sábado, 27 de novembro de 2010

CEASC-BH

          Este é um dos projetos que desenvolvi para a Unifenas que mais teve versões diferentes: o CEASC-BH (Centro de Ensino e Atenção à Saúde na Comunidade de Belo Horizonte).
          Os primeiros estudos são de 2003, onde foram elaborados numerosos ante projetos (desde dois até cinco andares), e para cada pavimento cheguei a fazer de quatro a cinco versões diferentes de plantas.
          Com o propósito de agilizar a construção, o projeto foi planejado (em módulos) para ser edificado em pré moldados de concreto.

CEASC BH projeto Milton Kennedy

          Foi um período de muuuuiiito trampo, dores nas mãos e cotovelos :( em que, além dos desenhos em 2D, produzi ainda várias maquetes eletrônicas, algumas até com animações, onde era possível fazer um ‘passeio virtual’ por toda edificação! E mesmo após a realização de todos os projetos, inclusive os complementares (estrutural, hidráulico, elétrico, telefônico, etc) a direção da universidade não chegava a uma definição de planta: hospital, policlínica, day clinic ou apenas salas de aulas.
          Posteriormente falarei mais sobre as muitas versões do CEASC-BH. Ah, um detalhe pertinente de se contar sobre esta obra é que todas as peças estruturais foram fabricadas na usina de concreto da própria universidade em Alfenas-MG.

Ficha Técnica
CEASC-BH (2003)
Local: Unifenas BH Campus 1
Área (aproximada): 8647,93 m²
Projeto arquitetônico: arquiteto Milton Kennedy Aquino
Cálculo estrutural: EAEA Engenheiros e Arquitetos Associados
Caixilharia: Vidralfenas
Execução: Construtora Renato Granha

Seja o primeiro a comentar!

Related Posts with Thumbnails