Pular para o conteúdo principal

Deus é o invisível evidente (*)

Deus é o invisível evidente (*)

Em 2007 a revista “Veja” trouxe uma interessante entrevista com um dos mais importantes cientistas da atualidade, Francis Collins, biólogo que desvendou o genoma humano. 

A linguagem de Deus

Cristão e crente em Deus, Collins expõe sua convicção através do livro “A Linguagem de Deus”.

Francis Collins cientista no microscópio DNA Milton Kennedy

Uma força inteligente que comanda o universo

Este pesquisador representa um grupo de cientistas que, ante a grandeza, a lógica e a racionalidade das descobertas que fazem e dos estudos em que se aprofundam, não se furta em admitir que “uma força transcendental, inteligente, que pode ser identificada como Deus, exerce um comando efetivo do universo”.

Teorias de Darwin e a fé religiosa

Pragmático e consciente, Collins acredita que é possível aceitar as teorias de Darwin (aceitando o evolucionismo) e, ao mesmo tempo, manter a fé religiosa (aceitando Deus como criador de todas as coisas, inclusive da mecânica evolucionista).

Um sentido maior

O biólogo discorda que a vida seja um simples episódio da natureza, sem um sentido maior, enfatizando que o lado filosófico da fé é uma das facetas mais importantes da religião. 

Madre Teresa de Calcutá

E é enfático quando cita Madre Teresa de Calcutá como um exemplo de coisas maravilhosas feitas em nome da religião, concluindo que a religião é um veículo da fé – essa sim, fundamental para todos os homens.

Reportagem Ciência e Religião

Questionado se Deus ouve suas preces

Quando é perguntado se acredita que Deus ouve suas preces e as atende, chega a emocionar quando diz: “Não acredito que rezar seja um caminho para manipular as intenções de Deus. 

Rezar é uma forma de entrarmos em contato com Ele. Nesse processo, aprendemos coisas sobre nós mesmos e sobre nossas motivações.”

Evolução em dois mundos

A propósito do tema seria interessante (a quem interessar) a leitura dos livros: “Evolução em Dois Mundos” (de André Luiz, através da psicografia de Chico Xavier e Waldo Vieira) que oferece um estudo sério sobre as questões da evolução, sua lógica e sua amplitude.

A Gênese

Igualmente o livro “A Gênese” (de Allan Kardec), oferece magistral ensino no capítulo 1 – “Caráter da revelação espírita” –, quando ao referir se a Deus, afirma: “As descobertas da Ciência, longe de rebaixá-lo, glorificam a Deus. 

Elas somente destroem o que os homens construíram sobre as idéias falsas que hão feito de Deus.”

Obras assinadas

Vale lembrar que as obras feitas pelos homens são assinadas para que não se confunda o autor. 

Já as obras de Deus não trazem sua assinatura pelo simples fato de que só Ele é capaz de fazê-las, ninguém mais.

É por essa razão que Deus não precisa colocar seu nome numa etiqueta, em cada campina que existe, porque só Ele faz campinas. 

Partindo do princípio de que não há obras sem autoria, tudo o que não é obra do homem, só pode ser obra de Deus.

(*) A frase que dá título a postagem é do grande poeta francês Victor Hugo.

Fontes:

Boletim SEI nº 2030 (24/2/2007) artigo de Assaruhy Franco de Moraes

Comentários

  1. Interessante... esse parece ser o tipo de cara com quem gostaria de ter uma boa conversa.
    Muito bom o seu trabalho Miltom, ficou bem legal!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite com bons sonhos!!

    Eu acredito nas leis de De Deus
    apesar que o homem tem o dom que ele
    deu.....Duas crenças que vale a pena
    pensar e refletir....
    Abraços com carinho
    Bjuss
    Rita!!!

    ResponderExcluir
  3. Bela postagem gostei demais desse final Milton

    Vale lembrar que as obras feitas pelos homens são assinadas para que não se confunda o autor. Já as obras de Deus não trazem sua assinatura pelo simples fato de que só Ele é capaz de fazê-las, ninguém mais.
    É por essa razão que Deus não precisa colocar seu nome numa etiqueta, em cada campina que existe, porque só Ele faz campinas. Partindo do princípio de que não há obras sem autoria, tudo o que não é obra do homem, só pode ser obra de Deus.

    ResponderExcluir
  4. Milton,eu tb penso como Collins: Darwin e Deus podem conviver harmoniosamente!...rss...um excelente texto e ótimas as dicas de leitura!bjs e bom domingo!

    ResponderExcluir
  5. Você se supera a cada Post!
    Além de um Grande Quadrinhista você é um grande escritor tem sensibilidade para escreverde forma simples sobre assunto tão profundo!
    Vendo a forma harmoniosa que a natureza convive e as adapatções evolutivas das espécies não tem como não acreditar em uma força superior isso falando das coisas mais simples e visiveis a nossos olhos!
    Parabens mais uma vez pela sensibilidade e obrigado por caminhar junto comigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei mano Veloso, obrigado por sua presença constante aqui no blog. Mas não mereço mérito pelo texto, este crédito pertence a competente equipe do informativo SEI. Eu apenas reproduzi o artigo. O único merecimento que eu possa ter é pela modesta ilustração da postagem.
      Abraços e paz interior.

      Excluir
  6. A sensibilidade na escolha e montagem do post desde a escolha do texto até a ilustração você tem muito mérito e continuo com minha opinião pois acompanho seus posts e a evolução da sua maneira de escrever!
    Um abraço e felicidade em tudo e sempre!

    ResponderExcluir
  7. Adorei saber que existe um cientista que acredita em DEUS!
    Amei o seu Desenho!
    Vc Arrasa meu amigo

    Um Forte abraço e uma Linda Semana
    Andrea

    ResponderExcluir
  8. Olá amigo, obrigado pela visita, é um prazer vir aki, gosto dos seus trabalhos, valeu conhecer as convicções e reflexões religiosas deste pesquisador, concordo com as definições dele! Não poderia haver exemplo melhor do que Madre Tereza! Abraços

    ResponderExcluir
  9. Sábio cientista. Consta no Livro dos Espíritos que quando uma nova descoberta da ciência for contrária ao que foi explicado pelos espíritos, que a explicação dos espíritos deve ser revista. Ciência e religião devem caminhar lado a lado. Muita paz!

    ResponderExcluir
  10. Passei pra desejar um LINDA Terça -Feira

    Um Abraço Forte
    Andrea

    ResponderExcluir
  11. Já digo logo q adorei esse post e a ilustra e q volto dps com + calma pra comentar melhor
    Não tive tempo pra o blog desde quinta, 1000 coisa pra resolver e ainda ñ terminou, então acumulou comentários , vistas ...correndo pra colocar em dia. Abç , volto já amigo!

    ResponderExcluir
  12. Oi
    Caro amigo
    Amei o post!!!!!!!
    Meu filho Físico com doutorado diz,a física explica muitas coisas.............
    Mas que Deus existe,existe porque tem muitos mistérios que só a existência de um ser superior para explicar........

    Obrigado por participar do sorteio
    Boa sorte
    Abraço

    ResponderExcluir
  13. Muito boa postagem, Milton!
    Curti demais!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  14. Milton Kennedy e sua postagens sempre sábias,
    sem contar as ótimas ilustrações!!
    Parabéns pelo seu trabalho,

    abraço

    PS. enfim consegui tirar aquelas letrinhas irritantes de confirmação de coment... hehehe

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Maria Reciclona

Maria Reciclona Yeah, hoje apresento um desenho que foi muito divertido fazer: a versão cartoon (animado) da Maria Reciclona , uma personagem que faz parte de um blog que tem uma proposta muito bacana em favor do nosso planeta. Mazza Pena, paixão pela reciclagem O blog foi criado pela publicitária mineira, Mazza Pena, uma apaixonada por reciclagem que acredita que a educação ambiental inicia-se no ambiente doméstico.  Simples e didática Sendo assim, ela mostra de forma didática e muito simples, como reaproveitar o lixo doméstico, transformando-o em peças utilitárias, e encontrando em cada embalagem ou objeto, uma possibilidade de transformação. E você, gosta de reciclar? Se você gosta de reciclar, reaproveitar e reutilizar materiais usados, vai adorar as idéias da Maria Reciclona. Dê uma passadinha lá, o endereço é http://mariareciclona.blogspot.com.br E aí, gostou do cartoon animado? Já pensou em presentear um amigo com uma caricatura personalizada em estilo cartoo

Todos os animais merecem o céu

Todos os animais merecem o céu Saudações amigos, sejam bem vindos!  Finalmente a primeira postagem do ano (será que ainda tenho algum leitor? Rsrsrsrs).  320 oportunidades de ser feliz Demorei a postar pois estou atravessando um difícil período de aprendizado e reafirmação de minha fé... Mas temos ainda pela frente 320 oportunidades de ser felizes, yeah! Inspiração Hoje apresento uma simples ilustração que fiz inspirado em um trecho de um livro que li no final do ano passado: "Todos os Animais Merecem o Céu", do veterinário Marcel Benedeti. Vida espiritual dos animais Nesta obra, de leitura agradável e emocionante, o autor descreve como é a vida espiritual dos animais; além de abordar temas como a eutanásia, reencarnação dos animais, e o sofrimento como meio de aprendizado e evolução.  Colônias que cuidam dos animais O livro relata também a existência de colônias que cuidam dos animais na espiritualidade e comenta em pormenores os trabalhos destas equipes espirituais.

Historinhas da Suzaninha

Historinhas da Suzaninha Olá galera, hoje apresento a caricatura cartoon que fiz em homenagem a amiga virtual Suzana, uma moça capixaba que adora desenhar, ler e ver filmes.  Eficiente Ela é portadora de necessidades especiais, mas é muito eficiente! Autora do blog “ Historinhas da Suzaninha ” onde mostra as divertidas aventuras de sua personagem: uma menininha muito criativa que conversa com nuvens, flores e bichinhos. Menina travessa Então, se puder faça uma visita ao blog desta menina travessa, e venha fazer parte desta turminha também.  Você verá que a Suzaninha é igual a todas as outras menininhas, que tem sonhos e gosta muito de ter amigos: Blog Historinhas da Suzaninha . Caricatura como presente Ah, se você quiser dar uma caricatura de presente para um amigo ou amiga, entre em contato e solicite um orçamento. Abraços, saúde e paz a todos.