Pular para o conteúdo principal

Waldir de Luna Carneiro, o Shakespeare de Alfenas

Waldir de Luna Carneiro, o Shakespeare de Alfenas

Esta é uma das seções do blog que aprecio muito fazer: retratar em desenhos personalidades conhecidas de Alfenas

E hoje o homenageado é o escritor, jornalista, leitor voraz e eterno apaixonado por teatro, Waldir de Luna Carneiro, que com mais de 60 anos dedicado à dramaturgia, possui dezenas de peças escritas e outras tantas encenadas.

Waldir de Luna Carneiro por Milton Kennedy

O Sr Waldir é natural de Santa Rita do Sapucaí (07/03/1921), porém adotou Alfenas como sua casa em 1938. 

Histórias em quadrinhos no quartel

Quando jovem, trabalhou com arquitetura e no período que serviu a Força Expedicionária Brasileira (no Rio de Janeiro) desenhava histórias em quadrinhos satirizando os momentos difíceis do quartel.


Medalha da Inconfidência

Waldir de Luna Carneiro é um dos nomes mais homenageados do teatro mineiro. Em 2002 foi agraciado pelo Governo de Minas Gerais com a “Medalha da Inconfidência” por seus trabalhos no campo da literatura e dramaturgia; e em 2005 recebeu o título de “Doutor Honoris Causa” pela Unifenas (yeah, eu tive a honra de estar presente nesta homenagem).


Viúvo da professora Zélia Amaral Carneiro, tem sete filhos, e apesar de já ter passado um pouco dos 90 anos, continua lúcido, ativo e ainda escrevendo para teatro e jornais.

Cartaz Filme O levante das saias

Curiosidade:

O Sr Waldir já escreveu de tudo: comédias, dramas, contos, livros infantojuvenis e até roteiros para cinema. 

O filme “O levante das saias” de 1967 é de sua autoria. Este longa metragem foi todo rodado aqui em Alfenas e o tema gira em torno da revolta das mulheres em relação aos seus maridos.


Fontes de pesquisa para composição do texto:
http://jeffersondafonseca.blogspot.com
www.parceirosdolivro.com.br
www.new.divirta-se.uai.com.br

E você, conhece alguma obra deste contador de histórias? Então deixe um comentário, exponha sua opinião. Ou se preferir faça sugestões para os próximos retratados. Ah, críticas também são bem vindas. Abraços a todos.


Comentários

  1. Olá, meu amigo Milton, tudo bem?
    Muito legal a postagem... A caricatura Waldir ficou perfeita, camarada!

    Parabéns e muita paz.

    Abraço cordial.

    ResponderExcluir
  2. Muito Obrigada pela visita, fiquei muito feliz.
    Seu trabalho é perfeito, vc é um GRANDE ARTISTA.

    Uma maravilhosa Quarta-feira
    Andrea

    ResponderExcluir
  3. Milton,confesso que não conhecia o autor!Adorei saber a respeito de sua vida e obras,excelente texto e homenagem!Nada como ter 90 anos e ainda escrever!Isso é um sonho que tenho se durar até lá!...rs....bjs,

    ResponderExcluir
  4. Oi velho Kennedy,
    boa tarde!
    Gosto dessa sua ligação com as pessoas...com a vida...Alem do seu traço, seu trabalho como arquiteto, vc se envolve. Isso é muito bacana.
    Vc vai ser um dos poucos q vai ver o mapa lá na presidenta.. Legal.
    Abração!
    Berzé

    ResponderExcluir
  5. Milton, seu desenho ficou igualzinho a foto q publicou. Adoro sua arte. Muita paz!

    ResponderExcluir
  6. Olá Milton querido.
    Sempre encontro aqui, conteúdos tão belos como este do Sr.Waldir.
    Não conhecia, mas agora fiquei encantada.
    Parabéns a você pelo rico trabalho que fazes.

    Beijão.

    ResponderExcluir
  7. Belo trabalho e bela homenagem o segredo da vida longa talvez seja viver,bem oportuno seu post já que no Dia 20 comemoramos o Dia do Contador de História.
    Tõ curtindo ver que tem produzido com mais regularidade! Um abraço!

    ResponderExcluir
  8. E ae Milton ,

    Cara bacana a postagem, tbm nao conhecia o autor ate hoje ,é legal isso lembrar um pouco disso...
    Curti msm, otimo texto !

    Abraço e sucesso.

    ResponderExcluir
  9. Muito legal sua homenagem ao Sr Waldir e a ilustra nem se fala.

    Obrigada, Milton pelo recadinho!!!!:)Adorei o verso do Luis Alves.

    Gr Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Adoro saber tudo sobre
    essas pessoas tão importante
    Vim agradecer a visita volte sempre
    que será bem vindo

    Parabéns a todas as mulheres
    Abraços Rita!!

    ResponderExcluir
  11. milton, obrigada pelos comentários.
    Um deles uma "reclamação" rsrsrs Que retirei uma fotinha de lá rsrsr.
    Está bem, coloquei outra tá?

    Beijinho

    ResponderExcluir
  12. Milton,essas suas caricaturas e biografias são mesmo muito interessantes!Parece que vemos a pessoa em nossa frente pela sua descrição!Obrigada pela visita e homenagem pelo dia da mulher!As mulheres de sua vida, desejo tb muitas felicidades!bjs,

    ResponderExcluir
  13. Parabéns a este homem que com certeza merece nossa admiração, não conheço sua obra, mas vou verificar obrigada pela dica.
    Fico feliz pela gentileza de ter cumprimentado pelo dia das mulheres no meu blog, aproveito e desejo que Deus abençoe todas as belas mulheres que fazem parte da sua vida, mãe, irmã, tia, prima, mulher, filha se o tiver, que tenham um dia feliz com muita paz.
    Parabéns a todas seguidoras deste blog criativo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Milton, obrigada pelo carinho, fiquei muito feliz com seu comentário, adorei esse post, um trabalho maravilhoso e uma vida ainda lúcida aos 90 anos, isso é quase um milagre, deve ser a força de sua arte que o mantém. abraços querido.

      Excluir
  14. ahhh vc sempre passando la no blog hein! muito obrigada pela lembrança do dia da mulher, de coração :)

    bjo bjo

    ResponderExcluir
  15. Custei mais cheguei Kennedy...
    E que maravilha chegar aqui e conhecer a riqueza da história desse senhor tão iluminado.

    Vou verificar as suas postagens e comentá-las, ok?

    Beijo

    ResponderExcluir
  16. Oi Milton...bacana ver uma pessoa nesta idade ainda ser reverenciado, homenageado e não esquecido como muitos, achei o rosto dele super amigável...no fim do ano passado fomos na secretaria de educação e cultura de uma cidadezinha daqui mostar alguns de nossos projetos e fomo recebidos numa salinha de cinma super bem montada...quadros antigos com fotos das filmagens, cartazes feitos a mão por desenhistas...cara...história pura...era cinema feito na marra pelos moradores...isso em 1950 e poucos...achei supoer bacana, a própria sala é também um mini museu sobre os filmes rodados...
    Quanto ao dia 8...ahh...tem toda razão...todo dia é dia da mulher...enfim...é mais pra ser lembrado...esses dias li um artigo indo muito mais além do que aquela greve numa fábrica que dizem que gerou o movimento das mulheres, fatos acontecidos tres ou quatro anos antes qu culminaram na escolha desse dia...enfim...falei demais

    Um abraço na alma...boa sexta...e que Deus ilumine as mulheres de sua vida, de seu convivio...valeuuuuuu

    ResponderExcluir
  17. Milton te agradeço muito pelas palavras carinhosas. Muita paz!

    ResponderExcluir
  18. Que lindo o seu Blog! Adorei tudo aqui. Parabéns pela homenagem de reconhecimento a um gênio da arte de representar, que eu não conhecia. Um abraço.

    ResponderExcluir
  19. O amigo e seu grande coração, conseguiu, de forma perfeita, descrever todas as qualidades desse ilustre artista.

    Abraços renovados!

    ResponderExcluir
  20. sou sim e muito pbrigado pela retribuição alias já estou te seguindo gostaria de ter um grande artista com vc me seguindo tambem valeu mais uma veis obrigado

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Lixo no hospital

Lixo no hospital Em uma visita à hospitais você já percebeu que existem sacos de lixo brancos e pretos?  Tem idéia para que serve um ou outro? Sabe qual lixo vai para qual saco?  Já imaginou o risco da colocação de objetos cortantes em sacos?  História em quadrinhos Pensando nestas questões e em outros fatores a Dra Luísa Patrícia, chefe da Comissão Contra Infecção Hospitalar (CCIH) pediu-me, em março de 2002 , que fizesse uma história em quadrinhos ensinando a maneira correta do manuseio do lixo em hospitais. Campanha de Conscientização A revista fez parte de uma campanha realizada no hospital universitário Alzira Velano , e eu tive toda liberdade para elaborar e desenhar a HQ. Nas imagens desta postagem mostro a primeira página e a capa desta importante publicação. Nota : o propósito deste modesto blog é a divulgação dos trabalhos que já desenvolvi, se esta postagem foi útil deixe um comentário. Caso não tenha atendido suas expectativas escreva assim mesmo, conte

Projeto de casas pequenas

Projeto de casas pequenas Hoje apresento dois projetos de casas pequenas que elaborei em 2012 (ainda pela S.A. Engenharia). No primeiro, o proprietário desejava construir em um lote relativamente estreito e com um acentuado declive, duas casas para locação. Entradas independentes Procurei elaborar o projeto de modo que quem olhasse de frente tivesse a impressão de que se trata apenas de uma casa térrea, quando na realidade são duas com entradas independentes. Pequena e aconchegante Os ambientes são pequenos, porém bem aconchegantes, afinal o verdadeiro conforto dispensa salas e quartos enormes (e o uso das cores contribuiu bastante para deixá-los agradáveis). Distribuição inteligente da planta Já o segundo projeto, em um terreno de 5 x 30 m foi possível colocar (com uma boa distribuição da planta) um sobrado com 3 quartos (sendo uma suíte com closet), copa cozinha, sala de estar, lavabo, ampla área de ventilação, garagem e um considerável quintal para o futuro morador br

Proteção

Proteção “ Vá com Deus e que o anjo da guarda o acompanhe!”.   Essa era a frase de meus avós sempre que despedia-me deles; e assim ainda acontece com muitos pais, tios, padrinhos, entre outros.  Minha mãe igualmente a repete com todo o coração. Anjos da guarda existem? Mas quem são estes seres, aos quais nossos ascendentes carinhosamente recomendam sua companhia? O anjo guardião realmente existe? Tradição cristã Segundo a tradição cristã o anjo de guarda é um espírito celestial que vela pela pessoa, independente de ela ser ou não cristã, buscando encaminhá-la para o bem.  Porém não foram criados à parte, com privilégios de que não desfrutam os homens.  Estágios superiores de evolução São irmãos nossos, em estágios superiores de evolução, afinal, Deus seria injusto se concedesse a graça de criar algumas criaturas já perfeitas enquanto a imensa maioria submete-se as experiências da vida terrena. Auxílio e inspiração nos momentos de dificuldades O anjo de guarda geralmente é um familiar