos, hoje convido vocês para uma reflexão. Muitas vezes, quando ouvimos o conselho de Jesus, “ perdoar setenta vezes sete ”, parece um ideal distante, quase impossível de alcançar. Mas será que o perdão realmente é um gesto tão difícil, ou o que falta é compreendermos o seu verdadeiro significado? A Pontinha do Iceberg Quando vemos alguém agir com grosseria, crueldade ou indiferença, costumamos focar apenas na atitude em si. No entanto, o que enxergamos é só a superfície, a ponta do iceberg. Por trás de comportamentos agressivos e atitudes impensadas, frequentemente existem feridas antigas, dores mal resolvidas e ignorância emocional. Muitas dessas pessoas, sem perceber, tornam-se vítimas de si mesmas , presas a reações automáticas que acabam prejudicando a própria vida. E quando revidamos com raiva, acabamos alimentando o mesmo ciclo de sofrimento . O mal não se dissolve com mais maldade — ele se perpetua. O Per...

Feliz Ano Novo

 Feliz Ano Novo “Ano Novo chegando e você se [replicando]: De novo, eu não fui para academia. De novo, não comecei um curso de línguas estrangeiras. De novo, eu não perdi peso. E você já começa o ano se acusando de novo! Que tal esse ano você não começar mais se acusando? Que tal você fazer primeiro uma lista de: De novo, este ano você conseguiu mais uma vez uma vida digna.  Trabalhou, deu o seu melhor, educou seus filhos, levou comida para casa... De novo, você suportou o emprego, as vezes difícil, pessoas tóxicas. De novo, você tem feito tudo para manter a família unida, apesar de alguns parentes bem complicadinhos. De novo, você tem feito coisas incríveis! E talvez porque você fique só vendo (de novo) o que não conseguiu, ou seja, não se perdoando pelo que você não conseguiu, não tenha energia para fazer isso. Então em vez de começar um Ano Novo com a lista do que você ainda não fez, comece com a lista do que você faz todo ano, e que é incrível, que ...