segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Casa do Idoso

          No ano de 2005 o Plano Espiritual proporcionou-me a oportunidade de realizar um nobre e prazeroso trabalho: a elaboração (ao nível de cortesia) do projeto de um asilo para o Centro Espírita Seara do Mestre.

Projeto do Asilo Chico Xavier
          O terreno disponível, além de pequeno, era irregular e não comportava todos os ambientes estabelecidos pela portaria 73/2001 do MPAS (normas de funcionamento de serviços de atenção aos idosos). Porém como havia a possibilidade de doação de uma área ao lado (pertencente à Prefeitura Municipal de Alfenas) desenvolvi a planta de modo que os aposentos mais essenciais ficassem localizados dentro da propriedade da Casa Espírita, já os demais seriam erguidos em uma futura ampliação.
          O projeto foi planejado para abrigar vinte e quatro idosos, onde cada quarto atenderia duas pessoas. Foram criados ainda sala de convivência, sala multiuso, posto de enfermagem, solário, jardins, horta, refeitório, almoxarifado, lavanderia, sanitários adequados à cadeirantes, além dos ambientes de apoio. Como o Centro era bem simples, a construção foi pensada seguindo o mesmo estilo.

Projeto do Asilo Chico Xavier
          A inspiração do Plano Espiritual foi primordial para a concepção deste projeto, no entanto é relevante informar que contei com a colaboração de vários profissionais de boa vontade, de diversas áreas. Embora já tenha agradecido a cada um deles, volto a fazê-lo aqui de forma geral: muito obrigado pessoal, valeu mesmo! Igualmente gostaria de destacar a contribuição da amiga e arquiteta Luciana Klein, que gentilmente tem auxiliado-me em atividades como esta.
         Arremato esta postagem com um breve trecho do livro “Vida: desafios e soluções” de Joanna de Angelis, cujo o tema é ‘juventude e velhice’:
         “É jovem todo aquele que aspira aos ideais de enobrecimento humano, esteja transitando por qualquer período existencial. Mantendo a capacidade de realizar e realizar-se”.

Já tem 1 comentário, uhuuuu!

Tatiana disse...

Que Deus o ilumine e inspire sempre!
Que novos projetos venham para acolher quem necessita!

Um abraço solidário e carinhoso

Related Posts with Thumbnails