Pular para o conteúdo principal

Clínica de Fisioterapia e CEP

Clínica de Fisioterapia e CEP

Um outro importante projeto que desenvolvi em 2002 foi a ampliação da Clínica de Fisioterapia do Hospital Universitário Alzira Velano

A fisioterapia é um tratamento fundamental na recuperação de pacientes portadores de qualquer alteração motora. 

Novo projeto adequado a RDC nº 50

Como o projeto anterior da clínica de Fisioterapia era do início dos anos 90, havia a necessidade da elaboração de um novo estudo de regularização e reforma que adequasse a situação atual às necessidades da instituição e que também atendesse a RDC N° 50.

Clínica Fisioterapia projeto

Ambiente confortável e agradável aos pacientes

Além da proposta de adequação à legislação sanitária vigente, havia a preocupação de se criar um espaço confortável para que o tempo de permanência do paciente fosse o mais agradável possível (levando sempre em consideração algumas dificuldades arquitetônicas da edificação, já que na ocasião, tratava-se de uma construção com mais de dez anos).

Planta da Clínica Fisioterapia

Centro de Estudos e Pesquisas

O programa incluía ainda o projeto do CEP Centro de Estudos e Pesquisas que, devido as dimensões reduzidas do terreno, teve que ser planejado para um 2º pavimento. 

A construção existente não fora idealizada para suportar um novo andar, então a solução apresentada propunha a criação de pilares metálicos externos. 

Por sugestão do professor Edson, toda estrutura metálica foi calculada para receber dois novos pavimentos (mesmo que o 3º piso não fosse construído naquele período).

Clínica Fisioterapia

Efeito das cores no ambiente

Outra determinação do reitor era com relação a utilização das cores (desde a fachada e principalmente no interior dos ambientes). 

Cada uma das salas do CEP recebeu pintura em tons pastéis (verde, por exemplo, que é indicado para ambientes em que se priorize a serenidade e o equilíbrio, pois provoca relaxamento e reduz a tensão. 

Azul que é aconchegante, convidativo e exprime ao mesmo tempo amplitude e profundidade).

O terceiro piso (que no projeto previa uma cúpula em policarbonato) foi construído alguns anos depois, no entanto isto é assunto para uma futura postagem.

Ficha Técnica:

Clínica de Fisioterapia (ampliação) e
CEP Centro de Estudos e Pesquisas (2º andar)
Ano: 2002
Projeto de arquitetura: Milton Kennedy Aquino
Coordenação e orientações: Oswaldo Luiz Mariano
Fornecimento e montagem da estrutura metálica: Metallagos
Caixilharia: Vidralfenas
Execução da obra: Construtora Renato Granha

Comentários

  1. Estou fazendo neste ano de 2014 uma clinica de fisioterapia no meu tfg; estudo na universidade de Taubate,SP e gostaria de usar sua clinica como estudo de caso,teria como me ajudar me enviando as plantas e cortes?
    Grata.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Maria Reciclona

Maria Reciclona Yeah, hoje apresento um desenho que foi muito divertido fazer: a versão cartoon (animado) da Maria Reciclona , uma personagem que faz parte de um blog que tem uma proposta muito bacana em favor do nosso planeta. Mazza Pena, paixão pela reciclagem O blog foi criado pela publicitária mineira, Mazza Pena, uma apaixonada por reciclagem que acredita que a educação ambiental inicia-se no ambiente doméstico.  Simples e didática Sendo assim, ela mostra de forma didática e muito simples, como reaproveitar o lixo doméstico, transformando-o em peças utilitárias, e encontrando em cada embalagem ou objeto, uma possibilidade de transformação. E você, gosta de reciclar? Se você gosta de reciclar, reaproveitar e reutilizar materiais usados, vai adorar as idéias da Maria Reciclona. Dê uma passadinha lá, o endereço é http://mariareciclona.blogspot.com.br E aí, gostou do cartoon animado? Já pensou em presentear um amigo com uma caricatura personalizada em estilo cartoo

Todos os animais merecem o céu

Todos os animais merecem o céu Saudações amigos, sejam bem vindos!  Finalmente a primeira postagem do ano (será que ainda tenho algum leitor? Rsrsrsrs).  320 oportunidades de ser feliz Demorei a postar pois estou atravessando um difícil período de aprendizado e reafirmação de minha fé... Mas temos ainda pela frente 320 oportunidades de ser felizes, yeah! Inspiração Hoje apresento uma simples ilustração que fiz inspirado em um trecho de um livro que li no final do ano passado: "Todos os Animais Merecem o Céu", do veterinário Marcel Benedeti. Vida espiritual dos animais Nesta obra, de leitura agradável e emocionante, o autor descreve como é a vida espiritual dos animais; além de abordar temas como a eutanásia, reencarnação dos animais, e o sofrimento como meio de aprendizado e evolução.  Colônias que cuidam dos animais O livro relata também a existência de colônias que cuidam dos animais na espiritualidade e comenta em pormenores os trabalhos destas equipes espirituais.

Historinhas da Suzaninha

Historinhas da Suzaninha Olá galera, hoje apresento a caricatura cartoon que fiz em homenagem a amiga virtual Suzana, uma moça capixaba que adora desenhar, ler e ver filmes.  Eficiente Ela é portadora de necessidades especiais, mas é muito eficiente! Autora do blog “ Historinhas da Suzaninha ” onde mostra as divertidas aventuras de sua personagem: uma menininha muito criativa que conversa com nuvens, flores e bichinhos. Menina travessa Então, se puder faça uma visita ao blog desta menina travessa, e venha fazer parte desta turminha também.  Você verá que a Suzaninha é igual a todas as outras menininhas, que tem sonhos e gosta muito de ter amigos: Blog Historinhas da Suzaninha . Caricatura como presente Ah, se você quiser dar uma caricatura de presente para um amigo ou amiga, entre em contato e solicite um orçamento. Abraços, saúde e paz a todos.