sábado, 24 de julho de 2010

Lixo no hospital

         Em uma visita à hospitais você já percebeu que existem sacos de lixo brancos e pretos? Tem idéia para que serve um ou outro? Sabe qual lixo vai para qual saco? Já imaginou o risco da colocação de objetos cortantes em sacos? Pensando nestas questões e em outros fatores a Dra Luísa Patrícia, chefe da Comissão Contra Infecção Hospitalar (CCIH) pediu-me, em março de 2002, que fizesse uma história em quadrinhos ensinando a maneira correta do manuseio do lixo em hospitais.

Lixo hospitalar

           A revista fez parte de uma campanha realizada no hospital universitário Alzira Velano, e eu tive toda liberdade para elaborar e desenhar a HQ. Nas imagens desta postagem mostro a primeira página e a capa desta importante publicação.

Lixo hospitalar


Nota: o propósito deste modesto blog é a divulgação dos trabalhos que já desenvolvi, se esta postagem foi útil deixe um comentário. Caso não tenha atendido suas expectativas escreva assim mesmo, conte sua dúvida, faça sua crítica, o importante e bacana é conhecer sua opinião.

12 comentários, é um milagre!

Anônimo disse...

boa noite, quero saber se a lixeira pode ficar dentro das enfermarias com os pacientes, se na hora de recolhe-lo pode tirar ali mesmo dentro da enfermaria no meio dos pacientes operados, estou com meu pai internado num desses PSMs da vida e a lixeira fica dentro da enfermaria

Milton Kennedy disse...

Saudações caro visitante, esta situação é complicada, pois acredito que ainda não há uma lei específica que regulamente isto. O ideal seria você questionar a Vigilância Sanitária de seu município. Penso que a lixeira (branca) pode ficar junto ao leito desde que aja coleta regular, e que a cada coleta o saco seja retirado, isto é, trocado. É interessante também que exista próximo as lixeiras cartazes com instruções de uso (separação correta do lixo).
Nosso objetivo, ao criamos a história em quadrinhos sobre o lixo hospitalar, foi orientar os usuários e funcionários do hospital a como descartar o lixo, evitando assim que lixo comum fosse parar em lixeiras de infectantes e vice versa.
Cordial abraço e muita paz. Melhoras a seu pai.

Anônimo disse...

Olá, trabalho com PGRS de uma grande Hospital em Florianópolis-sc e gostaria muito de ver essa HQ. Seria possível?

Karla Luz disse...

Olá, gostaria de ter acesso a Revista O Lixo no Hospital completa, para campanha junto aos colaboradores do HRSP - Marabá (PA). É possível? Desde já agradeço, Karla Luz (Coordenadora de Humanização) Email: humanizacao@hrspprosaude.org.br

Simone Omori disse...

Boa tarde, Milton. Eu vou fazer uma palestra em Unidades Basicas de Saude, e vi que voce fez quadrinhos sobre o descarte correto dos residuos em ambientes de saude. Gostaria de saber se voce poderia me fornecer esse quadrinhos, e se eles poderiam ser divulgados.

Grata,
Simone

Elisângela Germano disse...

Bom dia Milton, você disponibilizaria a Revista O Lixo no Hospital completa, para campanha sobre descarte de resíduos no Hospital Estadual Dr° Jayme Santos Neves, Vitória - ES, seria possivel? Fico no aguardo. Elisângela Germano ( Técnica em Segurança do Trabalho)Email: elisangela.silva@hejsn.aebes.org.br

Elisangela disse...

Ola Sr° Milton, trabalho em um hospital e estaremos realizando uma campanha de descarte de resíduos, será que o senhor nos foneceria os quadrinhos para usarmos na campanha? Fico no aguardo do retorno. elisangela_gs@hotmail.com

Emilia disse...

Bom dia! Gostaria de saber como consigo a revista lixo no hospital completa?!

Anônimo disse...

Boa tarde!!
Trabalho na CCIH e gostaria de ter esse revista como faço?
Lara

Anônimo disse...

Te falei do interesse da revista para CCIH e esqueci de deixar contato:
lara_rabelo@hotmail.com
Lara

Daniela Monteiro Cavalcante disse...

Boa noite Milton,
Gostaria de saber se teria como disponibilizar a revistinha "O Lixo no Hospital" completa para capacitação de funcionários de uma unidade de saúde em Maceió - AL. Sua enfermeiranda do Centro Universitário Tiradentes - UNIT e estou estagiando nesta unidade. Desde já agradeço a atenção. (e-mail: danielamcavalcante@gmail.com)

Rosiane Meira disse...

Boa tarde,
gostaria de lhe parabenizar pela história em quadrinhos e saber se há possibilidade de disponibilizar para realização de um trabalho em CCIH.
Desde já agradeço. email:rosianebmeira8@gmail.com

Related Posts with Thumbnails