Pular para o conteúdo principal

Deus é o invisível evidente (*)

Deus é o invisível evidente (*)

Em 2007 a revista “Veja” trouxe uma interessante entrevista com um dos mais importantes cientistas da atualidade, Francis Collins, biólogo que desvendou o genoma humano. 

A linguagem de Deus

Cristão e crente em Deus, Collins expõe sua convicção através do livro “A Linguagem de Deus”.

Francis Collins cientista no microscópio DNA Milton Kennedy

Uma força inteligente que comanda o universo

Este pesquisador representa um grupo de cientistas que, ante a grandeza, a lógica e a racionalidade das descobertas que fazem e dos estudos em que se aprofundam, não se furta em admitir que “uma força transcendental, inteligente, que pode ser identificada como Deus, exerce um comando efetivo do universo”.

Teorias de Darwin e a fé religiosa

Pragmático e consciente, Collins acredita que é possível aceitar as teorias de Darwin (aceitando o evolucionismo) e, ao mesmo tempo, manter a fé religiosa (aceitando Deus como criador de todas as coisas, inclusive da mecânica evolucionista).

Um sentido maior

O biólogo discorda que a vida seja um simples episódio da natureza, sem um sentido maior, enfatizando que o lado filosófico da fé é uma das facetas mais importantes da religião. 

Madre Teresa de Calcutá

E é enfático quando cita Madre Teresa de Calcutá como um exemplo de coisas maravilhosas feitas em nome da religião, concluindo que a religião é um veículo da fé – essa sim, fundamental para todos os homens.

Reportagem Ciência e Religião

Questionado se Deus ouve suas preces

Quando é perguntado se acredita que Deus ouve suas preces e as atende, chega a emocionar quando diz: “Não acredito que rezar seja um caminho para manipular as intenções de Deus. 

Rezar é uma forma de entrarmos em contato com Ele. Nesse processo, aprendemos coisas sobre nós mesmos e sobre nossas motivações.”

Evolução em dois mundos

A propósito do tema seria interessante (a quem interessar) a leitura dos livros: “Evolução em Dois Mundos” (de André Luiz, através da psicografia de Chico Xavier e Waldo Vieira) que oferece um estudo sério sobre as questões da evolução, sua lógica e sua amplitude.

A Gênese

Igualmente o livro “A Gênese” (de Allan Kardec), oferece magistral ensino no capítulo 1 – “Caráter da revelação espírita” –, quando ao referir se a Deus, afirma: “As descobertas da Ciência, longe de rebaixá-lo, glorificam a Deus. 

Elas somente destroem o que os homens construíram sobre as idéias falsas que hão feito de Deus.”

Obras assinadas

Vale lembrar que as obras feitas pelos homens são assinadas para que não se confunda o autor. 

Já as obras de Deus não trazem sua assinatura pelo simples fato de que só Ele é capaz de fazê-las, ninguém mais.

É por essa razão que Deus não precisa colocar seu nome numa etiqueta, em cada campina que existe, porque só Ele faz campinas. 

Partindo do princípio de que não há obras sem autoria, tudo o que não é obra do homem, só pode ser obra de Deus.

(*) A frase que dá título a postagem é do grande poeta francês Victor Hugo.

Fontes:

Boletim SEI nº 2030 (24/2/2007) artigo de Assaruhy Franco de Moraes

Comentários

  1. Interessante... esse parece ser o tipo de cara com quem gostaria de ter uma boa conversa.
    Muito bom o seu trabalho Miltom, ficou bem legal!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite com bons sonhos!!

    Eu acredito nas leis de De Deus
    apesar que o homem tem o dom que ele
    deu.....Duas crenças que vale a pena
    pensar e refletir....
    Abraços com carinho
    Bjuss
    Rita!!!

    ResponderExcluir
  3. Bela postagem gostei demais desse final Milton

    Vale lembrar que as obras feitas pelos homens são assinadas para que não se confunda o autor. Já as obras de Deus não trazem sua assinatura pelo simples fato de que só Ele é capaz de fazê-las, ninguém mais.
    É por essa razão que Deus não precisa colocar seu nome numa etiqueta, em cada campina que existe, porque só Ele faz campinas. Partindo do princípio de que não há obras sem autoria, tudo o que não é obra do homem, só pode ser obra de Deus.

    ResponderExcluir
  4. Milton,eu tb penso como Collins: Darwin e Deus podem conviver harmoniosamente!...rss...um excelente texto e ótimas as dicas de leitura!bjs e bom domingo!

    ResponderExcluir
  5. Você se supera a cada Post!
    Além de um Grande Quadrinhista você é um grande escritor tem sensibilidade para escreverde forma simples sobre assunto tão profundo!
    Vendo a forma harmoniosa que a natureza convive e as adapatções evolutivas das espécies não tem como não acreditar em uma força superior isso falando das coisas mais simples e visiveis a nossos olhos!
    Parabens mais uma vez pela sensibilidade e obrigado por caminhar junto comigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei mano Veloso, obrigado por sua presença constante aqui no blog. Mas não mereço mérito pelo texto, este crédito pertence a competente equipe do informativo SEI. Eu apenas reproduzi o artigo. O único merecimento que eu possa ter é pela modesta ilustração da postagem.
      Abraços e paz interior.

      Excluir
  6. A sensibilidade na escolha e montagem do post desde a escolha do texto até a ilustração você tem muito mérito e continuo com minha opinião pois acompanho seus posts e a evolução da sua maneira de escrever!
    Um abraço e felicidade em tudo e sempre!

    ResponderExcluir
  7. Adorei saber que existe um cientista que acredita em DEUS!
    Amei o seu Desenho!
    Vc Arrasa meu amigo

    Um Forte abraço e uma Linda Semana
    Andrea

    ResponderExcluir
  8. Olá amigo, obrigado pela visita, é um prazer vir aki, gosto dos seus trabalhos, valeu conhecer as convicções e reflexões religiosas deste pesquisador, concordo com as definições dele! Não poderia haver exemplo melhor do que Madre Tereza! Abraços

    ResponderExcluir
  9. Sábio cientista. Consta no Livro dos Espíritos que quando uma nova descoberta da ciência for contrária ao que foi explicado pelos espíritos, que a explicação dos espíritos deve ser revista. Ciência e religião devem caminhar lado a lado. Muita paz!

    ResponderExcluir
  10. Passei pra desejar um LINDA Terça -Feira

    Um Abraço Forte
    Andrea

    ResponderExcluir
  11. Já digo logo q adorei esse post e a ilustra e q volto dps com + calma pra comentar melhor
    Não tive tempo pra o blog desde quinta, 1000 coisa pra resolver e ainda ñ terminou, então acumulou comentários , vistas ...correndo pra colocar em dia. Abç , volto já amigo!

    ResponderExcluir
  12. Oi
    Caro amigo
    Amei o post!!!!!!!
    Meu filho Físico com doutorado diz,a física explica muitas coisas.............
    Mas que Deus existe,existe porque tem muitos mistérios que só a existência de um ser superior para explicar........

    Obrigado por participar do sorteio
    Boa sorte
    Abraço

    ResponderExcluir
  13. Muito boa postagem, Milton!
    Curti demais!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  14. Milton Kennedy e sua postagens sempre sábias,
    sem contar as ótimas ilustrações!!
    Parabéns pelo seu trabalho,

    abraço

    PS. enfim consegui tirar aquelas letrinhas irritantes de confirmação de coment... hehehe

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Lixo no hospital

Lixo no hospital Em uma visita à hospitais você já percebeu que existem sacos de lixo brancos e pretos?  Tem idéia para que serve um ou outro? Sabe qual lixo vai para qual saco?  Já imaginou o risco da colocação de objetos cortantes em sacos?  História em quadrinhos Pensando nestas questões e em outros fatores a Dra Luísa Patrícia, chefe da Comissão Contra Infecção Hospitalar (CCIH) pediu-me, em março de 2002 , que fizesse uma história em quadrinhos ensinando a maneira correta do manuseio do lixo em hospitais. Campanha de Conscientização A revista fez parte de uma campanha realizada no hospital universitário Alzira Velano , e eu tive toda liberdade para elaborar e desenhar a HQ. Nas imagens desta postagem mostro a primeira página e a capa desta importante publicação. Nota : o propósito deste modesto blog é a divulgação dos trabalhos que já desenvolvi, se esta postagem foi útil deixe um comentário. Caso não tenha atendido suas expectativas escreva assim mesmo, conte

Proteção

Proteção “ Vá com Deus e que o anjo da guarda o acompanhe!”.   Essa era a frase de meus avós sempre que despedia-me deles; e assim ainda acontece com muitos pais, tios, padrinhos, entre outros.  Minha mãe igualmente a repete com todo o coração. Anjos da guarda existem? Mas quem são estes seres, aos quais nossos ascendentes carinhosamente recomendam sua companhia? O anjo guardião realmente existe? Tradição cristã Segundo a tradição cristã o anjo de guarda é um espírito celestial que vela pela pessoa, independente de ela ser ou não cristã, buscando encaminhá-la para o bem.  Porém não foram criados à parte, com privilégios de que não desfrutam os homens.  Estágios superiores de evolução São irmãos nossos, em estágios superiores de evolução, afinal, Deus seria injusto se concedesse a graça de criar algumas criaturas já perfeitas enquanto a imensa maioria submete-se as experiências da vida terrena. Auxílio e inspiração nos momentos de dificuldades O anjo de guarda geralmente é um familiar

Projeto de casas pequenas

Projeto de casas pequenas Hoje apresento dois projetos de casas pequenas que elaborei em 2012 (ainda pela S.A. Engenharia). No primeiro, o proprietário desejava construir em um lote relativamente estreito e com um acentuado declive, duas casas para locação. Entradas independentes Procurei elaborar o projeto de modo que quem olhasse de frente tivesse a impressão de que se trata apenas de uma casa térrea, quando na realidade são duas com entradas independentes. Pequena e aconchegante Os ambientes são pequenos, porém bem aconchegantes, afinal o verdadeiro conforto dispensa salas e quartos enormes (e o uso das cores contribuiu bastante para deixá-los agradáveis). Distribuição inteligente da planta Já o segundo projeto, em um terreno de 5 x 30 m foi possível colocar (com uma boa distribuição da planta) um sobrado com 3 quartos (sendo uma suíte com closet), copa cozinha, sala de estar, lavabo, ampla área de ventilação, garagem e um considerável quintal para o futuro morador br