Pular para o conteúdo principal

Campus 2 BH (Laboratórios #2)

Campus 2 BH (Laboratórios #2)

Mês passado discorri sobre algumas obras que elaborei para o Campus 2 da Unifenas em Belo Horizonte, neste mês apontarei outros trabalhos que produzi para esta unidade.

Cinco Laboratórios

Pra começar, o projeto de adequação que concebi para o bloco 2. O programa previa a criação de cinco laboratórios (e sanitários) em um amplo barracão existente no terreno. 

Muro frontal

Porém a grande particularidade deste trabalho foi o extenso muro frontal, cuja finalidade era garantir a segurança e escudar os laboratórios da forte insolação. 

 
Unifenas BH Campus 2 laboratórios

Inspiração

Considero importante mencionar que o projeto do muro não é integralmente de minha autoria, acontece que certas vezes o Prof. Edson chegava ao DPO com algum recorte de revista ou foto de alguma obra arquitetônica que ele tinha visto em suas viagens e pedia que desenvolvêssemos algo semelhante. 

O desenho deste muro foi ‘fundamentado’ em uma foto apresentada pelo reitor.


Unifenas BH Campus 2 projeto do muro

Formas arredondadas

Optamos pelas formas arredondadas, pois elas imprimiam um certo movimento ao longo paredão, já os tijolos de vidro asseguravam a luminosidade no corredor interno. 

Jardins internos

Para contribuir com a amenização da temperatura foram criados jardins na parte interna.

Comentários

  1. Milton,a Unifenas me emociona,cada vez que vejo propaganda dela na TV.Me faz lembrar a terra amada, que na minha época só tinha a UFOA. Quando estive aí, por volta de 2004, tive a alegria de ir visitar o campus da Unifenas. Uma beleza, realmente.
    Posso te pedir uma coisa, que não sei se vc vai achar bobagem minha?Que vc faça alguns quadrinhos relembrando alguns personagens antigos da cidade.Alguns se tornam uma espécie de lenda viva.Vou adorar ver.
    Abraços e sucesso para você com este trabalho maravilhoso seu.
    Milu

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Por que perdoar é tão essencial quanto respirar?

Por que perdoar é tão essencial quanto respirar? Olá amigos, sejam bem vindos, hoje convido vocês para uma reflexão. Muitas vezes, quando ouvimos o conselho de Jesus, “ perdoar setenta vezes sete ”, parece um ideal distante, quase impossível de alcançar. Mas será que o perdão realmente é um gesto tão difícil, ou o que falta é compreendermos o seu verdadeiro significado? A Pontinha do Iceberg Quando vemos alguém agir com grosseria, crueldade ou indiferença, costumamos focar apenas na atitude em si. No entanto, o que enxergamos é só a superfície, a ponta do iceberg. Por trás de comportamentos agressivos e atitudes impensadas, frequentemente existem feridas antigas, dores mal resolvidas e ignorância emocional. Muitas dessas pessoas, sem perceber, tornam-se vítimas de si mesmas , presas a reações automáticas que acabam prejudicando a própria vida. E quando revidamos com raiva, acabamos alimentando o mesmo ciclo de sofrimento . O mal não se dissolve com mais maldade — ele se perpetua. O Per...

Pórtico de entrada

Pórtico de entrada Presentes em muitas cidades, os pórticos ou portais de entrada são utilizados para dar boas-vindas ao visitantes, e também funcionam como um cartão postal. Guaranésia MG Hoje apresento o projeto do pórtico que elaborei para cidade de Guaranésia em 2011, atividade esta realizada na Construtora  Santos e Aleixo Engenharia . Na imagem abaixo, a vista frontal do portal, sentido Guaranésia, com a opção do brasão da cidade. Alusão as cores da bandeira de Guaranésia Planejado em alvenaria e estrutura metálica, com linhas retas e simples, o pórtico faz alusão as cores da bandeira do município, possui 9,50 m de altura e 17 m de vão livre.  Atendimento a legislação Sua localização será à Avenida Sete de Setembro, em um local com boa visibilidade (nos dois sentidos) e respeitando as distâncias mínimas exigidas pela legislação. Na imagem abaixo, a vista frontal do pórtico com a opção do logo e slogan da cidade. Nota : O logotipo que aparece no pórtic...

Encapando uma prancheta

Encapando uma prancheta Olá galera, hoje a postagem é inspirada num trabalho da artista e amiga Mari Rodrigues ( clique aqui para conhecer), onde ela ensina a encapar uma prancheta com tecido.  Recortes de revistas em quadrinhos Só que aqui usei recortes de revistas em quadrinhos (lembrando que não sou artesão, isto foi apenas uma divertida tentativa). Material Vamos lá: o material é bem barato, você vai precisar de cola (pode ser escolar), pincel ou rolinho para aplicar a cola, tesoura, revista de quadrinhos, verniz acrílico para acabamento e (é claro) a prancheta, rsrsrs.  O ideal é escolher um modelo em que seja possível retirar a parte metálica (não foi o meu caso). Como fazer Daí é só aplicar a cola na prancheta e ir colando os recortes dos quadrinhos. Após a colagem das imagens (espere secar), pode-se usar uma caneta piloto para definir o contorno dos quadrinhos. Só alegria Depois de tudo seco, para impermeabilizar e dar um acabamento aplique uma fina cam...