Pular para o conteúdo principal

CEASC-BH

CEASC-BH

Este foi um dos projetos que desenvolvi para a Unifenas que mais teve versões diferentes: o CEASC-BH (Centro de Ensino e Atenção à Saúde na Comunidade de Belo Horizonte).

Numerosos ante projetos

Os primeiros estudos são de 2003, onde foram elaborados numerosos ante projetos (desde dois até cinco andares), e para cada pavimento cheguei a fazer de quatro a cinco versões diferentes de plantas.

Planejado em módulos

Com o propósito de agilizar a construção, o projeto foi planejado (em módulos) para ser edificado em pré moldados de concreto.

CEASC BH projeto Milton Kennedy

Passeio virtual pelo projeto

Foi um período de muito trabalho (o que ocasionou dores nas mãos e cotovelos), onde além dos desenhos em 2D, produzi ainda várias maquetes eletrônicas, algumas até com animações, onde era possível fazer um ‘passeio virtual’ por toda edificação! 

Projetos complementares

E mesmo após a realização de todos os projetos, inclusive os complementares (estrutural, hidráulico, elétrico, telefônico, etc) a direção da universidade não chegava a uma definição de planta: hospital, policlínica, day clinic ou apenas salas de aulas.

Peças estruturais produzidas na própria universidade

Posteriormente falarei mais sobre as muitas versões do CEASC-BH. Ah, um detalhe pertinente de se contar sobre esta obra é que todas as peças estruturais foram fabricadas na usina de concreto da própria universidade em Alfenas-MG.

Ficha Técnica

CEASC-BH (2003)
Local: Unifenas BH Campus 1
Área (aproximada): 8647,93 m²
Projeto arquitetônico: arquiteto Milton Kennedy Aquino
Orientador: Eng. Osvaldo Luiz Mariano
Cálculo estrutural: EAEA Engenheiros e Arquitetos Associados
Caixilharia: Vidralfenas
Execução: Construtora Renato Granha

Comentários

Fique mais um pouco! Veja também:

Projeto de casas pequenas

Projeto de casas pequenas Hoje apresento dois projetos de casas pequenas que elaborei em 2012 (ainda pela S.A. Engenharia). No primeiro, o proprietário desejava construir em um lote relativamente estreito e com um acentuado declive, duas casas para locação. Entradas independentes Procurei elaborar o projeto de modo que quem olhasse de frente tivesse a impressão de que se trata apenas de uma casa térrea, quando na realidade são duas com entradas independentes. Pequena e aconchegante Os ambientes são pequenos, porém bem aconchegantes, afinal o verdadeiro conforto dispensa salas e quartos enormes (e o uso das cores contribuiu bastante para deixá-los agradáveis). Distribuição inteligente da planta Já o segundo projeto, em um terreno de 5 x 30 m foi possível colocar (com uma boa distribuição da planta) um sobrado com 3 quartos (sendo uma suíte com closet), copa cozinha, sala de estar, lavabo, ampla área de ventilação, garagem e um considerável quintal para o futuro morador br

Praça – Monte Santo de Minas MG

Praça – Monte Santo de Minas MG Encerrando o apontamento dos trabalhos arquitetônicos que realizei em 2010 apresento o projeto que elaborei (pela Santos e Aleixo Engenharia ) de uma praça para a prefeitura municipal de Monte Santo de Minas. Áreas livres sem muitos equipamentos Busquei compor o espaço com materiais simples e, sobretudo econômicos, deixando áreas livres sem muitos equipamentos, de modo a propiciar uma maior convivência e recreação aos usuários. Blocos intertravados e tijolos aparente Idealizei o piso em blocos intertravados, pois este material, além da facilidade de remoção e reconstrução (caso necessário), tem o custo barato, oferece conforto, segurança e fácil escoamento das águas.  Já os canteiros foram planejados em tijolos aparente, para deixar o local mais aconchegante. É isso aí pessoal, espero que tenham apreciado o trabalho, pois eu curti muuuiito fazê-lo.  Em próximas postagens trarei projetos que realizei em 2011.  Grande abraço e mu

Lixo no hospital

Lixo no hospital Em uma visita à hospitais você já percebeu que existem sacos de lixo brancos e pretos?  Tem idéia para que serve um ou outro? Sabe qual lixo vai para qual saco?  Já imaginou o risco da colocação de objetos cortantes em sacos?  História em quadrinhos Pensando nestas questões e em outros fatores a Dra Luísa Patrícia, chefe da Comissão Contra Infecção Hospitalar (CCIH) pediu-me, em março de 2002 , que fizesse uma história em quadrinhos ensinando a maneira correta do manuseio do lixo em hospitais. Campanha de Conscientização A revista fez parte de uma campanha realizada no hospital universitário Alzira Velano , e eu tive toda liberdade para elaborar e desenhar a HQ. Nas imagens desta postagem mostro a primeira página e a capa desta importante publicação. Nota : o propósito deste modesto blog é a divulgação dos trabalhos que já desenvolvi, se esta postagem foi útil deixe um comentário. Caso não tenha atendido suas expectativas escreva assim mesmo, conte