Pular para o conteúdo principal

Zita Engel Ayer - SARAI

Zita Engel Ayer - SARAI

Já mencionei outras vezes que uma das seções que mais aprecio aqui no blog é retratar em desenhos personalidades que se destacaram em Alfenas, e hoje de modo especial fico muito feliz, pois a homenageada é Zita Engel Ayer, uma mulher iluminada.


Zita Engel Ayer SARAI Alfenas Caridade

Quem foi Zita Engel Ayer

Dona Zita, preocupada com os mais carentes (e inspirada pelo Plano Espiritual) juntamente a um grupo de voluntários fundou o SARAI, Serviço de Assistência e Recuperação do Adulto e da Infância (leia mais no box abaixo), assim como foi a criadora e coordenadora do Centro Espírita que funciona junto do SARAI. 

Criou ainda a Associação Alfenense de Alcoólicos Anônimos e Ala-Anon (congregando familiares de alcoólicos).


Mulher dinâmica, incansável trabalhadora do bem, foi vereadora por dois mandatos. Casada com Elysio Ayer, teve 11 filhos. Fez seu retorno ao Plano Espiritual em setembro de 1989. 

Construção SARAI Alfenas MG

     O SARAI, fundado em 1962, trabalhava com as necessidades básicas da época tais como: distribuição de alimentos, roupas, remédios, encaminhamento de consultas médicas, fornecimento de aparelhos ortopédicos e auditivos, amparo a carentes, hansenianos e tuberculosos. Sempre assistindo as famílias, idosos, crianças, jovens e gestantes.

     Há uma cena muito comovente quando da edificação de sua sede por centenas de voluntários (a maioria carentes), onde uma mãe aparece em meio a multidão, segurando o filho em um braço e no outro carrega um tijolo para a construção desta Casa de Luz (ver foto e vídeo).

     Nos anos 90 foi criado o programa Lar-Escola CAZITA (Casa da Criança e do Adolescente Zita Engel Ayer) com o trabalho mais voltado a criança e ao adolescente em situação de vulnerabilidade, e ao atendimento psicossocial às famílias e gestantes em situação de risco.

     Localizada na área central de Alfenas, seu público provém de diversos bairros de população de baixa renda da cidade. Atualmente conta com os seguintes recursos humanos: 38 voluntários atuantes (Oficinas Beija-Flor e Fios e Desafios) e 10 funcionários celetistas (oficinas, administrativos, pedagógicos, cozinha e serviços gerais). Para conhecer mais o trabalho desta entidade visite o site http://www.sarai.org.br.

Fontes de pesquisa:
Jornal dos Lagos, 11/10/2008
Site http://www.sarai.org.br

Comentários

  1. Milton, fazer o bem é uma ação divina.Se todos tivéssemos um pouquinho desse dom de ajudar, o mundo seria bem melhor nesse aspecto.
    Excelente postagem, meu amigo!
    Abração.

    ResponderExcluir
  2. Milton você Carrega este blog com muito carinho o mesmo carinho e respeito com que Trata e Retrata as pessoas LINDO POST LINDA ILUSTRAÇÃO ficou muito legal o vestido florido! Um Bom Domingo menino e muita energia em tudo!

    ResponderExcluir
  3. Como vai, grande amigo?

    Mais uma vez, deixo aqui registrado a satisfação que tenho quando vejo suas postagens, Milton... Acho fantástica a parte social e humana que você põe em cada uma delas, parabéns!

    Grande iniciativa e que Deus continue iluminando a sua vida e a vida de todos os seus!

    Grande abraço e muita paz interior, meu irmão!

    ResponderExcluir
  4. Que bela homenagem uma grande mulher sem duvida e um feito que com certeza fez bem a muitas pessoas.

    ResponderExcluir
  5. Espetacular o trabalho da Instituição!
    A imagem da Mae carregando um tijolo com uma criança no outro braço e muito forte.
    O Sarai faz a diferença em Alfenas!

    ResponderExcluir
  6. Milton,que beleza de desenho!Ficou perfeito!Lindo o trabalho dessa mulher e vale a pena compartilhar!bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
  7. Amigo Milton! Que postagem linda! E quantas informações importantes! São pessoas como essa dos relatos que transformam o mundo! Atitudes que fazem a diferença! Hoje, 03/09, tem post novo!
    Um abençoado início de semana!
    Abraço fraterno e carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Muito bom ver iniciativas como esta, feitas com sacrifício e seriedade, por pessoas como dna. Zita.
    Bela a sua homenagem!
    Abraços, Milton!

    ResponderExcluir
  9. Amei o texto e a imagem. Você é arte Milton.
    Muito bom chegar aqui e ver tuas criações. Fico encantada.

    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Oi Milton!
    Muito bom ver que existe gente assim, que se preocupa com o próximo. achei tudo muito lindo.

    bjos, uma ótima terça feira.

    ResponderExcluir
  11. Vc é um Artista de Primeira!
    Adoro o seu Trabalho e sou sua fã com muito, muito ORGULHO

    Um forte Abraço e muito Sucesso
    Andrea

    ResponderExcluir
  12. Linda ilustra e lindo exemplo de solidariedade dessa senhora, post lindo amigo!Contagiante!!!!!
    Abçs

    PS.: ainda vou comentar direito no post anterior e não esqueci do blog se seu amigo,ainda vou lá.

    ResponderExcluir
  13. Oiee!!
    Obrigado por compartilhar esta história, muito linda!!
    Tem muitos que realmente existem para fazerem a diferença...apresento a vc quando puder visite o blog deles,realizam um trabalho fora de série>>http://grupoinfil.blogspot.com.br/

    bjs e inté!!

    ResponderExcluir
  14. Amigo, bom feriadão pra vc e sua família.
    Fiquem com Deus!
    Grande abraço e até segunda

    ResponderExcluir
  15. Oi meu amigo obrigada pela visita! Uma prancheta de quadrinhos ficará maravilhosa, se fizer depois me mostra, ok?!
    Boa semana.
    Mari.

    ResponderExcluir
  16. Oi
    Caro amigo
    Seu blog como sempre,com ótimas informações
    Sua homenagem maravilhosa.


    Vim retribuir sua vst,gentil
    Obrigado volte sempre,sera sempre bem vindo
    Abraço

    ResponderExcluir
  17. Fala, Milton!
    Que massa essa homenagem.
    Muito merecida mesmo, a Dona Zita é uma guerreira.

    Abração!

    ResponderExcluir
  18. Justa homenagem. Parabéns!!!

    Bjo grande e abraço na alma.
    Diva L.

    ResponderExcluir
  19. Eu não conhecia essa postagem...parabéns e acho que vc devia reprisar, é maravilhosa, abraços

    ResponderExcluir
  20. Conhecí Dona Zita, mulher fantástica, pessoas como ela vivem sempre na memória e no coração da gente. Que saudade boa!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Maria Reciclona

Maria Reciclona Yeah, hoje apresento um desenho que foi muito divertido fazer: a versão cartoon (animado) da Maria Reciclona , uma personagem que faz parte de um blog que tem uma proposta muito bacana em favor do nosso planeta. Mazza Pena, paixão pela reciclagem O blog foi criado pela publicitária mineira, Mazza Pena, uma apaixonada por reciclagem que acredita que a educação ambiental inicia-se no ambiente doméstico.  Simples e didática Sendo assim, ela mostra de forma didática e muito simples, como reaproveitar o lixo doméstico, transformando-o em peças utilitárias, e encontrando em cada embalagem ou objeto, uma possibilidade de transformação. E você, gosta de reciclar? Se você gosta de reciclar, reaproveitar e reutilizar materiais usados, vai adorar as idéias da Maria Reciclona. Dê uma passadinha lá, o endereço é http://mariareciclona.blogspot.com.br E aí, gostou do cartoon animado? Já pensou em presentear um amigo com uma caricatura personalizada em estilo cartoo

Todos os animais merecem o céu

Todos os animais merecem o céu Saudações amigos, sejam bem vindos!  Finalmente a primeira postagem do ano (será que ainda tenho algum leitor? Rsrsrsrs).  320 oportunidades de ser feliz Demorei a postar pois estou atravessando um difícil período de aprendizado e reafirmação de minha fé... Mas temos ainda pela frente 320 oportunidades de ser felizes, yeah! Inspiração Hoje apresento uma simples ilustração que fiz inspirado em um trecho de um livro que li no final do ano passado: "Todos os Animais Merecem o Céu", do veterinário Marcel Benedeti. Vida espiritual dos animais Nesta obra, de leitura agradável e emocionante, o autor descreve como é a vida espiritual dos animais; além de abordar temas como a eutanásia, reencarnação dos animais, e o sofrimento como meio de aprendizado e evolução.  Colônias que cuidam dos animais O livro relata também a existência de colônias que cuidam dos animais na espiritualidade e comenta em pormenores os trabalhos destas equipes espirituais.

Historinhas da Suzaninha

Historinhas da Suzaninha Olá galera, hoje apresento a caricatura cartoon que fiz em homenagem a amiga virtual Suzana, uma moça capixaba que adora desenhar, ler e ver filmes.  Eficiente Ela é portadora de necessidades especiais, mas é muito eficiente! Autora do blog “ Historinhas da Suzaninha ” onde mostra as divertidas aventuras de sua personagem: uma menininha muito criativa que conversa com nuvens, flores e bichinhos. Menina travessa Então, se puder faça uma visita ao blog desta menina travessa, e venha fazer parte desta turminha também.  Você verá que a Suzaninha é igual a todas as outras menininhas, que tem sonhos e gosta muito de ter amigos: Blog Historinhas da Suzaninha . Caricatura como presente Ah, se você quiser dar uma caricatura de presente para um amigo ou amiga, entre em contato e solicite um orçamento. Abraços, saúde e paz a todos.