Pular para o conteúdo principal

AutoCADicas #1

AutoCADicas #1

Uma de minhas ferramentas de trabalho é ‘o bom e velho’ AutoCAD, (um software muito utilizado na elaboração de desenhos técnicos em 2D e 3D). 

Então dentro da seção ‘Dicas’ postarei também a ‘AutoCADicas’, que será uma parte dedicada aos profissionais, acadêmicos e curiosos que igualmente utilizam o CAD. 

Porém antes quero deixar bem claro que estas dicas e truques foram coletados em diversos sites, folders, emails, listas de discussões, entre outros. 

E sempre que possível estarei creditando seus autores. 

Agora chega de blá, blá, blá e vamos a dica:

Dicas e truques sobre AutoCAD

Como travar um arquivo do AutoCAD?

Uma dúvida muito comum é como proteger um arquivo do AutoCAD de forma que quem o receba possa ler mas não possa alterá-lo

Eu conheço três formas de “travar” o desenho, contudo hoje falarei apenas de uma delas, mas em futuras postagens mostrarei as outras maneiras.

MINSERT

O truque é simples: abra um arquivo em branco no AutoCAD e insira o desenho que você quer proteger com o comando MINSERT

Quando for perguntado pelo nome do bloco, indique o caminho e o nome do arquivo. 

Para a coordenada de inserção digite 0,0,0. Para o número de linhas, colunas, digite 2. 

Para a distância entre as linhas e colunas digite 0. 

Salve o desenho e pronto! 

Quem receber o arquivo não poderá alterá-lo, com a vantagem de que pode usar o Osnap para pegar os pontos do desenho existente caso queira lançar outros elementos.

Crédito da dica: http://www.grapho.com.br/

Mas atenção, quem domina o AutoCAD conhece um modo de “quebrar” esta trava, posteriormente demonstrarei como fazer isto.

Comentários

  1. Oi Milton...

    Vi no painel do meu blog suas dicas sobre AUTOCAD E COMO MINHA FILHA ESTÁ FAZENDO O CURSO COPIEI AS 5 DICAS E FIZ UMA PASTA PRA ELA, COPIEI TAMBÉM OS LINKS OK...
    PINTOU UMA CHANCE DELA ESTAGIAR NUMA EMPRESA AQUI DE NOSSA CIDADE E COMO ELA ESTÁ COMEÇANDO ACHEI SUPER INTERESSANTE
    CASO TENHA MAIS DICAS, EU AGRADEÇO

    UM ABRAÇO NA ALMA..PARABÉNS PELOS SEUS PROJETOS...VALEUUU!!!

    ResponderExcluir
  2. Otimas dicas de cad, estou curtindo o blogue.
    Bem legal.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Os anjos também amam...

Os anjos também amam... Em novembro passado, o amigo Juvêncio Veloso pediu-me que ilustrasse um poema de sua amiga Tatiana Moreira.  Inspiração imediata Quando li o texto imediatamente ‘pintou’ a inspiração para uma HQ. A história em quadrinhos foi publicada no blog Simplesmente Amor , contudo achei legal mostrá-la aqui também. Simplesmente Amor Sirvo-me igualmente desta postagem para sugerir uma visita aos sites desta poetiza: Simplesmente Amor e Artes & Poesias , onde vocês poderão conhecer todo o ‘talento com as palavras’ que a Tatiana possui. Quem sabe em 2011 surjam novos trabalhos desta parceria.

Projeto de casas pequenas

Projeto de casas pequenas Hoje apresento dois projetos de casas pequenas que elaborei em 2012 (ainda pela S.A. Engenharia). No primeiro, o proprietário desejava construir em um lote relativamente estreito e com um acentuado declive, duas casas para locação. Entradas independentes Procurei elaborar o projeto de modo que quem olhasse de frente tivesse a impressão de que se trata apenas de uma casa térrea, quando na realidade são duas com entradas independentes. Pequena e aconchegante Os ambientes são pequenos, porém bem aconchegantes, afinal o verdadeiro conforto dispensa salas e quartos enormes (e o uso das cores contribuiu bastante para deixá-los agradáveis). Distribuição inteligente da planta Já o segundo projeto, em um terreno de 5 x 30 m foi possível colocar (com uma boa distribuição da planta) um sobrado com 3 quartos (sendo uma suíte com closet), copa cozinha, sala de estar, lavabo, ampla área de ventilação, garagem e um considerável quintal para o futuro morador br...

Pinga ni mim

Pinga ni mim Olá amigos, hoje apresento um divertido rótulo de cachaça que bolei para os acadêmicos do curso de administração da Unifenas  (a concepção do desenho partiu dos próprios alunos).  Detalhe: o nome da bebida é autoexplicativo, rsrsrsrs.