segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Doação de órgãos

Olá amigos, o post hoje pode ser longo, mas é sobre uma atitude muito bacana: a doação de órgãos, um gesto de humanidade que pode salvar vidas.

Doação de órgãos

Há pouco tempo um palestino virou manchete na imprensa mundial, não por ser protagonista de um dos muitos conflitos que têm abalado as relações e a paz dos povos do Oriente, mas por realizar um gesto nobre. O mecânico Ismael Khatib deu uma verdadeira lição de fraternidade ao doar os órgãos de seu filho Ahmed, morto pelo Exército de Israel, a pacientes, daquele país, necessitados de transplante.
O palestino perdeu o filho, de apenas 12 anos, alvejado por soldados israelenses durante uma operação de busca no campo de refugiados de Jenin. 
Entre os beneficiados pelo gesto de Khatib estavam um bebê de 7 meses e uma mulher de 58 anos; alguns eram judeus, árabes-israelenses e uma garota drusa. 

Transplante de órgãos

Conforme reproduziu o jornal Folha de São Paulo, Khatib teria dito: “Eu me sinto bem pensando que os órgãos de meu filho estão ajudando seis israelenses... Eu acredito que o meu filho está agora no coração de todo israelense”.
O fato é que, aquele pai, dolorido pela separação violenta do filho amado, encontrou forças para beneficiar pessoas. Não indagou se pertenciam à sua mesma nação, ao seu povo, à sua família. Não perguntou se eram amigos ou inimigos. Simplesmente doou

Aqui no Brasil, embora as campanhas promovidas e a facilidade que se tem para doar órgãos, ainda é muito grande a fila de espera. A quantidade de brasileiros aguardando por transplante chega a 60 mil, segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO). 
Para se doar órgãos, basta hoje apenas a manifestação favorável da família. Lembrando que a retirada de órgãos só é iniciada após o diagnóstico de morte encefálica, incluindo o tronco neural que comanda involuntariamente as funções vitais básicas; (maiores informações na página da ABTO: www.abto.org.br).
A doação de órgão não é contrária às leis da natureza, porque beneficia a vida, além disso, é uma oportunidade para que se desenvolvam os conhecimentos científicos, colocando-os a serviço de vários necessitados. 
Os doadores colaboram com a vida. O Espírito se liberta da carne e permite a outros o retorno da visão, a desvinculação de procedimentos morosos e dolorosos. Permite que um pai retorne ao lar, que o profissional retome atividades interrompidas, ou que o jovem volte a tecer sonhos de estudo e produtividade.
Pensemos nisso.

Texto transcrito das seguintes fontes:
Boletim SEI nº 2054 (11/8/2007), do Lar Fabiano de Cristo;

26 comentários, é um milagre!

VELOSO disse...

Muito bom o post e a mensagem de paz e doação isso sem falar da sua criativa ilustração.
Parabéns sempre por seu talento e sensibilidade.

Soter Bentes disse...

Cara as vezes acho q já vi todo o seu blog, mas não além das novidades quase diarias (nem sei se são diarias), encontro algo que ainda não tinha visto. Esse desenho alertando da doação de orgãos ficou muito maneiro e justo com o personagem q mais curto.

Mailson Furtado Viana disse...

Cara, parabéns demais pela iniciativa!!! E pela obra de arte é claro!

PERSEVERÂNÇA disse...

Grande abraço harmonioso para vc.
Agradeço pelas visitas tão elegantes, vamos combinar um de seus desenhos para o Perseverança?
Aguardo seu contato no e-mail do blog,
Bjs
Nicinha

Leonel disse...

Concordo com você, sobre a doação, mas os sistemas de saúde precisam estar melhor estruturados, pois já vi casos de órgãos se perderem por não terem sido retirados ou acondicionados a tempo...
Comovente a mensagem de amor do palestino, no meio de tanto conflito e ódio...
E muita bonita a sua ilustração, como sempre.
Abraços, Milton!

Patrícia disse...

Amigo, que bacana vc fazer uma postagem sobre esse assunto tão importante, depois volto pra comentar de acordo. Desejo a vc tudo de bom, fica com Deus , boa semana e até segunda...eu volto, me espere aí ;)
gr abç

Anne Lieri disse...

Milton,uma historia emocionante desse pai e muito legal essa campanha pois muitas pessoas desconhecem como doar.Fico feliz que esta melhor do bra'co!Bjs e boa semana!

Julio Kansas disse...

Excelente postagem sobre a doação de órgãos, postagem que não pode deixar de ser lida. E a sua ilustração ficou bem criativa!!

Tatiana Moreira disse...

Oi Kennedy...
Mais uma postagem que desperta toda a admiração que eu tenho por você, meu amigo!
Acho super importante estar sempre relembrando as pessoas sobre a importância da doação de órgãos.
Deus o ilumine sempre, viu?
Um forte abraço carinhoso

Emerson Fialho disse...

Meu amigo e irmão Milton, saudações!

Que postagem bacana, meu camarada!
Muito legal a causa, parabéns!

Também adorei a ilustração: super criativa e com seus traços inconfundíveis! Show!

Que Deus continue te iluminando e abençoando... E muita paz, meu irmão!


Grande abraço, Emerson Fialho.

ANDRÉA disse...

Adorei Milton!!!
Muito legal ver o Homem de Lata recebendo um Coração
Vc é muito criativo

Um Abraço
Andrea

Angela disse...

Oi Amigo como vc esta ?eu ja sou doadora,gostei da sua ilustraçao,obrigada pela visita e muita saude pra vc,sabe um filme legal que as pessoas deveriam assistir? sete vidas com Will Smit,gostei muito e fala sobre doaçaõ de orgãos.
Abraço!

Catarina disse...

Oi Milton, ótima essa postagem parabéns, que gesto de amor ao próximo deu esse pai.
Gostei também da sua ilustração.
Obrigada por sua visita lá no Gato Arteiro.
Abraços

ELAINE disse...

M amigo, parabéns por um post tão lindo e com assunto tão importante! Compartilhei no Google+! Obrigada pelo comentário gentil e carinhoso! Quinta e sexta-feiras iluminadas!
Um abençoado e feliz final de semana!
Abraço fraterno e carinhoso!
Elaine Averbuch Neves
http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

Patricia Galis disse...

Lindo post Milton, que exemplo desse pai diante da dor, eu acho que doação deveria ser obrigatória, pois só quem tem uma pessoa esperando na família sabe o que é a angustia, gente vamos pra debaixo da terra, custa doar, vou conferir o blog que indicou obrigada.

ANDRÉA disse...

Pode contar comigo!!!

Uma maravilhosa sexta
Andrea

Teresa Cristina disse...

Oiee amigo!!
Está melhor? Espero que sim!!
Sim doar é um ato de amor, de desprendimento!!
Gesto simples e verdadeiro que transformam vidas!
Ótimo post.
Luz e Paz!
Bora divulgar!!!

Catarina disse...

Olá Milton,Tem selinho para você no Gato Arteiro vá buscá-lo.
Abraços

Aleatoriamente disse...

Coisa linda teu ato Milton.
É um assunto bastante sério esse.
E que deveria ser assunto mais abrangido no dia, a dia.

Sou a favor da doação.
Bjinho

Jonathan Pires disse...

Demais essa postagem, Milton!
Parabéns mesmo.

Fiz um post rápido divulgando o blog lá no meu.

Abração!!

Denise disse...

A doação, além de um ato de amor, é tb de caridade. Nosso corpo não nos pertence, é um empréstimo de Deus, portanto, ao doarmos, estamos na verdade compartilhando. Isso acabará beneficiando-nos enquanto seres espirituais. Muita paz!

Anne Lieri disse...

Milton,passando para reler seu post e vou levar o link agora pro meu blog pra não esquecer!Bjs e bom fim de semana!

Idalia Henriques disse...

Olá Milton. Encontrei o teu blog no Diários de Bordo da Alê Lemos, e vim espreitar o que se passa por aqui. Gostei do que vi, e vou-te seguir. Quanto a esta postagem, realmente é preciso nobreza de carácter e um coração bondoso e desprendido da matéria para ter a coragem de tomar a atitude daquele pai.
Em Portugal, já há alguns anos atrás, fizeram uma campanha para a doação de orgãos. Quem não queria ser doador, tinha que preecher uns formulários e entregar nos centros de saúde. Acredito, que o comodismo e a preguiça, mesmo de quem não é a favor, fez com que houvesse mais potenciais dadores, pois houve muita gente que apenas ignorou a questão, e mesmo sem querer ser dador, como não preencheu os ditos formulários passaram a dadores. Como se diz na minha terra, quem não responde consente.
Um abraço e parabéns pelo tema. Vou voltar noutra ocasião para uma visita mais demorada.

DonaMenina Taty disse...

Estou amando suas ilustrações, quero usá-las nos meus posts, posso?
Parabéns pelo talento.

Patrícia disse...

Milton, essa historia desse menino é comovente, visto que se tratando da relação entre palestinos e judeus, algo que impede qualquer gesto de solidariedade pra um com o outro. E te garanto q esse homem sofreu criticas dos 2 ladMas o importante é fazer o bem sem medir a quem seja e esse pai fez o certos , é lamentável mas é real.
Conheço pessoas aqui do Brasil q foram pra Israel como missionários contaram historias ruins , mas tb muitas lindas e geralmente essas são as menos contadas na mídia.
Olha aqui sabem , se eu "partiR' pode doar tudo...o que importa é nossa alma , está escrito
Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho.
Filipenses 1:20
Lembrando tb q podemos ser doadores em vida como de rim, médula e outros
Tenho uma prima q está morrendo aos poucos, muito triste, por falta de um doador compatível de rins, e pior os 2 não funcionam não vive na dialise e na hemo, muita luta a cada dia, só Deus.
Ainda acho que muitos tem medo de serem doadores e que o governo deveria lançar direto propagandas na tv e a midia falar constantemente.
Por um lado é facil entender o medo de muitos, vc lembra daquela moça q morreu em SP apos fazer um procedimento em um hospital pra doar medula pra uma criança? Ninguem nunca mais falou sobre na midia, e nao sabemos o q houve e porque! Mas sei q na epoca muitas pessoas tiraram seu nome do cadastro , devido ao descaso com o caso.
Mudando totalmente de assunto, aquele rapaz lá no blog, parece mesmo com o OBAma kkkkvc ñ foi o primeiro q disse isso...mas na verdade ele é mais claro.Aquele desenho pagaram a metade , finalizei entrei em contato e nao responderam, ou seja não levaram tb ,pq nao pagaram a outra metade...então resolvi colocar no blog, mas com as cores de pele e cabelos todos alterados, pq não sou boba, ne´? kkkk
Por isso q hoje tem q pagar a vista e se quiser no cartão, pra me garantir.
E vamos montar um grupo OS SUmidos, o problema será quem parece primeiro kkkkk...o importante é q noa esqueçamos doas amigos, né não
Fiquei muito feliz q vc esta com emprego novo, Deus abençoe sua nova jornada.
Bem, já escrevi demais kkkk... vc vai ficar ate tonto de tanto ler e sem contar q deve estar com tantos erros de portuga, escrevendo super rapido e com preguiça de conferir tudo aqui, não repare , amigo kkkkk...
Ahhh depois vou te mandar um e-mail pq recebi uma proposta q pensei em vc pra fazer esse serviço, pra mim acho q não dá, vc saberá pq
Grande abraço

Elô Araújo disse...

Post super pertinente, parabéns pela abordagem.

Bjo grande e abraço na alma.
Diva L.

Related Posts with Thumbnails