quinta-feira, 23 de setembro de 2010

C.M.E.

          A C.M.E. (Central de Material Esterilizado) é uma das unidades mais importantes de um hospital, é ela que recebe, limpa, prepara, esteriliza, armazena e distribui todos os instrumentos cirúrgicos que não são de uso único, tais como pinças, tesouras, bisturis, etc.
          Em 2002, em parceria com a arquiteta Ana Maria Anunciação, elaborei o projeto da nova Central de Material Esterilizado para o Hospital Universitário Alzira Velano. O objetivo do reitor, professor Edson, era fazer algo maior e moderno.

Central de Material Esterilizado Hospital Alzira Velano

          Como uma CME não atende exclusivamente ao Bloco Cirúrgico, e sim a todo hospital foi necessário fazer um estudo de um local estratégico. Optamos em situar esta unidade entre os blocos dois e três, mais precisamente entre a UTI e o Centro Cirúrgico.
          O projeto desta nova CME, orientado pelas profissionais de saúde, Regina de Fátima M. Rocha, Alzira Danielle Pereira, e também pelo Engenheiro Oswaldo Luiz Mariano, foi planejado em conformidade com as normas da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Possui uma área de 213,31 m², anteriormente estava localizada (dentro do C.C.) em um espaço de aproximadamente 45,00 m², em uma área física inadequada proporcionalmente à complexidade de serviços e leitos do hospital.
             Em nossa concepção arquitetônica, graças as orientações recebidas, conseguimos distribuir as diferentes áreas de maneira a permitir um fluxo de trabalho progressivo e seqüencial, reduzindo assim as possibilidades de contaminação. Tivemos igualmente a preocupação de ‘locar’ pias destinadas exclusivamente à desinfecção das mãos dos funcionários (obs.: a lavagem básica das mãos é considerada, uma das formas mais simples e eficaz na prevenção das infecções hospitalares).


Nota: o propósito deste modesto blog é a divulgação dos trabalhos que já desenvolvi, se esta postagem foi útil deixe um comentário. Caso não tenha atendido suas expectativas escreva assim mesmo, conte sua dúvida, faça sua crítica, o importante e bacana é conhecer sua opinião.

Ficha Técnica:
CME Central de Material Esterilizado (2002)
Projeto de arquitetura: Milton Kennedy Aquino e Ana Maria Anunciação
Coordenação e orientações: Oswaldo Luiz Mariano, Regina de Fátima M. Rocha e Alzira Danielle Pereira
Caixilharia: Vidralfenas
Execução da obra: Construtora Renato Granha

Seja o primeiro a comentar!

Related Posts with Thumbnails