sábado, 21 de setembro de 2013

Suicídio #2

Saudações amigos, há algum tempo vimos no blog a história de Donald Ritchie (relembre clicando aqui), um senhor com mais de oitenta anos, que já conseguiu salvar mais de 400 pessoas do suicídio. Hoje conheceremos Chen Si, um chinês de aproximadamente 40 anos que tornou-se conhecido como o “anjo da guarda” da ponte do rio Yangtzé, de onde mais de mil pessoas já pularam, desde 1968, quando foi inaugurada.

Chinês Chen Si

Todos os finais de semana Chen Si parte em direção à histórica ponte, levando nas mãos apenas uma garrafa térmica com chá. “Se eu salvar uma única pessoa, para mim já é o bastante” – diz Chen, que observa atento o vai-e-vem de transeuntes. Segundo ele, é fácil reconhecer os potenciais suicidas. “São pessoas que caminham de maneira desanimada” – descreve. Até o momento, ele já salvou mais de 42 pessoas (data da reportagem *). Chen também distribui na ponte folhetos com o número de seu celular, que funciona como uma espécie de linha de emergência.
Há pouco tempo, universitários da China decidiram ajudá-lo, e agora se revezam na patrulha da ponte, juntamente com algumas das pessoas que ele convenceu a não saltar. “Salvei muita gente, mas uma pessoa, sozinha, não é suficiente para fazer o trabalho” – disse Chen.

Seareiros de volta

Sobre o assunto, vale recordar o texto “Solução ideal”, de Joaquim Murtinho, que está no livro “Seareiros de volta”, psicografado por Waldo Vieira:

“– Perdeste a fé em ti mesmo e pensas acabar com tudo?
– Carregas tamanha desilusão, no tocante aos outros, que não mais encontras razão para viver?
– Acalentas propósito oculto e absolutamente manifesto de desertar da existência?
Calma! Ainda não tentaste todos os recursos nos problemas que te espezinham.
Espera! Muitas equações existem que não foram lembradas.
Medita! A esperança não pode morrer assim.
Sofreia ímpetos, pacifica pensamentos, ventila o cérebro e desanuvia o coração.
Quem tem direito de desfazer-se da vida? E, além disso, quem já usufruiu todos os encantos e arrebatamentos, lícitos e naturais, que a experiência humana pode oferecer?
Sempre há uma solução que ainda não foi aventada; uma ideia que ninguém teve; uma pessoa a que se não recorreu; uma saída até agora não entrevista.
Hás de convir que a tua vida na Terra nem sempre foi um caminho em fogo, como acontece agora, e concordarás em que já colheste momentos de júbilo inolvidável.
Impossível acreditar que não te recordes, com sincera saudade, de episódios felizes
que a lembrança, de vez a vez, te induz a revisar na memória enternecida.
A romagem oscila sempre entre a dor e o prazer, a lágrima e o sorriso. Se presentemente troa a tempestade, logo mais se abrirá o horizonte na apoteose do arco íris.
A ponderação, até hoje, onde aparece no mundo, consegue evitar o desastre. O teu caso não será exceção.
Jesus, tão discutido, tão mal-interpretado e, contraditoriamente, tão amado, é a fórmula ideal. E sua voz ainda nos ecoa aos ouvidos: ‘Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei. ’
Ir a Jesus demanda atitudes específicas nas trilhas do burilamento espiritual, como sustentar a esperança, reconhecer-se mais humilde, garantir a serenidade na resignação, não exagerar as próprias conveniências, sair de si mesmo, servir aos outros, perseverar no melhor.
Receberemos e receberás o alívio prometido por Ele, através do reencontro contigo na íntima superação do desencanto e do desespero, pela rendição racional à paciência e ao erguimento do bem, quando achares a paz que supunhas fora de ti, a confiança momentaneamente eclipsada, a alegria a que te desabituaste e o anseio de viver que reabraçarás, exultante de regozijo.
Bem-aventurado és tu que choras, porque serás consolado.
O Evangelho, à luz do Espiritismo, tem aquilo que procuras.
Nas mágoas e provações que te alanceiam a alma já usaste múltiplos remédios que não te minoraram a dor, porém, não exauriste a farmacopéia da vida.
Falta-te ainda a terapêutica essencial.
Experimenta Jesus.”

Fontes:
Boletim SEI nº 1913 (27/11/2004) do Lar Fabiano de Cristo
* Jornal Folha de São Paulo (25/11/2004)

33 comentários, é um milagre!

✿ chica disse...

Que pena ver tantas pessoas tentando abandonar essa vida e ir antecipadamente... Mas que belo trabalho de mais esse homens e que bom que agora tem a ajuda de estudantes. Pode parecer pouco, mas cada vida salva, é uma grande alegria! abração,tudo de bom,chica

Anne Lieri disse...

Que super conselho nessa msg!Muito linda!Tb achei de grande amor e desapego a iniciativa desse senhor,salvando pessoas do suicidio.Fiquei assombrada com o tanto de gente que já tentou pular dessa ponte!Ótima postagem!bjs e bom fim de semana,

Vera Lúcia disse...


Olá Milton,

Louvável a iniciativa deste chinês. Atitudes assim é que mereciam ser copiadas. Admiro as pessoas que abrem mão de um tempo seu para dedicá-lo ao próximo. Chen Si é um ser iluminado.
Como ressalta o belo texto psicografado: "Sempre há uma solução que ainda não foi aventada; uma ideia que ninguém teve; uma pessoa a que se não recorreu; uma saída até agora não entrevista". É preciso manter a fé nos momentos de desconsolo, desespero e de dor. Tudo é passageiro. Deus não desampara seus filhos e o alívio sempre chegará.

Muito bacana a arte da ilustração.

Ótimo final de semana.

Abraço.

Fernanda Bender disse...

Nunca tinha ouvido falar desse cara... mas que coisa boa que ele tem feito, nossa... alguém que realmente se preocupa com seu semelhante e pratica exatamente o que Jesus ensinou... o amor ao próximo. Muito legal mesmo!

Evanir disse...

Tenho andado ausente infelizmente
mais de alguma forma lutando.
Eu sei , que no mundo teremos grandes aflições
com fé e muita garra vou seguindo com grande luta
minha viagem.
Deus abençoe seu Domingo
e da sua família.
Beijos no coração , Evanir.

Ateliê Tribo de Judá disse...

Olá Milton
A vida deve sempre ser celebrada pois é um verdadeiro presente, acredito que não somos seres humanos passando por uma experiência espiritual mas somos seres espirituais passando por uma experiencia humana,pena que nem todas as pessoas entendem assim e resolvem interromper o seu trajeto natural.
Este homem é uma luz que brilha na escuridão e vejo que esta luz se propaga a partir de seu exemplo.
Amo seus desenhos ficou muito legal , muito parecido.
Desejo-lhe um lindo final de semana.
beijos
Joelma

Lex Dizih disse...

Que texto incrível Milton, e que atitude admirável tem esse senhor chinês. Estou impressionado.
Que Deus abençoe essas vidas iluminadas sempre!!
Parabéns por esse post, e pela arte.
Abração

Elisa T. Campos disse...

Milton

Esses desenhos humorísticos me encantam pela diversidade de facetas. Obrigada pela visita. Sua comunicação com humor será sempre bem vinda. Fico imensamente grata por abrir as portas do seu blogue para eu poder apreciar seus cartoons maravilhosos.

Precisamos tanto de pessoas iluminadas como Donald Ritchie e Chen Si que não medem esforços para auxiliar o próximo.
Um oportuno post para este mundo tão conturbado.
Um lindo domingo para você.
bjs.

✿ chica disse...

Milton, não sei, acredito que sim lá no Instagram! abraços,chica

ॐ Shirley ॐ disse...

Querido amigo, muitos não sabem que estão , exatamente, no lugar que escolheram estar, desconhecem a Lei da Causa e Efeito, Ação e Reação...Quanto ao chinês, que alma grande. Milton, repito, você desenha maravilhosamente bem. beijo!

Clara Lúcia disse...

Milton, esse assunto de suicídio é muito grave. Qtas pessoas se matam e ninguém entende o por quê? Porque não prestam atenção aos sinais que a pessoa demonstra. Simplesmente ignoram os sentimentos do outro.
Que esses anjos das pontes se multipliquem pelo mundo afora.
Às vezes tudo o que a pessoa precisa é um abraço e de companhia. Simples assim.

Uma ótima semana, menino!

Moro em um Kinder Ovo disse...

Esperança... ela não pode nos abandonar nunca.

Lucia Costa Siqueira disse...

Que postagem linda.
Mensagem maravilhosa!!
O gesto deste senhor,vem provar que nem tudo esta perdido.
Parabéns e obrigado por partilhar este post.
Abraço caro amigo

Leonel disse...

Benditos sejam esses anjos da guarda, na China ou em qualquer parte do mundo, que ajudam as pessoas a cumprirem seu papel até o fim.
Abraços, Milton!
Saúde e paz!

Patricia Galis disse...

Eu adoro ler relatos como esse, são pessoas que fazem toda a diferença nesta vida.
Gostei muito do texto, creio que qdo uma pessoa tenta se suicidar ela está pedindo socorro, esse versículo da bíblia já me fortaleceu em muitos momentos da minha vida;
-Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei. ’
E o final do texto foi simplesmente maravilhoso:
Falta-te ainda a terapêutica essencial.
Experimenta Jesus.”

Suzane Weck disse...

Ola,ainda bem que existem pessoas como Chen Si neste universo conturbado.Será que temos alguém parecido no Brasil?Gostaria muito de saber.Texto maravilhoso escolhestes para nos presentear."Experimenta Jesus" é a mais curta e sábia frase que precisamos lembrar Sempre.Meu grande abraço querido Milton.SU

Lu Nogfer disse...

Caramba!Fique emocionada!
Triste ver pessoas tentando dar fim na própria vida, mas que bacana a atitude desse moço! Se em cada cantinho do mundo houvesse ao menos uma pessoa para fazer uma boa ação em prol da vida, quantas pessoas infelizes recuperariam a vontade de viver, não?!
Que bacana!

Parabéns, amigo, pela postagem que vejo como um grande incentivo a humanidade!

Forte abraço e uma linda semana pra vc!

Rita disse...

Que lindo meu amigo, ler esse texto a gente acredita sim que existe anjos aqui na terra, e esse homem é um, concordo com
algumas mensagens lida aqui, pedir socorro dessa maneira trágica é dada por Deus ....e tem quem ajuda melhor ainda
Parabéns pelo post maravilhoso

Abraços com carinho

└──●► ¸.·*Rita!!

Carlos Hamilton disse...

Meu amigo Milton, como sempre dando um show!

Que Deus te abençoe.

Abraços

Patrícia disse...

Graças a Deus q o ato desse Sr deu frutos. No mundo que vemos um tirando a a vida do outro a toa, famílias se amatando é muito digno , lindo, uma benção ver pessoas assim que estão lutando por salvar vidas . Creio q muitos que foram ajudados , hj são muito gratas a esse Sr e agora a seus amigos. Fico emocionada de pensar que muitos sem saber o peso de um suicídio não conseguiram cometer essa ato terrível. Lindo demais essa história, obrigada por compartilhar e claro adorei a Iliustração . Abraços
Abção

Maria Emilia Moreira disse...

Olá boa tarde!
Li o artigo e alguns comentários. Acho fantástico que se dê a conhecer pessoas assim: dispostas a ajudar o próximo, às vezes pondo em risco a própria vida. Um exemplo magnífico e que está a dar frutos. A ilustração está o máximo!
Abraços de Portugal.
M. Emília

Vera Lúcia disse...

Olá Milton,

A imagem é mesmo de Alex Lashkevitch. Verifiquei no google. Já identifiquei a respectiva autoria na imagem. Obrigada pela dica. Pelo visto, você também é ligado em pinturas. Eu amo artes e sempre salvo as imagens das obras que me agradam para utilizar na ilustração de minhas postagens.

Grande abraço e ótimo final de semana.

Jussara Neves Rezende disse...

Que belo post, Milton K.! Atitudes como a desse chinês me emocionam bastante por me lembrarem que o mundo ainda tem gente de verdade. Que ótima a sua ilutsração com o riso aberto do chinês e a fumaça do calor do chá. Bem dizem que é sempre bom oferecer uma bebida quente a quem está triste...
Das considerações finais retiro esta para mim - para lembrar:
"Sempre há uma solução que ainda não foi aventada; uma ideia que ninguém teve; uma pessoa a que se não recorreu; uma saída até agora não entrevista".
Abraço!
Obrigada pelo elogio ao meu haicai. Fiquei bem feliz por tê-lo feito! E minha mãe adorou saber do seu elogio aos desenhos dela :)

PERSEVERÂNÇA disse...

Acredito que ao passo que compartilhamos a força de vida com outros, estamos ao mesmo tempo também recebendo o favor de nosso amoroso Pai Celestial; a vida humana é um presente único e verdadeiro.
Me emociono com fatos como estes, retorno para comentar melhor.
Desde já agradeço por dividir esse assunto e com certeza você querido Milton foi escolhido para ser o mensageiro de temas tão importantes e pessoas.
Abraço fraterno
Nicinha

Filha do Rei disse...

Oi, Milton, pessoas que fazem a diferença estas do teu post e deve ser um desespero pessoas que chegam a pensar e tentar se matar.
Parabéns pelo post.Tenha um abençoado fim de semana. Bjs

Rita disse...

Bom dia!!!
Abraços de um domingo feliz

└──●► ¸.·*Rita!!

Carmen disse...

Oi Milton!!!
Gostei de conhecer esta história de amor ao próximo e tbm da sua forma de "evangelizar",pois acredito que é realmente assim que se ensina...sutilmente,levando a mensagem e mostrando o exemplo, despertando na fé.
Boa semana e bom trabalho!!

Suzane Weck disse...

Ola passei para te desejar uma ótima semana e deixar o meu abraço.SU

LUZ disse...

Olá, Milton!

Tudo bem?

Vamos lá a mais um "milagre", ou seja, meu comentário.

Quem diria! A China, o país mais populoso da terra, e dizem os especialistas, em Economia, que virá a dominar o mundo, sobretudo no aspeto económico.

Dinheiro não traz felicidade, já todos sabemos. De qualquer jeito, eu acho o povo chinês, em geral, triste, introvertido e escravizado.

E se nascer menina, em zonas pobres, já tem destino marcado: ser morta.

Desconhecia esse assunto dessa ponte, mas a ideia do Chen é excelente. Se evitarmos o suicídio de UMA pessoa, já é vitória.

É preciso que encontrem algo ou alguém, já para não falar em Deus/Jesus, porque o país é enorme e se viram muito para certos misticismos, mas se esses forem solução para seus problemas e se eles conseguirem ser felizes, respeitando os outros, vivendo, sincera e honestamente, em sociedade, então que adorem/venerem uma "montanha", por exemplo.

SÓ DEUS CONHECE OS CORAÇÕES.

Adorei ler seu texto. Demonstra sua preocupação pelos outros, para além da informação, claro está.

Boa semana.

Um abraço da Luz.

Jonathan Pires disse...

Não precisa de super poderes pra ser um herói.
Grande postagem, meu amigo

Abração!

LUZ disse...

Oi, Hamilton!

Creio que já comentei esses texto, porque o reli e me lembro perfeitamente da mensagem, só que não vejo cá meu comentário.

Linda sexta-feira.

Abraço da Luz.

Historinhas da Suzaninha disse...

Puxa... é sempre bom ler notícias assim. Pudesse ter mais né?

Fico me perguntando, o que faz uma pessoa querer desistir do seu bem mais precioso?Eu realmente não entendo...

Que bom ter pessoas iluminadas como esse senhor, que lhes dão uma segunda chance.

Fica com Deus, viu?

Kellen Bittencourt ( Trilhamarupiara) disse...

Que bacana e interessante esta história, que bom que tem pessoas dispostas assim no mundo! Como pode tanta gente pular de uma ponte, meu Deus que desespero! Abraçosss

Related Posts with Thumbnails