Pular para o conteúdo principal

Feito com os pés

Feito com os pés

Enquanto a maioria de nós lamenta ou deixa se abater diante das menores dificuldades da vida, uma garota de 26 anos, portadora de paralisia cerebral, é um verdadeiro exemplo de vida.


Pintura com os pés portador de necessidades especiais
Priscila de Toledo Fonseca é uma fonte de alegria. A mobilidade que lhe falta no corpo sobra no pensamento, sempre ativa e pronto a produzir coisas novas. 

Quem é Priscila de Toledo Fonseca?

A jovem, que reside em Belo Horizonte, é autora do livro “Poemas dedicados aos amigos”, que escreveu com o pé esquerdo com o uso do computador. 

Ela ainda faz design gráfico na Universidade Estadual de Minas Gerais, estuda inglês na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, namora e é feliz.

Apaixonada pela Internet

Priscila também é uma apaixonada por internet, onde expõe sua outra forma de arte, a pintura, e fala de suas experiências de vida e do preconceito com o qual teve de aprender a conviver desde cedo.

Pedras no caminho

Aprendi que sempre terei muitas pedras no meu caminho, mas luto para tirar o máximo dessas pedras por onde ando para mim e para que outros como eu possam passar. Luto por um único sonho: ser alguém na vida”. 

Sonhos

Os sonhos de cada fase da vida Priscila realizou um a um, porém ela ainda tem vários que prefere não contar antes do tempo.

Reportagem trabalho feito com os pés

Ela tem duas páginas na internet, quem quiser conhecer essa batalhadora pode acessar www.feitocomospes.com.br e http://feiitocomospes.blogspot.com.br

Tuas Dificuldades

A propósito do tema, vale recordar a página “Tuas dificuldades”, de Emmanuel, inserida no livro “Coragem”, psicografado por Chico Xavier:

Imagina como seria difícil de suportar um educandário em que os alunos tão somente soubessem chorar na hora do ensino.

Reportamo-nos à imagem para considerar que sendo a Terra nossa escola multimilenária, urge receber-lhe as dificuldades por lições aceitando-lhe a utilidade e o objetivo.

Diante dos obstáculos, ninguém precisa fixar-se no lado escuro que apresentem.

Um náufrago, faminto de estabilidade, ao sabor das ondas, não se lembrará de examinar lodo no fundo das águas, mas refletirá no melhor meio de alcançar a terra firme.

Todo minuto de queixa é minuto perdido, arruinando potencialidades preciosas para a solução dos problemas, sobre os quais estejamos deitando lamentação.

Toda prova, seja qual for, aparece na estrada, a fim de elastecer-nos a força e aperfeiçoar-nos a experiência.

Em síntese, quase toda dificuldade implica sofrimento e todo sofrimento, notadamente aqueles que não provocamos, redunda em renovação e auxílio para nós mesmos, lembrando a treva noturna, em cujo ápice começa a alvorada nova.

Saibamos arrostar os impedimentos da vida, sem receá-los. Cada qual deles é portador de mensagem determinada. Esse é um desafio a que entesoures paciência, aquele outro te impele à sublimação da capacidade de amar no cadinho da provação.

Aprendamos, sobretudo, a decifrar os enigmas da existência, na oficina do Bem Eterno.
Serve e compreende.
Serve e suporta.
Serve e constrói.
Serve e beneficia.
Tuas dificuldades – tuas bênçãos.

Nelas e por elas, encontrarás o estímulo necessário para que não te precipites nos despenhadeiros do orgulho, e nem te encarceres nas armadilhas do marasmo, prosseguindo, passo a passo, degrau a degrau, em tua jornada de burilamento e ascensão.

Fontes:
Boletim SEI nº 1985 (15/4/2006) do Lar Fabiano de Cristo;
Jornal Estado de Minas, Caderno Bem Viver (09/10/2011)

Comentários

  1. Amigo,vc sempre nos emocionando com posts incríveis e ilustras maravilhosas, quando crescer quero fazer uns posts assim.
    Te agradeço por tornar meu domingo mais feliz, ver uma mulher tão especial , essa sim é um MULHERÃO de verdade,por sua garra, determinação, luta e outros adjetivos que a faz ser exemplo pra todos , com certeza ela vai longe.
    Fico feliz de ver pessoas assim que não se intimidam com as barreiras difíceis que a vida as vezes apresenta... enquanto exite pessoas que se dizem "normal" e não correm pra fazer nada na vida...ela faz duas faculdades, namora e é feliz , Deus abençoe.
    Eu faço muita questão de conhecer o blog dela , ver suas artes (que devem ser divinas)e seguir.
    Qdo morei em SP, fui voluntaria por muitos anos no TELETON, vi muitas pessoas incríveis assim como a Priscila q muito me inspiravam nunca desistir dos sonhos.
    Bom restinho de domingo amigo e mais uma vez obrigada por essa maravilha de post
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Voltei porque tem um filme que me lembrou a história da Priscila, "Meu Pé Esquerdo" com o ator Daniel Day-Lewis como ator principal, lindo filme!
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Kennedy...
    Que grande oportunidade nos deste de refletir a cerca do que muitas vezes julgamos ser um grande problema e na verdade não passa de um grande egoismo de nossa parte, pois existem questões muito maiores...
    Postagens assim me fazem crer num mundo melhor, mais humano... Um mundo sem tantas lamúrias mas com sede de vida e oportunidade de aproveitar a dádiva ofertada por DEUS.
    Deixo um abraço forte e apertado com carinho e admiração!
    ;)

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Meu caro e bom amigo

    Eu me encanto com seus posts sempre trazendo mensagens lindas,exemplos que nos fazem pensar e entender que somos previlegiados e assim mesmo ainda reclamamos..........
    Obrigado pelo carinho e vst,volte sempre que puder
    Um abraço
    Lu

    ResponderExcluir
  5. Milton,que bela msg nessa sua postagem!Primeiro, a lição de vida dessa menina!Nós reclamamos demais mesmo!Que ensinamento para todos nós e parabéns tb pela ilustração;FICOU um show!Bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
  6. Primeiro quero agradecer sua gentileza no meu espaço, um elogio vindo de alguém com seu talento é uma honra, a respeito do post simplesmente uma lição de vida, já estou indo conhecer os links indicados....as vezes reclamamos tanto, depois de ler esta mensagem estou a refletir com certeza.

    ResponderExcluir
  7. Oii Milton, que história incrível, e que lição de vida desta moça, e tanta gente reclamando da vida, vou conhecê-la com certeza, imagino o qto podemos aprender com ela, o desenho ficou lindo, e a mensagem final maravilhosa! Obrigado amigo! Abraçosss

    ResponderExcluir
  8. Sensacional esse post...
    realmente um exemplo de vida!!

    abraço

    ResponderExcluir
  9. ★ღ.•*”ƸӜƷ”*•.•.ღ.
    Diante dessa alegria toda mostrada
    aqui com essa pessoinha tão maravilhosa
    só tenho que elogiar seu post
    Adorei e fiquei muito feliz
    Abraços cm carinho
    Rita
    ★ღ.•*”ƸӜƷ”*•.•.ღ.

    ResponderExcluir
  10. Milton. Saber um pouco mais sobre a Priscila e poder ver através do seu olhar iluminado é um presente para nossos corações. Você sempre nos surpreende com suas acertivas e belas escolhas de páginas edificantes que publica por aqui. Agradeço pela oportunidade. Um abraço.

    ResponderExcluir
  11. Adorei a sua Postagem!
    É um Verdadeiro Exemplo de Vida
    Hoje eu reclamei do Calor

    Um forte abraço meu amigo
    Andrea

    ResponderExcluir
  12. A tua reportagem, Milton,dá-nos força para vencermos os pequenos percalços que temos pela vida e que os transformamos em gigantes.A lição de vida da Priscila é obra do Todo Poderoso. É o retrato da superação. A gente até se sente envergonhado frente a grandeza de bravura dessa menina.
    Post maravilhoso, meu querido!
    Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações Tunin, novamente obrigado pela presença no blog e pelo elogio, porém apenas transcrevi parte da matéria publicada no boletim SEI. E é claro, bolei a ilustra em homenagem a esta batalhadora que é a Priscila.
      Abraços e paz.

      Excluir
  13. Milton,vim reler sua bela e emocionante postagem dessa menina e desejar uma boa quarta pra vc!bjs,

    ResponderExcluir
  14. Um Maravilhoso Feriado Milton!!!

    Andrea

    ResponderExcluir
  15. Fala, Milton!
    Cara, que exemplo essa garota. Tantas pessoas ficam por ai reclamando da vida por nada. Deviam seguir o exemplo dela. Muito legal essa homenagem!

    Opa, estou muito sumido mesmo. Eu estou fazendo páginas direto desde agosto. Até a semana passada tava produzindo uma por dia, agora estou colorindo elas (trabalheira). Assim que as coisas se acalmarem voltarei a fazer pinups. To com saudades já.. auhsashu

    Abração!

    ResponderExcluir
  16. Como sempre excelentes textos. Obrigado pela visita.
    abraço

    ResponderExcluir
  17. Milton,tem um email pra te mandar uma msg?Brigaduuuu...

    ResponderExcluir
  18. Oi Meu Amigo,
    Obrigada pela visita e pelo Carinho

    Um Forte abraço

    Andrea

    ResponderExcluir
  19. Olá Milton,

    A Priscila é mesmo um exemplo de vida. Quando nos lamentamos e ficamos desanimados com pequenas coisas da vida, temos que pensar em pessoas como a Priscila que poderia estar se sentindo derrotado, mas não, eles superam seus obstáculos e seguem caminhando. É assim que temos que viver, superando nossos obstáculos e caminhando sempre.

    Bjs


    http://marcia-pimentel.blogspot.com.br/2012/11/dezembro-para-ler.html

    ResponderExcluir
  20. Milton meu amigo! Parabéns pelo post maravilhoso! As palavras sábias de Emmanuel, mais a história de vida desta menina fantástica, são um aprendizado! Obrigada por compartilhar! Há um tempo atrás vi na Net um rapaz, americano, que também sofreu, não lembro bem agora se foi acidente, mas o fato ´que ele ficou quadriplégico e passou a pintar e desenhar segurando pincéis e lápis com a boca! E seus trabalhos são lindíssimos!Aqui vai o link do site oficial, se quiseres olhar... http://www.mouthart.com/mouthart/
    Um início de semana iluminado!
    Abraço fraterno e carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Quem caminha sozinho pode ate chegar mais rápido,
    mas aquele que vai acompanhado de amigos,
    com certeza chegara mais longe.
    Eu tenho certeza a amizade é tudo em nossas vidas
    mesmo na falta de tempo não posso ,
    não quero ficar sem deixar pelo menos um carinho a você.
    Foi dias difícil para mim até pensei em não voltar
    porque tenho me afastado muito nesses últimos tempos.
    Quando leio os comentários no meu blog acabo voltando
    mesmo deixando o mesmo recado em todos os blogs.
    Isso tem me atormentado muito não poder digitar como gostaria
    para cada amiga(o)um comentário diferente .
    Sendo assim deixo meu eterno carinho na esperança de um dia melhor.
    Linda semana paz e luz.
    Deus abençoe você hoje e sempre beijos no coração,Evanir.

    ResponderExcluir
  22. Milton, eu já iá até vir te perguntar o que houve...agora já sei :D
    Cheguei pensar no seu cotovelo, agora é o meu q tá + ou - to meio devagar na digi e visitas...fazendo fisio pra ñ piorar aff
    Sua casa vai ficar mara, imagina com vc cuidando da obra , só pode dar em belezura.
    Abços

    ResponderExcluir
  23. Oi KennedY, bom dia!
    Visitei a Priscila. Ela é muito forte!
    bração!
    Berzé

    ResponderExcluir
  24. Que legal!!!
    Com Certeza a sua Casa vai ficar MARAVILHOSA!!!
    Um forte abraço e uma Linda semana
    Andrea

    ResponderExcluir
  25. Imagino reforma é sempre desgastante mesmo rsrs mas no final co certeza vai valer a pena, obrigada pelo carinho de sempre.

    ResponderExcluir
  26. Parabéns pela Magnifica ilustração muita sensibilidade para transportar para o papel toda a beleza da Homenageada!
    Um BELO EXEMPLO DE VIDA da PRISCILA vou procurar visitar seu blog! Um Abraço menino!

    ResponderExcluir
  27. Ainda existe pessoas que falam que a vida é difícil. Difícil é ouvir essas pessoas reclamando enquanto pessoas assim são um exemplo de vida. Não é atoa que devemos chama-las de ESPECIAIS.

    Abraço,

    ResponderExcluir
  28. Oi Milton!Hoje tem vc no Recanto!Primeira parte da entrevista!Espero que curta!bjs,

    http://recantodosautores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Amigo Milton! Passando pra ver como você está e agradecer o carinho.
    Desculpe a demora em aparecer....
    Não tenho conseguido visitar a todos como gostaria.....
    Demora, mas eu venho!....
    Um abençoado e feliz fim de semana!
    Abraço fraterno e carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Incrível a força dessas pessoas, garra mesmo! Lindo isso! E tua ilustração,DEZ! Vim lá da Anne e foi bom te reencontrar. abração,chica

    ResponderExcluir
  31. E aí meu amigo?
    Há quantas anda a vida?
    Eu ando meio perdida em meio a tantas mudanças que eu mesma busquei para a minha vida...
    Mas o bom é que estou revendo tantas coisas que antes eu julgava importante ou até impresncindíveis...
    O peso dos anos tem me feito estar mais leve...rsrsss
    Adorei a sua entrevista para a Anne!
    Fico feliz que mais pessoas conheçam o seu talento!
    Um abraço carinhoso para não perder o costume...rsrs
    ;)

    ResponderExcluir
  32. Me sinto muito honrada em se desenhada por você. vou salvar com muito carinho. e obrigada...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Lixo no hospital

Lixo no hospital Em uma visita à hospitais você já percebeu que existem sacos de lixo brancos e pretos?  Tem idéia para que serve um ou outro? Sabe qual lixo vai para qual saco?  Já imaginou o risco da colocação de objetos cortantes em sacos?  História em quadrinhos Pensando nestas questões e em outros fatores a Dra Luísa Patrícia, chefe da Comissão Contra Infecção Hospitalar (CCIH) pediu-me, em março de 2002 , que fizesse uma história em quadrinhos ensinando a maneira correta do manuseio do lixo em hospitais. Campanha de Conscientização A revista fez parte de uma campanha realizada no hospital universitário Alzira Velano , e eu tive toda liberdade para elaborar e desenhar a HQ. Nas imagens desta postagem mostro a primeira página e a capa desta importante publicação. Nota : o propósito deste modesto blog é a divulgação dos trabalhos que já desenvolvi, se esta postagem foi útil deixe um comentário. Caso não tenha atendido suas expectativas escreva assim mesmo, conte

Proteção

Proteção “ Vá com Deus e que o anjo da guarda o acompanhe!”.   Essa era a frase de meus avós sempre que despedia-me deles; e assim ainda acontece com muitos pais, tios, padrinhos, entre outros.  Minha mãe igualmente a repete com todo o coração. Anjos da guarda existem? Mas quem são estes seres, aos quais nossos ascendentes carinhosamente recomendam sua companhia? O anjo guardião realmente existe? Tradição cristã Segundo a tradição cristã o anjo de guarda é um espírito celestial que vela pela pessoa, independente de ela ser ou não cristã, buscando encaminhá-la para o bem.  Porém não foram criados à parte, com privilégios de que não desfrutam os homens.  Estágios superiores de evolução São irmãos nossos, em estágios superiores de evolução, afinal, Deus seria injusto se concedesse a graça de criar algumas criaturas já perfeitas enquanto a imensa maioria submete-se as experiências da vida terrena. Auxílio e inspiração nos momentos de dificuldades O anjo de guarda geralmente é um familiar

Projeto de casas pequenas

Projeto de casas pequenas Hoje apresento dois projetos de casas pequenas que elaborei em 2012 (ainda pela S.A. Engenharia). No primeiro, o proprietário desejava construir em um lote relativamente estreito e com um acentuado declive, duas casas para locação. Entradas independentes Procurei elaborar o projeto de modo que quem olhasse de frente tivesse a impressão de que se trata apenas de uma casa térrea, quando na realidade são duas com entradas independentes. Pequena e aconchegante Os ambientes são pequenos, porém bem aconchegantes, afinal o verdadeiro conforto dispensa salas e quartos enormes (e o uso das cores contribuiu bastante para deixá-los agradáveis). Distribuição inteligente da planta Já o segundo projeto, em um terreno de 5 x 30 m foi possível colocar (com uma boa distribuição da planta) um sobrado com 3 quartos (sendo uma suíte com closet), copa cozinha, sala de estar, lavabo, ampla área de ventilação, garagem e um considerável quintal para o futuro morador br