quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Biblioteca Universitária Unifenas

         Em 1994, o primeiro projeto que desenvolvi como arquiteto na universidade, foi o novo prédio para a biblioteca universitária. Anteriormente ela funcionava em um local com aproximadamente 320,00 m², e já estava pequena para uma instituição escolar em crescimento. Realizei um amplo trabalho de pesquisa sobre ventilação, insolação e material a ser utilizado (levei até trampo pra terminar em casa, rsrsrsrs). Projetei a biblioteca em alvenaria convencional, num único pavimento mas com níveis diferentes, domos para iluminação natural e até jardins internos, porém no meio do caminho o reitor, que gostava de brincar de arquiteto, optou por fazê-la em estrutura pré-moldada de concreto.

Biblioteca Universitária

           O pavimento inferior foi feito pelo Júlio César Barrios (salas de pesquisa, laboratórios, cantina, etc). Eu desenvolvi o projeto arquitetônico do pavimento superior (acervos de livros, cabines para estudo em grupo e estudo individual, sala de internet, terminais de consulta, sanitários, guarda-volumes, etc). Uma preocupação que tínhamos era com a acessibilidade de pessoas portadoras de necessidades especiais (PPNE) ao 2º pavimento. Elaborei então uma rampa paralela ao corpo da edificação, e o Júlio fez um estudo para a instalação de um elevador. Infelizmente nenhum dos dois estudos chegou a ser executado na época (somente em 2008 instalaram um elevador para PPNE).




          Como a biblioteca era toda em concreto (inclusive as telhas) foi pensando, também neste 2º pavimento, em uma área para implantação de um grande jardim que contribuiria para amenização da temperatura, além da instalação de uma central de ar-condicionado. Aqui cabe uma observação: a universidade adquiriu da empresa fabricante de estruturas de concreto, a ‘obra pronta’, isto é, dois enormes salões já com o pé-direito definido; nós do setor de obras fizemos o estudo para a melhor distribuição dos ambientes. A obra teve início em 1995, com área total de 2700,00 m².

Já tem 1 comentário, uhuuuu!

Matheus disse...

por enquanto estou so observando!
e estou gostando do que estou vendo.

Related Posts with Thumbnails