Pular para o conteúdo principal

Waldir de Luna Carneiro, o Shakespeare de Alfenas

Waldir de Luna Carneiro, o Shakespeare de Alfenas

Esta é uma das seções do blog que aprecio muito fazer: retratar em desenhos personalidades conhecidas de Alfenas

E hoje o homenageado é o escritor, jornalista, leitor voraz e eterno apaixonado por teatro, Waldir de Luna Carneiro, que com mais de 60 anos dedicado à dramaturgia, possui dezenas de peças escritas e outras tantas encenadas.

Waldir de Luna Carneiro por Milton Kennedy

O Sr Waldir é natural de Santa Rita do Sapucaí (07/03/1921), porém adotou Alfenas como sua casa em 1938. 

Histórias em quadrinhos no quartel

Quando jovem, trabalhou com arquitetura e no período que serviu a Força Expedicionária Brasileira (no Rio de Janeiro) desenhava histórias em quadrinhos satirizando os momentos difíceis do quartel.


Medalha da Inconfidência

Waldir de Luna Carneiro é um dos nomes mais homenageados do teatro mineiro. Em 2002 foi agraciado pelo Governo de Minas Gerais com a “Medalha da Inconfidência” por seus trabalhos no campo da literatura e dramaturgia; e em 2005 recebeu o título de “Doutor Honoris Causa” pela Unifenas (yeah, eu tive a honra de estar presente nesta homenagem).


Viúvo da professora Zélia Amaral Carneiro, tem sete filhos, e apesar de já ter passado um pouco dos 90 anos, continua lúcido, ativo e ainda escrevendo para teatro e jornais.

Cartaz Filme O levante das saias

Curiosidade:

O Sr Waldir já escreveu de tudo: comédias, dramas, contos, livros infantojuvenis e até roteiros para cinema. 

O filme “O levante das saias” de 1967 é de sua autoria. Este longa metragem foi todo rodado aqui em Alfenas e o tema gira em torno da revolta das mulheres em relação aos seus maridos.


Fontes de pesquisa para composição do texto:
http://jeffersondafonseca.blogspot.com
www.parceirosdolivro.com.br
www.new.divirta-se.uai.com.br

E você, conhece alguma obra deste contador de histórias? Então deixe um comentário, exponha sua opinião. Ou se preferir faça sugestões para os próximos retratados. Ah, críticas também são bem vindas. Abraços a todos.


Comentários

  1. Olá, meu amigo Milton, tudo bem?
    Muito legal a postagem... A caricatura Waldir ficou perfeita, camarada!

    Parabéns e muita paz.

    Abraço cordial.

    ResponderExcluir
  2. Muito Obrigada pela visita, fiquei muito feliz.
    Seu trabalho é perfeito, vc é um GRANDE ARTISTA.

    Uma maravilhosa Quarta-feira
    Andrea

    ResponderExcluir
  3. Milton,confesso que não conhecia o autor!Adorei saber a respeito de sua vida e obras,excelente texto e homenagem!Nada como ter 90 anos e ainda escrever!Isso é um sonho que tenho se durar até lá!...rs....bjs,

    ResponderExcluir
  4. Oi velho Kennedy,
    boa tarde!
    Gosto dessa sua ligação com as pessoas...com a vida...Alem do seu traço, seu trabalho como arquiteto, vc se envolve. Isso é muito bacana.
    Vc vai ser um dos poucos q vai ver o mapa lá na presidenta.. Legal.
    Abração!
    Berzé

    ResponderExcluir
  5. Milton, seu desenho ficou igualzinho a foto q publicou. Adoro sua arte. Muita paz!

    ResponderExcluir
  6. Olá Milton querido.
    Sempre encontro aqui, conteúdos tão belos como este do Sr.Waldir.
    Não conhecia, mas agora fiquei encantada.
    Parabéns a você pelo rico trabalho que fazes.

    Beijão.

    ResponderExcluir
  7. Belo trabalho e bela homenagem o segredo da vida longa talvez seja viver,bem oportuno seu post já que no Dia 20 comemoramos o Dia do Contador de História.
    Tõ curtindo ver que tem produzido com mais regularidade! Um abraço!

    ResponderExcluir
  8. E ae Milton ,

    Cara bacana a postagem, tbm nao conhecia o autor ate hoje ,é legal isso lembrar um pouco disso...
    Curti msm, otimo texto !

    Abraço e sucesso.

    ResponderExcluir
  9. Muito legal sua homenagem ao Sr Waldir e a ilustra nem se fala.

    Obrigada, Milton pelo recadinho!!!!:)Adorei o verso do Luis Alves.

    Gr Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Adoro saber tudo sobre
    essas pessoas tão importante
    Vim agradecer a visita volte sempre
    que será bem vindo

    Parabéns a todas as mulheres
    Abraços Rita!!

    ResponderExcluir
  11. milton, obrigada pelos comentários.
    Um deles uma "reclamação" rsrsrs Que retirei uma fotinha de lá rsrsr.
    Está bem, coloquei outra tá?

    Beijinho

    ResponderExcluir
  12. Milton,essas suas caricaturas e biografias são mesmo muito interessantes!Parece que vemos a pessoa em nossa frente pela sua descrição!Obrigada pela visita e homenagem pelo dia da mulher!As mulheres de sua vida, desejo tb muitas felicidades!bjs,

    ResponderExcluir
  13. Parabéns a este homem que com certeza merece nossa admiração, não conheço sua obra, mas vou verificar obrigada pela dica.
    Fico feliz pela gentileza de ter cumprimentado pelo dia das mulheres no meu blog, aproveito e desejo que Deus abençoe todas as belas mulheres que fazem parte da sua vida, mãe, irmã, tia, prima, mulher, filha se o tiver, que tenham um dia feliz com muita paz.
    Parabéns a todas seguidoras deste blog criativo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Milton, obrigada pelo carinho, fiquei muito feliz com seu comentário, adorei esse post, um trabalho maravilhoso e uma vida ainda lúcida aos 90 anos, isso é quase um milagre, deve ser a força de sua arte que o mantém. abraços querido.

      Excluir
  14. ahhh vc sempre passando la no blog hein! muito obrigada pela lembrança do dia da mulher, de coração :)

    bjo bjo

    ResponderExcluir
  15. Custei mais cheguei Kennedy...
    E que maravilha chegar aqui e conhecer a riqueza da história desse senhor tão iluminado.

    Vou verificar as suas postagens e comentá-las, ok?

    Beijo

    ResponderExcluir
  16. Oi Milton...bacana ver uma pessoa nesta idade ainda ser reverenciado, homenageado e não esquecido como muitos, achei o rosto dele super amigável...no fim do ano passado fomos na secretaria de educação e cultura de uma cidadezinha daqui mostar alguns de nossos projetos e fomo recebidos numa salinha de cinma super bem montada...quadros antigos com fotos das filmagens, cartazes feitos a mão por desenhistas...cara...história pura...era cinema feito na marra pelos moradores...isso em 1950 e poucos...achei supoer bacana, a própria sala é também um mini museu sobre os filmes rodados...
    Quanto ao dia 8...ahh...tem toda razão...todo dia é dia da mulher...enfim...é mais pra ser lembrado...esses dias li um artigo indo muito mais além do que aquela greve numa fábrica que dizem que gerou o movimento das mulheres, fatos acontecidos tres ou quatro anos antes qu culminaram na escolha desse dia...enfim...falei demais

    Um abraço na alma...boa sexta...e que Deus ilumine as mulheres de sua vida, de seu convivio...valeuuuuuu

    ResponderExcluir
  17. Milton te agradeço muito pelas palavras carinhosas. Muita paz!

    ResponderExcluir
  18. Que lindo o seu Blog! Adorei tudo aqui. Parabéns pela homenagem de reconhecimento a um gênio da arte de representar, que eu não conhecia. Um abraço.

    ResponderExcluir
  19. O amigo e seu grande coração, conseguiu, de forma perfeita, descrever todas as qualidades desse ilustre artista.

    Abraços renovados!

    ResponderExcluir
  20. sou sim e muito pbrigado pela retribuição alias já estou te seguindo gostaria de ter um grande artista com vc me seguindo tambem valeu mais uma veis obrigado

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Maria Reciclona

Maria Reciclona Yeah, hoje apresento um desenho que foi muito divertido fazer: a versão cartoon (animado) da Maria Reciclona , uma personagem que faz parte de um blog que tem uma proposta muito bacana em favor do nosso planeta. Mazza Pena, paixão pela reciclagem O blog foi criado pela publicitária mineira, Mazza Pena, uma apaixonada por reciclagem que acredita que a educação ambiental inicia-se no ambiente doméstico.  Simples e didática Sendo assim, ela mostra de forma didática e muito simples, como reaproveitar o lixo doméstico, transformando-o em peças utilitárias, e encontrando em cada embalagem ou objeto, uma possibilidade de transformação. E você, gosta de reciclar? Se você gosta de reciclar, reaproveitar e reutilizar materiais usados, vai adorar as idéias da Maria Reciclona. Dê uma passadinha lá, o endereço é http://mariareciclona.blogspot.com.br E aí, gostou do cartoon animado? Já pensou em presentear um amigo com uma caricatura personalizada em estilo cartoo

Todos os animais merecem o céu

Todos os animais merecem o céu Saudações amigos, sejam bem vindos!  Finalmente a primeira postagem do ano (será que ainda tenho algum leitor? Rsrsrsrs).  320 oportunidades de ser feliz Demorei a postar pois estou atravessando um difícil período de aprendizado e reafirmação de minha fé... Mas temos ainda pela frente 320 oportunidades de ser felizes, yeah! Inspiração Hoje apresento uma simples ilustração que fiz inspirado em um trecho de um livro que li no final do ano passado: "Todos os Animais Merecem o Céu", do veterinário Marcel Benedeti. Vida espiritual dos animais Nesta obra, de leitura agradável e emocionante, o autor descreve como é a vida espiritual dos animais; além de abordar temas como a eutanásia, reencarnação dos animais, e o sofrimento como meio de aprendizado e evolução.  Colônias que cuidam dos animais O livro relata também a existência de colônias que cuidam dos animais na espiritualidade e comenta em pormenores os trabalhos destas equipes espirituais.

Historinhas da Suzaninha

Historinhas da Suzaninha Olá galera, hoje apresento a caricatura cartoon que fiz em homenagem a amiga virtual Suzana, uma moça capixaba que adora desenhar, ler e ver filmes.  Eficiente Ela é portadora de necessidades especiais, mas é muito eficiente! Autora do blog “ Historinhas da Suzaninha ” onde mostra as divertidas aventuras de sua personagem: uma menininha muito criativa que conversa com nuvens, flores e bichinhos. Menina travessa Então, se puder faça uma visita ao blog desta menina travessa, e venha fazer parte desta turminha também.  Você verá que a Suzaninha é igual a todas as outras menininhas, que tem sonhos e gosta muito de ter amigos: Blog Historinhas da Suzaninha . Caricatura como presente Ah, se você quiser dar uma caricatura de presente para um amigo ou amiga, entre em contato e solicite um orçamento. Abraços, saúde e paz a todos.