Pular para o conteúdo principal

Bloco 6 - HUAV

Bloco 6 - HUAV

O projeto do Bloco 6 do Hospital Universitário Alzira Velano foi elaborado a oito mãos, em junho de 2000

Faziam parte da equipe de arquitetura: Ana Maria Anunciação, Tacciana Patelli, Raquel Figueiredo e este mero arquiteto que lhes escreve. 

Projeto inicial: 5 pavimentos

Na concepção inicial o prédio teria cinco pavimentos distribuídos em uma área aproximada de 3.170,00 m². 

Acolheria as seguintes unidades: Clínica de Fonoaudiologia, Hemocentro, Clínica de Psicologia, e salas de aula.

Projeto Clínica de Fonoaudiologia Unifenas - Milton Kennedy

Apesar de toda estrutura da edificação ter sido calculada para suportar os cinco pavimentos, somente o primeiro piso foi erguido. 

Clínica de Fonoaudiologia

Neste andar foi construída a Clínica de Fonoaudiologia, cuja planta foi planejada sob a orientação da professora Jussara Filizzola. 

Referência no sul de Minas Gerais

O reitor, professor Edson Antônio Velano, fez questão de equipar a unidade com aparelhos de última geração, o que contribuiu para torná-la no sul de Minas, referência no tratamento de pacientes portadores de todos os distúrbios da comunicação, ou seja: alterações de fala, linguagem oral e escrita, voz e audição.

Planta física Clínica de Fonoaudiologia

Conforme mencionado acima, as fundações do edifício foram executadas de modo a receber as cinco lajes projetadas... quiçá algum dia os demais pavimentos sejam construídos e abriguem tão importantes unidades.

Ana Maria Anunciação Vieira Souza,  Tacciana Patelli e Raquel Figueiredo

Projeto Clínica de Fonoaudiologia Milton Kennedy 

Ficha Técnica

Bloco 6 do HUAV (2000)
(Clínica de Fonoaudiologia, Hemocentro, Clínica de Psicologia, e salas de aula)
Área inicial do projeto: 3173,00 m² (5 pavimentos)
Área construída: 634,60 m² (primeiro piso)
Local: Hospital Universitário Alzira Velano, Alfenas-MG
Projeto arquitetônico: Milton Kennedy, Ana Maria Anunciação, 
Tacciana Patelli e Raquel Figueiredo
Caixilharia: Vidralfenas
Execução: Construtora Renato Granha
Fornecimento dos granitos: Sul Pedras

Comentários

Fique mais um pouco! Veja também:

Doação de medula óssea

Doação de medula óssea Saudações galera, a postagem hoje foi sugestão da amiga virtual e poetiza Tatiana Moreira , e fala sobre uma atitude muito bacana: a doação de medula óssea, um gesto de amor que pode salvar vidas! O que é preciso para doar medula óssea? Para ser um doador, além da sua vontade, é preciso ter entre 18 a 55 anos e estar com boa saúde (diabéticos e hipertensos também podem doar) e não há peso mínimo como para os doadores de sangue . Apenas 5 ml de sangue Através de uma pequena amostra do seu sangue (5 ml) são realizados testes que determinam as características genéticas que são necessárias para a compatibilidade entre doador e paciente. Verificada a compatibilidade só aí o doador é convocado para fazer a doação. Como é feita a doação da medula óssea? Muitos imaginam que retiram toda nossa medula, mas na realidade é extraído menos de 10% (e ela recompõe-se rapidinho, em torno de 15 dias).  Há duas formas de coleta: pode-se retirá-la através de uma agulha inserid...

Mau humor? Tô fora!

Mau humor? Tô fora! Segundo um estudo realizado por uma Universidade da Carolina do Norte, e publicado na revista científica Circulation da Associação Americana do Coração, a raiva pode matar de verdade!  Ou, no mínimo, aumentar o risco de sofrer um ataque cardíaco. Pessoas irritadas correm maior risco de infarto Durante seis anos, a equipe (que estudou o comportamento de 13.000 homens e mulheres com idade entre 45 e 64 anos) descobriu que pessoas que se irritam intensamente, e com frequência, têm três vezes mais probabilidades de ter um infarto do coração, do que aquelas que encaram os problemas com mais serenidade. Carga extra de adrenalina - Como ocorre Isto acontece porque cada vez que a pessoa tem um episódio de raiva, o organismo joga no sangue uma carga extra de adrenalina.  A concentração desse hormônio no corpo aumenta o número de batimentos cardíacos e estreita os vasos sanguíneos, o que faz com que a pressão arterial se eleve.  A repetição de...

Praça #2 - Monte Santo de Minas

Praça #2 - Monte Santo de Minas Elaborei este projeto (através da Santos e Aleixo Engenharia) em 2011. E o propósito da prefeitura municipal de Monte Santo de Minas era proporcionar um local de lazer  adequado às famílias do bairro Coeté. Reurbanização da avendia Coeté Esta atividade fez parte do programa de reurbanização da Avenida do Coeté, cuja uma das etapas consistia na construção de 63 casas populares para as famílias carentes do bairro (relembre esta postagem clicando aqui ). Blocos intertravados e tijolos aparente O projeto segue o mesmo plano da praça anterior que elaborei para este município (recorde clicando aqui ), ou seja, um espaço com materiais simples, piso em blocos intertravados e canteiros planejados em tijolos aparente.  Formato assimétrico Porém a preocupação primordial foi facilitar a circulação dos usuários (sobretudo por estar localizada em uma esquina), daí o formato assimétrico.  Cores e sensações Busquei ainda trabalhar com pla...