sábado, 29 de setembro de 2012

Deus é o invisível evidente (*)

         Em 2007 a revista “Veja” trouxe uma interessante entrevista com um dos mais importantes cientistas da atualidade, Francis Collins, biólogo que desvendou o genoma humano. Cristão e crente em Deus, Collins expõe sua convicção através do livro “A Linguagem de Deus”.

Francis Collins

         Este pesquisador representa um grupo de cientistas que, ante a grandeza, a lógica e a racionalidade das descobertas que fazem e dos estudos em que se aprofundam, não se furta em admitir que “uma força transcendental, inteligente, que pode ser identificada como Deus, exerce um comando efetivo do universo”.
         Pragmático e consciente, Collins acredita que é possível aceitar as teorias de Darwin (aceitando o evolucionismo) e, ao mesmo tempo, manter a fé religiosa (aceitando Deus como criador de todas as coisas, inclusive da mecânica evolucionista).
O biólogo discorda que a vida seja um simples episódio da natureza, sem um sentido maior, enfatizando que o lado filosófico da fé é uma das facetas mais importantes da religião. E é enfático quando cita Madre Teresa de Calcutá como um exemplo de coisas maravilhosas feitas em nome da religião, concluindo que a religião é um veículo da fé – essa sim, fundamental para todos os homens.

Ciência e Religião

         Quando é perguntado se acredita que Deus ouve suas preces e as atende, chega a emocionar quando diz: “Não acredito que rezar seja um caminho para manipular as intenções de Deus. Rezar é uma forma de entrarmos em contato com Ele. Nesse processo, aprendemos coisas sobre nós mesmos e sobre nossas motivações.”
         A propósito do tema seria interessante (a quem interessar) a leitura dos livros: “Evolução em Dois Mundos” (de André Luiz, através da psicografia de Chico Xavier e Waldo Vieira) que oferece um estudo sério sobre as questões da evolução, sua lógica e sua amplitude; e “A Gênese” (de Allan Kardec), que oferece magistral ensino no capítulo 1 – “Caráter da revelação espírita” –, quando ao referir se a Deus, afirma: “As descobertas da Ciência, longe de rebaixá-lo, glorificam a Deus. Elas somente destroem o que os homens construíram sobre as idéias falsas que hão feito de Deus.”

         Vale lembrar que as obras feitas pelos homens são assinadas para que não se confunda o autor. Já as obras de Deus não trazem sua assinatura pelo simples fato de que só Ele é capaz de fazê-las, ninguém mais.
         É por essa razão que Deus não precisa colocar seu nome numa etiqueta, em cada campina que existe, porque só Ele faz campinas. Partindo do princípio de que não há obras sem autoria, tudo o que não é obra do homem, só pode ser obra de Deus.

(*) A frase que dá título a postagem é do grande poeta francês Victor Hugo.
Fontes:
Boletim SEI nº 2030 (24/2/2007) artigo de Assaruhy Franco de Moraes

15 comentários, é um milagre!

Breno Ranyere disse...

Interessante... esse parece ser o tipo de cara com quem gostaria de ter uma boa conversa.
Muito bom o seu trabalho Miltom, ficou bem legal!

Rita disse...

Boa noite com bons sonhos!!

Eu acredito nas leis de De Deus
apesar que o homem tem o dom que ele
deu.....Duas crenças que vale a pena
pensar e refletir....
Abraços com carinho
Bjuss
Rita!!!

Patricia Galis disse...

Bela postagem gostei demais desse final Milton

Vale lembrar que as obras feitas pelos homens são assinadas para que não se confunda o autor. Já as obras de Deus não trazem sua assinatura pelo simples fato de que só Ele é capaz de fazê-las, ninguém mais.
É por essa razão que Deus não precisa colocar seu nome numa etiqueta, em cada campina que existe, porque só Ele faz campinas. Partindo do princípio de que não há obras sem autoria, tudo o que não é obra do homem, só pode ser obra de Deus.

Anne Lieri disse...

Milton,eu tb penso como Collins: Darwin e Deus podem conviver harmoniosamente!...rss...um excelente texto e ótimas as dicas de leitura!bjs e bom domingo!

VELOSO disse...

Você se supera a cada Post!
Além de um Grande Quadrinhista você é um grande escritor tem sensibilidade para escreverde forma simples sobre assunto tão profundo!
Vendo a forma harmoniosa que a natureza convive e as adapatções evolutivas das espécies não tem como não acreditar em uma força superior isso falando das coisas mais simples e visiveis a nossos olhos!
Parabens mais uma vez pela sensibilidade e obrigado por caminhar junto comigo!

Milton Kennedy disse...

Ei mano Veloso, obrigado por sua presença constante aqui no blog. Mas não mereço mérito pelo texto, este crédito pertence a competente equipe do informativo SEI. Eu apenas reproduzi o artigo. O único merecimento que eu possa ter é pela modesta ilustração da postagem.
Abraços e paz interior.

VELOSO disse...

A sensibilidade na escolha e montagem do post desde a escolha do texto até a ilustração você tem muito mérito e continuo com minha opinião pois acompanho seus posts e a evolução da sua maneira de escrever!
Um abraço e felicidade em tudo e sempre!

ANDRÉA disse...

Adorei saber que existe um cientista que acredita em DEUS!
Amei o seu Desenho!
Vc Arrasa meu amigo

Um Forte abraço e uma Linda Semana
Andrea

Kellen Bittencourt disse...

Olá amigo, obrigado pela visita, é um prazer vir aki, gosto dos seus trabalhos, valeu conhecer as convicções e reflexões religiosas deste pesquisador, concordo com as definições dele! Não poderia haver exemplo melhor do que Madre Tereza! Abraços

Denise disse...

Sábio cientista. Consta no Livro dos Espíritos que quando uma nova descoberta da ciência for contrária ao que foi explicado pelos espíritos, que a explicação dos espíritos deve ser revista. Ciência e religião devem caminhar lado a lado. Muita paz!

ANDRÉA disse...

Passei pra desejar um LINDA Terça -Feira

Um Abraço Forte
Andrea

Patrícia disse...

Já digo logo q adorei esse post e a ilustra e q volto dps com + calma pra comentar melhor
Não tive tempo pra o blog desde quinta, 1000 coisa pra resolver e ainda ñ terminou, então acumulou comentários , vistas ...correndo pra colocar em dia. Abç , volto já amigo!

Lucia Costa Siqueira disse...

Oi
Caro amigo
Amei o post!!!!!!!
Meu filho Físico com doutorado diz,a física explica muitas coisas.............
Mas que Deus existe,existe porque tem muitos mistérios que só a existência de um ser superior para explicar........

Obrigado por participar do sorteio
Boa sorte
Abraço

Jonathan Pires disse...

Muito boa postagem, Milton!
Curti demais!

Abraço!

Lex Dizih disse...

Milton Kennedy e sua postagens sempre sábias,
sem contar as ótimas ilustrações!!
Parabéns pelo seu trabalho,

abraço

PS. enfim consegui tirar aquelas letrinhas irritantes de confirmação de coment... hehehe

Related Posts with Thumbnails