domingo, 8 de abril de 2012

Jesus

Há pouco tempo um fato chamou a atenção da comunidade cientifica e religiosa, sendo amplamente divulgado nos mais diferentes meios de comunicação de todo o mundo. Um ossário com a inscrição “Tiago, filho de José, irmão de Jesus”, datado de aproximadamente dois mil anos, foi encontrado em Jerusalém. O artefato pode ser a mais antiga documentação sobre o Cristo fora da Bíblia.

Jesus Cristo Páscoa - Milton Kennedy

O jornal “Folha de São Paulo” destacou em sua reportagem: “Embora Tiago (Jacó, ou Ya’akov), José (Yosef) e Jesus (Yeshua) fossem nomes comuns naquele tempo e lugar, seria pouco comum achá-los na combinação e ordem de parentesco encontrada na inscrição”. Informa ainda o jornal: “O Tiago da urna pode ter sido um de muitos Tiagos, mas o restante da inscrição estreita ainda mais as possibilidades. Primeiramente, de acordo com a prática comum, seu pai é identificado... Raramente, no entanto, um irmão do morto seria acrescentado à inscrição, a não ser que o irmão fosse proeminente”.

Ossário de Tiago, filho de José, irmão de Jesus

A propósito do tema reproduzo trecho da carta escrita por Públius Lentulus, senador romano, governador da Judéia, e predecessor de Pôncio Pilatos, endereçada ao imperador romano Tibério César. Nela Lentulus descreve Jesus, a pedido do imperador que desejava saber de quem se tratava essa pessoa.

“Eis aqui, enfim, a resposta que com tanta ansiedade esperáveis. Ultimamente apareceu na Judéia um homem de estranho poder, cujo verdadeiro nome é Jesus Cristo, mas a quem o povo chama "O Grande Profeta" e seus discípulos, "O Filho de Deus". Diariamente contam-se dele grandes prodígios: ressuscita mortos, cura todas as enfermidades e traz assombrada toda Jerusalém com a sua extraordinária doutrina.
É um homem alto e de majestosa aparência; sua face, ao mesmo tempo severa e doce, inspira respeito e amor a quem a vê. Seu cabelo é da cor do vinho e desce ondulado sobre os ombros; é dividido ao meio, ao estilo nazareno; sua fronte, pura e altiva, sua cútis pálida e límpida; a boca e o nariz são perfeitos; a barba é abundante e da mesma cor dos cabelos; as mãos, finas e compridas; os braços, de uma graça encan­tadora; os olhos azuis, plácidos e brilhantes.
É grave, comedido e sóbrio em seus discursos. Repreendendo e condenando, é terrível; instruindo e exortando, sua palavra é doce e acariciadora. Ninguém o viu rir, mas muitos o têm visto chorar. Caminha com os pés descalços e a cabeça descoberta. Vendo-o à distância, há quem o despreze, mas em sua presença não há quem não estremeça com profundo respeito.
Quantos se acercam dele, dizem haver recebido enormes benefícios, mas há quem o acuse de ser um perigo para Vossa Majestade, porque afirma publicamente que os reis e os escravos são todos iguais perante Deus”.

(Atualmente este manuscrito encontra-se arquivado na Biblioteca da Ordem dos Lazaristas em Roma).

Fontes de pesquisa para composição do texto:
Boletim SEI nº 1806 (09/11/2002) do Lar Fabiano de Cristo
Jornal Folha de São Paulo (edições 21 e 23 de outubro de 2002)
Livro “O amor jamais te esquece” do espírito Lucius


Com o tesouro dos seus exemplos e das suas palavras, deixa o Mestre entre os homens a sua Boa Nova. O Evangelho do Cristo é o transunto de todas as filosofias que procuram aprimorar o espírito, norteando-lhe a vida e as aspirações. Jesus foi a manifestação do amor de Deus, a personificação de sua bondade infinita. Emmanuel


21 comentários, é um milagre!

Emerson Fialho disse...

Grande amigo e irmão Milton, bom dia!

Saudações e uma feliz Páscoa para você e todos da família! Grande postagem, camarada! Linda mensagem e incrível ilustração, parabéns!

Que Jesus Cristo continue te iluminando.

Abraço cordial, Emerson Fialho.

Patricia Galis disse...

É uma pena que muitos precisem destas provas, digamos que esteja fora da Bíblia para poderem acreditar em Jesus, parabéns pelo desenho ficou lindo, e mais ainda por trazer este post maravilhoso, uma páscoa feliz a ti e td sua família.

O Alquimista3D disse...

Grande amigo Milton!! Esse post é muito interessante!! Gostei demais da ilustração de Jesus. Vou ler os outros posts com muita calma.

Feliz Páscoa pra você e toda família!!
Abraços e fica com Deus.

Mari Rodrigues disse...

Feliz Páscoa!
Mari.

Denise disse...

A história é uma coisa curiosa e dentro dela a arqueologia, ainda mais agora, com o desenvolvimento da tecnologia. Muitas informações novas surgiram e puderam ser confirmadas ou rejeitadas. Acho muito curiosas essa informações. Penso que um dia teremos certezas a respeito delas. Uma ótima Páscoa. Muita paz!

MitraLiterata disse...

Adorei o post. Feliz Páscoa!!! Beijos, Késia.

John Castelhano disse...

Ola caro amigo Kennedy é com enorme prazer lhe escrevo, muito obrigado pelos comentarios, demorei para lhe comentar suas postagens devido ao nao aparecimento deste campo de postagem (acho que é devido a internet lenta). Fico grato pelas suas palavras e pricipalmente pela amizade, desejo sempre SUCESSO para ti, sem mais delongas, lhe desejo tudo em dobro.

_John Castelhano, Ilustrador
Santa Cruz do Rio Pardo - SP

www.castelhanoart.blogspot.com

Anne Lieri disse...

Milton,eu já conhecia esse texto sobre Jesus e é um dos mais bonitos que já li!Acredito que Jesus era assim mesmo!Postagem muito interessante e o desenho de Jesus sorrindo ficou lindo!bjs e boa semana!

Elcio Prado disse...

Milton

Obrigado pela visita e, embora com atraso, desejo a voce e sua família uma Páscoa repleta de alegria e fé.

Mari Rodrigues disse...

Oi, Milton! Passei para responder sua pergunta, as paredes eram concavas sim.
Tenha uma boa semana...
Mari.

Jonathan Pires disse...

Que interessante isso ai.
A ilustração ficou massa!

feliz Páscoa, meu amigo!
Abraços!

Tatiana Moreira disse...

Ei...
É sempre bom ler sobre esses assuntos.
Sua ilustração como sempre... Ficou muito linda!
Kennedy... só tenho a agradecer a sua amizade e atenção! Saiba que isso me faz um bem enorme!

Um abraço carinhoso

Leonel disse...

Muito interessante esta descoberta, da qual eu já havia lido alguma coisa.
Até agora, se desconhecia que Jesus tivesse irmãos.
Esta carta confirma que os romanos de altos cargos viam com certa admiração à figura de Jesus, que pouca ameaça representava para os romanos.
Quem mais tinha motivos para teme-lo eram mesmo os sacerdotes-governantes judeus.
Abraços, Milton!

Patrícia disse...

Seria muito interessante se esse ossário fosse mesmo de Tiago, irmão de Jesus.
Qto o manuscrito, eu ate posso acreditar que Jesus como homem humano fosse ruivo, se bem que a unica descrição sobre sua aparecia esta no livro do profeta Isaias e não entra em detalhes como cor de olhos e cabelos.
Mas a verdade é que não importa como seja, quem o ama e o segue não liga para esses meros detalhes.Não é verdade?
"Bem aventurado os que não vêem mas crêem" , palavras de nosso Senhor.Um forte abraço Milton e ficou muito linda sua ilustra.

Elcio Tuiribepi disse...

Olá amigo...

Desculpa o atraso...espro que sua páscoa tenha sido exatamnte feito a que me desejou...
Aqui tivemos sim uma das melhores páscoas dos ultimos tempos...um encontrão com os familiares por parte de nossa mãe
Parentes que não víamos desde crianças...vinte, trinta anos...foi muito bom...abraços, beijos e sorrisos...histórias relembrdas...enfim...bão demais amigo
Interessante a sua postagem...mas já li tantas coisas sobre a fisionomia de Cristo que a gente até se confunde, bom...o importante eram as atitudes, os feitos e o modo como ele praticava a sua gentura...
Um abraço na alma...boa semana

Vicentina disse...

Olá Milton, já vi que vc é meu seguidor, já vou te seguir tbm, gostei do seu blog.
Bela postagem.
Abços
Vice

Gabi Bebel disse...

Obrigada,seu blog que ta um sucesso.
Como ta crescendo já ta com 180 seguidores. Parabéns.

Maria Emilia Xavier disse...

Linda ilustração e muito bela sua colocação sobre a Páscoa ser vivida todos os dias do ano.

Clara disse...

Bom dia!!!

Esse assunto ainda vai dar muita polêmica.
Adorei sua ilustraçao!
Uma semana abençoada pra vc e família!
Beijos

ANDRÉA disse...

Bom Dia Pai Corujão rsrsrsrsrs,
Acabei de visitar o blog da Bebel.
Gosto muito daquele cantinho

Um Abraço e um maravilhoso final de semana
Andrea

JANAINA FARIAS disse...

Milton! Amei o post. Amei mais ainda a gravura de Jesus. Iria ficar maravilhosa na minha sala de evangelização... rsrsrs
Parabéns como sempre! Abraços!

Related Posts with Thumbnails