Pular para o conteúdo principal

Galdino Jesus dos Santos (*)

Galdino Jesus dos Santos (*)

“Quem me dera ao menos uma vez

Que o mais simples fosse visto
Como o mais importante."
(Índios - Legião Urbana)

Hoje estive num dia “bastante corrido”, com múltiplas atividades, porém como acredito que a data é especial (e ela o é!), não poderia deixar de postar (mesmo que muito rápida) uma ilustração que fiz para homenagear nossos irmãos índios, que merecem todo nosso respeito!

Dia do Índio Galdinho Jesus dos Santos

Parte da história

No entanto não basta apenas lembrá-los em um único dia, afinal os índios fazem parte da história de nosso país, e temos muito que aprender com eles. 

Respeito

A propósito, vocês sabiam que o povo indígena tem considerável respeito por crianças e idosos? Só aí temos uma grande lição.


Fonte de pesquisa para elaboração do texto:

(*) A escolha do título é um pequeno tributo ao índio pataxó, Galdino Jesus dos Santos, queimado vivo quando dormia num ponto de ônibus em Brasília, em 20 de abril de 1997. Tamanha crueldade foi praticada por cinco jovens de classe média alta 😢

Comentários

  1. "No entanto não basta apenas lembrá-los em um único dia, afinal os índios fazem parte da história de nosso país, e temos muito que aprender com eles."

    Pátria amada cuide com carinho de seus filhos. É o que precisamos no momento, respeito ao povo brasileiro.

    Muito boa a sua homenagem a Galdino.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Milton...

    Eu desde criança, sempre admirei o universo indigena. Acho a maneira como eles lidam com a natureza fantástica!

    Quanto ao ato desumano que aconteceu com o Sr Galdino, acho que os nossos jovens precisam aprender mais sobre história, valores e educação!

    Sua ilustração ficou rica em cores... Em detalhes! Gostei muito!

    Bom trabalho! Bom feriado! Bom descanso para todos aí!

    Um abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo. A cidade em que resido, Nova Xavantina, tem este nome devido aos Xavantes, que estão em aldeias espalhadas por todo o Vale do Araguaia.
    Ótima lembrança e ótima referência a musica do legião. Um abraço e ótimo feriado.

    ResponderExcluir
  4. Como sempre: FANTÁSTICA! Sua ilustração ficou show, meu amigo!
    Parabéns e grande abraço.

    Feliz Páscoa para você e família.

    ResponderExcluir
  5. Querido amigo Milton Kennedy, somos da Casa do Caminho Meimei em São Paulo, já acompanhamos o seu trabalho há algum tempo e o admiramos cada vez mais. Colocamos inclusive uma gravura sua da Meimei (com créditos devidamente atribuídos). Quando estiver em São Paulo, não deixe de visitar-nos (fones 21549192 e 22167519 Maria Lúcia).
    Abraços fraternos e siga o seu caminho já iluminado por Deus e Jesus!

    ResponderExcluir
  6. Olá Amigo Milton!

    Muito linda tua homenagem aos nossos irmãos, os índios!
    Também tenho uma ligação muito forte com eles.
    Eu os amo!

    Quanto ao livro do Lucius, psicografado por Andre Luiz Ruiz, já li sim, e é realmente magnífico.
    Gosto muito de estudar a época da Palestina ao tempo de Jesus. Procuro ler e estudar tudo sobre Jesus.
    É o que mais gosto de ler.

    Obrigada, amigo!
    Seja sempre muito bem-vindo ao meu cantinho.

    Desejo à você e seus familiares uma Páscoa de muita paz, reflexão e união.

    Um abraço,

    Gislene.

    ResponderExcluir
  7. Olá Milton, FANTÁSTICA homenagem aos índios!! Concordo com todos. Realmente a cultura indígena é muito rica e bem interessante, o respeito que eles tem com a natureza e com os seus semelhantes é de se admirar, pena que tem pessoas que não achem a mesma coisa.

    Quanto a ilustração, ficou ótima!! O desenho e a mistura das cores deixou a ilustração mais vívida!!

    Parabéns pelo post!!
    E feliz Páscoa!! ^^

    ResponderExcluir
  8. Parabens pela linda ilustração! Infelismente por total falta de tempo ando passando em branco em algumas datas especiais como essa e outras! Parabens também pelo Dia do Desenhista ( atrasado pra caramba!) e uma Feliz Páscoa e tudo de bom sempre!

    ResponderExcluir
  9. Oi Milton, sei que o domingo de Páscoa já se vai, mas desejo que tenha sido um dia delicioso.

    Eu admiro muito os índios, e seu desenho ficou perfeito, adorei.

    Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  10. Muito bons os seus trabalhos. Obrigado pela visita e comentário lá no blog. Estarei te acompanhando.

    Abraços!!!
    www.artediegomoreira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá amigo. Lembrei de seu post sobre o dia do indio ontem.

    Gostaria de falar sobre dois assuntos opostos:

    1) Estão sendo noticiadas nacionalmente mortes de indígenas numa cidade a 80 km de onde resido (é em Campinápolis-MT). Motivo: falta de cuidados básicos com saneamento, cuidados médicos, etc.
    O governo vai intervir!
    2) Vi que tanto vc como o Veloso colocaram a campanha da medula óssea na lateral do blog, onde é sempre visível. Eu tinha colocado somente no post. Vou fazer o mesmo que vcs ainda hoje!

    Um abração.

    PS. O Tarso está animadíssimo (leu com atenção todas as recomendações e elogios... as histórias são inventadas, escritas e desenhadas por ele e as colocações de profissionais como vcs o deixaram bem disposto a continuar). Valew mesmo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Memórias de um suicida

Memórias de um suicida Saudações amigos, hoje apresento uma rápida ilustração que fiz inspirada em um livro que terminei de ler há poucos dias, “Memórias de um suicida”, uma obra escrita em linguagem culta e rebuscada, com narrativas fortes, porém esperançosas. Camilo Castelo Branco Neste livro, o renomado escritor português, Camilo Castelo Branco, descreve à médium Yvonne Pereira, com detalhes impressionantes, sua dolorosa experiência após a desencarnação pelo suicídio. Leitura envolvente e emocionante Apesar do tamanho da obra (são mais de 500 páginas) a leitura é envolvente e emocionante.  O autor espiritual além de descrever as consequências do suicídio, narra ainda os trabalhos de socorro aos desencarnados, o planejamento da reencarnação nas colônias, a educação no plano espiritual, enfim a misericórdia de Deus para com os suicidas. Convite a vida Um livro que é um convite à vida e à luta contra esse mal tão comum.  E a  exemplo da postagem ( Voltou, mas esq...

Projeto residencial - Maquete eletrônica

Projeto residencial - Maquete eletrônica Olá amigos, bem vindos a agosto, que este mês traga-nos excelentes oportunidades e agradáveis surpresas!  Projeto em parceria Na postagem de hoje apresento duas imagens de outro trabalho realizado em parceria com o escritório do arquiteto Natanael Ribeiro .  Pé direito alto Desta vez trata-se do projeto de uma acolhedora casa térrea, com sala de pé direito alto, 3 suítes e cozinha integrada com a varanda gourmet. Fanpage Sketchp Texture Fiquei muito feliz, pois mais este trabalho foi compartilhado na fanpage do Sketchup Texture . Quem quiser conferir e curtir a imagem no Face basta clicar no link: Fanpage Sketchup Texture . Agradeço desde já os comentários, críticas e sugestões. Saúde, trabalho e paz a todos.

Maria Reciclona

Maria Reciclona Yeah, hoje apresento um desenho que foi muito divertido fazer: a versão cartoon (animado) da Maria Reciclona , uma personagem que faz parte de um blog que tem uma proposta muito bacana em favor do nosso planeta. Mazza Pena, paixão pela reciclagem O blog foi criado pela publicitária mineira, Mazza Pena, uma apaixonada por reciclagem que acredita que a educação ambiental inicia-se no ambiente doméstico.  Simples e didática Sendo assim, ela mostra de forma didática e muito simples, como reaproveitar o lixo doméstico, transformando-o em peças utilitárias, e encontrando em cada embalagem ou objeto, uma possibilidade de transformação. E você, gosta de reciclar? Se você gosta de reciclar, reaproveitar e reutilizar materiais usados, vai adorar as idéias da Maria Reciclona. Dê uma passadinha lá, o endereço é http://mariareciclona.blogspot.com.br E aí, gostou do cartoon animado? Já pensou em presentear um amigo com uma caricatura personalizada em estilo ca...