Pular para o conteúdo principal

Conhece o escritor José Bento?

Conhece o escritor José Bento?

Embora estejamos na era da informática, ainda aprecio muito viajar nas páginas de um bom livro. 

Mas o que isso tem a ver com a data de hoje? 

Monteiro Lobato

Acontece que 18 de abril é o Dia Nacional do Livro infantil, uma homenagem ao maior escritor infantil (brasileiro) de todos os tempos, José Bento Monteiro Lobato, um homem que sempre sonhou com um Brasil melhor.


Na ilustração desta postagem meu modesto tributo a este escritor que também desenhava (e muito bem)!

Monteiro Lobato e Emília Sítio Pica Pau Amarelo Milton Kennedy

Sítio do Pica Pau Amarelo

Monteiro Lobato foi o criador de personagens inesquecíveis, tais como Jeca Tatu, a boneca Emília, Visconde de Sabugosa, Dona Benta, Narizinho e muitos outros do Sítio do Pica Pau Amarelo.

Preservação dos valores culturais

Outro fato digno de ser mencionado é que, toda sua vida e trabalho foram dedicados à luta pela preservação dos valores culturais e das riquezas da Nação; igualmente Monteiro Lobato foi um dos pioneiros na batalha pela salvaguarda de nossas florestas, nossos índios e nossa fauna.


Suas obras completas são constituídas por 17 volumes dirigidos às crianças e 17 para adultos englobando contos, ensaios, artigos e correspondências. 

Fontes de pesquisa para elaboração do texto:


Comentários

  1. Oi Meu Amigo...

    Adoro as histórias do Monteiro Lobato. O sítio do Pica Pau Amarelo fez parte da minha vida!Eu adorava as aventuras da Emília!

    Sempre admirei muito quem escreve histórias para as crianças.
    Como educadora eu sempre acreditei que os valores e os bons hábitos devem ser transmitidos e ensinados quando a criança ainda é bem pequenina. Por essa razão a leitura nesse período também deve sempre ser incentivada.

    Ficou show o seu desenho!

    Um abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  2. Muito bem lembrado, amigão! Quem não conhece o Monteiro Lobato não conhece literatura infantil... (risos)

    A ilustração ficou demais, parabéns!

    Abraço cordial e fica com Deus.

    ResponderExcluir
  3. Moro aqui na cidade do Homem, Taubaté ou melhor moro na cidade que é coladinha com ela já morei adoro aqui sou Paranaense mais sou Taubateano de coração. Amigão fiquei muito feliz com a visita de sua sua FILHA AO MEU BLOG! Duas gerações de Kennedy me acompanhando muita moral!

    ResponderExcluir
  4. Milton,muito legal essa postagem sobre Monteiro Lobato,o primeiro escritor que tive contato na vida!Seu desenho ficou lindo demais!bjs,

    ResponderExcluir
  5. Que levante a mão que nunca se deliciou com o sítio do Pica pau amarelo. Abraço

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Casarão antigo – Maquete eletrônica

Casarão antigo – Maquete eletrônica Saudações amigos, como forma de resgatar e manter viva a memória da cidade em que resido (Alfenas MG) estou elaborando maquetes virtuais de antigas casas da cidade.  A imagem abaixo é uma amostra deste trabalho (clique para ampliar). As maquetes são produzidas a partir de velhas fotos, informações colhidas em entrevistas e através de pesquisa de estilos arquitetônicos. Se você também deseja uma imagem virtual da antiga residência de sua família, entre em contato pelo email falecom.milton@yahoo.com.br e solicite um orçamento.

Comemoração dos 25 Anos da CAZITA

Comemoração dos 25 Anos da CAZITA Em agosto de 2024, celebramos com muita alegria os 25 anos da CAZITA, (Casa da Criança e do Adolescente Zita Engel Ayer).  Ambiente seguro e enriquecedor Fundada em 1996, a missão da CAZITA sempre foi promover o desenvolvimento humano de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, oferecendo um ambiente seguro e enriquecedor durante o contraturno escolar. Dedicação e amor pelo próximo O desenho que apresento nesta postagem, elaborado (a pedido da Sra Elineia Cardoso Laudares) para a comemoração do aniversário desta importante instituição, é também uma homenagem a D. Zita. Sua dedicação e amor pelo próximo fazem parte da essência do que é realizado todos os dias na CAZITA.   Apoio e oportunidades A CAZITA continua a fazer a diferença na vida de muitas famílias, oferecendo apoio e oportunidades para um futuro melhor.   Ao refletirmos sobre esses 25 anos de história, lembramos que o legado de D. Zita Engel e o impacto positivo da nossa

Antiga Estação Ferroviária de Alfenas

Antiga Estação Ferroviária de Alfenas Saudações amigos, já mencionei em uma outra postagem que uma das formas que encontrei de manter viva a memória de Alfenas foi através da criação de maquetes eletrônicas de antigos casarões da cidade.  E hoje, de modo especial, gostaria de apresentar a imagem que elaborei da antiga Estação Ferroviária de Alfenas. Breve histórico Inaugurada em 1928 a “Estação” prosseguiu operando até 1963 quando o trecho férreo foi extinto; e em meados dos anos setenta esta imponente edificação foi demolida restando somente o armazém que ficava ao seu lado, onde hoje funciona a Casa da Cultura, na atual Praça Amália Engel. Lembranças da infância Devido à escassez e a pouca qualidade das fotos da época, sem a pretensão de ser uma cópia fiel, a imagem que elaborei foi baseada mais em lembranças de minha infância (das poucas vezes em que pude brincar nas ruínas desta histórica construção) do que em pesquisas com metodologias. Viagem no tempo Faço votos que