Pular para o conteúdo principal

Wangari Maathai

Wangari Maathai

Muito tem se falado na preservação do meio ambiente, mas poucos se empenham na conservação e cuidado com nosso planeta.

Hoje gostaria de apresentar para vocês uma mulher à frente de seu tempo, que além de fazer a diferença, desbravou e apontou caminhos, sendo uma fonte de inspiração para todos nós.

desenho Wangari Maathai abraçada árvore Milton Kennedy

Quem foi Wangari Maathai?

Wangari Maathai nasceu no Quênia em 1940, na Vila de Ihithe.

Foi a primeira africana a conquistar doutorado, e também a primeira ambientalista de seu país, sendo eleita ministra do Ambiente e Recursos Naturais.

Wangari percebeu que a única fonte de energia de seu país era o fogo, e que a derrubada de árvores sem planejamento diminuiu em muito a perenidade dos rios. 

Consequentemente sem mata e sem água, os animais (fonte de alimento) sumiram. O que forçou as pessoas da área rural a migar para as cidades, causando um enorme colapso, visto que não havia infraestrutura para recebê-las. 

Maior projeto de reflorestamento do mundo

Maathai viu que era preciso mudar esta situação, criou então o maior projeto de reflorestamento do mundo, onde plantou aproximadamente 47 milhões de árvores juntamente com uma equipe de quenianos.

Wangari Maathai no Quênia

Prêmio Nobel da Paz

Em 2004 recebeu o Prêmio Nobel da Paz. 

Questionada por que o reflorestamento é merecedor do Prêmio Nobel, respondeu que se é merecedor não sabia dizer, mas que se não for feito a substituição das árvores derrubadas em breve faltará água no planeta.

Um trabalho difícil repleto de obstáculos

Seu trabalho não foi nada fácil, pois no início demorou muito para convencer as pessoas de que é possível melhorar o meio ambiente mesmo sem muita tecnologia ou recursos financeiros, e posteriormente porque foi presa inúmeras vezes, visto que seu projeto de plantio de árvores incomodou membros políticos do governo.

Contudo ela sempre dizia: “qualquer pessoa que alguma vez conseguiu algo, caiu muitas vezes (…), mas todas elas se levantaram e seguiram lutando, isso é o que sempre tentei fazer. ”

Desencarne

Em 2011 Wangari Maathai retornou ao Plano Espiritual, aos 71 anos, vítima de um câncer. Lamentavelmente seu projeto de reflorestamento aparentemente foi engavetado.

Seja também um multiplicador de árvores

Mas e aí pessoal, vamos ser um multiplicador de árvores como a Wangari Maathai? 

Procure algum órgão de meio ambiente de sua cidade para saber qual espécie melhor se adapta a sua região, qual local correto para o plantio e quais os cuidados necessários.

Bora lá fazer a diferença!

Fonte para elaboração do texto:
Matéria de Mary Ishiyama (http://www.mundoespirita.com.br)


Comentários

  1. Simplesmente maravilhosa tua homenagem à essa grande mulher!

    abração praiano, chica

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo trabalho e homenagem meu amigo!! Gratidão também por visitar e comentar no meu blog!! Abraços -Lex

    ResponderExcluir
  3. Que dica bacana, e seu desenho ficou bem colorido. Gostei muito.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Memórias de um suicida

Memórias de um suicida Saudações amigos, hoje apresento uma rápida ilustração que fiz inspirada em um livro que terminei de ler há poucos dias, “Memórias de um suicida”, uma obra escrita em linguagem culta e rebuscada, com narrativas fortes, porém esperançosas. Camilo Castelo Branco Neste livro, o renomado escritor português, Camilo Castelo Branco, descreve à médium Yvonne Pereira, com detalhes impressionantes, sua dolorosa experiência após a desencarnação pelo suicídio. Leitura envolvente e emocionante Apesar do tamanho da obra (são mais de 500 páginas) a leitura é envolvente e emocionante.  O autor espiritual além de descrever as consequências do suicídio, narra ainda os trabalhos de socorro aos desencarnados, o planejamento da reencarnação nas colônias, a educação no plano espiritual, enfim a misericórdia de Deus para com os suicidas. Convite a vida Um livro que é um convite à vida e à luta contra esse mal tão comum.  E a  exemplo da postagem ( Voltou, mas esqueceu... ), fi

Laboratórios de informática

Laboratórios de informática Elaborei os primeiros estudos para instalação dos laboratórios de informática no bloco 20 da Unifenas , em 2001 .  Anteriormente este prédio pertencia ao extinto curso de Arquitetura e Urbanismo , e para esta adequação foram utilizadas duas grandes salas de aula.  È bom ressaltar que o bloco da Arquitetura possuía as maiores salas devido ao uso das pranchetas para desenho (1,20 x 1,00). Equipamentos modernos O reitor, professor Edson, consciente das exigências dos tempos atuais, além da aquisição de computadores de última geração, investiu ainda, em materiais de primeira qualidade para execução da obra.  Ergonomia dos mobiliários Também foram desenvolvidos desenhos específicos dos mobiliários, o que ofereceu mais conforto e modernidade aos acadêmicos; além da criação de sanitários exclusivos para estes laboratórios.   Antes da definição final da planta foram produzidos diversos estudos. E assim ocorria com as demais obras da universidade, sempre eram concebi

Praça – Monte Santo de Minas MG

Praça – Monte Santo de Minas MG Encerrando o apontamento dos trabalhos arquitetônicos que realizei em 2010 apresento o projeto que elaborei (pela Santos e Aleixo Engenharia ) de uma praça para a prefeitura municipal de Monte Santo de Minas. Áreas livres sem muitos equipamentos Busquei compor o espaço com materiais simples e, sobretudo econômicos, deixando áreas livres sem muitos equipamentos, de modo a propiciar uma maior convivência e recreação aos usuários. Blocos intertravados e tijolos aparente Idealizei o piso em blocos intertravados, pois este material, além da facilidade de remoção e reconstrução (caso necessário), tem o custo barato, oferece conforto, segurança e fácil escoamento das águas.  Já os canteiros foram planejados em tijolos aparente, para deixar o local mais aconchegante. É isso aí pessoal, espero que tenham apreciado o trabalho, pois eu curti muuuiito fazê-lo.  Em próximas postagens trarei projetos que realizei em 2011.  Grande abraço e mu