terça-feira, 16 de novembro de 2010

AutoCADicas #4

Quem utiliza o AutoCAD provavelmente já passou por uma situação em que no meio do trabalho o micro ‘trava’, ou a energia cai e ao reiniciá-lo tem a desagradável surpresa de descobrir que o projeto (possivelmente) foi perdido.

Como recuperar arquivo do AutoCAD
Mas saiba que pode haver uma esperança. Acontece que este excelente programa gera alguns arquivos que podem ajudá-lo a recuperar seu trabalho (ou grande parte dele).
Se ocorreu um ‘Fatal Error’ a primeira coisa a fazer é localizar (no diretório em que está o projeto) os arquivos acad.err e acadstk.dmp, em seguida apagá-los. Agora procure pelas extensões *.BAK ou *.SV$ e troque-as para DWG. Pronto seu projeto foi restaurado. Mas atenção ao renomear para DWG tome o cuidado de colocar outro nome, por exemplo, de desenho.BAK para desenho2.DWG. Se ainda assim não consegue abrir o arquivo tente pelo ‘recover’ (File/Drawing Utilities/Recover).
Mas o que são estas ‘santas’ extensões?
SV$ é um arquivo de salvamento automático criado a uma determinada configuração de tempo. Em caso de travamento do AutoCAD ou algo semelhante, ele é mantido e pode ser recuperado com todas as informações até o ultimo auto salvamento. Já o BAK é um arquivo de segurança que contém a penúltima configuração salva.
Outra dica é configurar o ‘auto salvamento’ de seu CAD para um intervalo de tempo menor. Para isto basta digitar savetime e entrar com o novo valor. Os intervalos podem ser entre 1 e 600 minutos. 0 (zero) desliga o autosaving.
Crédito da dica: http://www.cadklein.com/


Seja o primeiro a comentar!

Related Posts with Thumbnails