quarta-feira, 7 de março de 2012

Waldir de Luna Carneiro, o Shakespeare de Alfenas

         Esta é uma das seções do blog que aprecio muito fazer: retratar em desenhos personalidades conhecidas de Alfenas. E hoje o homenageado é o escritor, jornalista, leitor voraz e eterno apaixonado por teatro, Waldir de Luna Carneiro, que com mais de 60 anos dedicado à dramaturgia, possui dezenas de peças escritas e outras tantas encenadas.

Waldir de Luna Carneiro

O Sr Waldir é natural de Santa Rita do Sapucaí (07/03/1921), porém adotou Alfenas como sua casa em 1938. Quando jovem, trabalhou com arquitetura e no período que serviu a Força Expedicionária Brasileira (no Rio de Janeiro) desenhava histórias em quadrinhos satirizando os momentos difíceis do quartel.
Waldir de Luna Carneiro é um dos nomes mais homenageados do teatro mineiro. Em 2002 foi agraciado pelo Governo de Minas Gerais com a “Medalha da Inconfidência” por seus trabalhos no campo da literatura e dramaturgia; e em 2005 recebeu o título de “Doutor Honoris Causa” pela Unifenas (yeah, eu tive a honra de estar presente nesta homenagem).
Viúvo da professora Zélia Amaral Carneiro, tem sete filhos, e apesar de já ter passado um pouco dos 90 anos, continua lúcido, ativo e ainda escrevendo para teatro e jornais.

Filme O levante das saias

Curiosidade: o Sr Waldir já escreveu de tudo: comédias, dramas, contos, livros infantojuvenis e até roteiros para cinema. O filme “O levante das saias” de 1967 é de sua autoria. Este longa metragem foi todo rodado aqui em Alfenas e o tema gira em torno da revolta das mulheres em relação aos seus maridos.

Fontes de pesquisa para composição do texto:
http://jeffersondafonseca.blogspot.com
www.parceirosdolivro.com.br
www.new.divirta-se.uai.com.br

E você, conhece alguma obra deste contador de histórias? Então deixe um comentário, exponha sua opinião. Ou se preferir faça sugestões para os próximos retratados. Ah, críticas também são bem vindas, rsrsrs. Abraços a todos.


21 comentários, é um milagre!

Emerson Fialho disse...

Olá, meu amigo Milton, tudo bem?
Muito legal a postagem... A caricatura Waldir ficou perfeita, camarada!

Parabéns e muita paz.

Abraço cordial.

ANDRÉA disse...

Muito Obrigada pela visita, fiquei muito feliz.
Seu trabalho é perfeito, vc é um GRANDE ARTISTA.

Uma maravilhosa Quarta-feira
Andrea

Anne Lieri disse...

Milton,confesso que não conhecia o autor!Adorei saber a respeito de sua vida e obras,excelente texto e homenagem!Nada como ter 90 anos e ainda escrever!Isso é um sonho que tenho se durar até lá!...rs....bjs,

Berzé disse...

Oi velho Kennedy,
boa tarde!
Gosto dessa sua ligação com as pessoas...com a vida...Alem do seu traço, seu trabalho como arquiteto, vc se envolve. Isso é muito bacana.
Vc vai ser um dos poucos q vai ver o mapa lá na presidenta.. Legal.
Abração!
Berzé

Denise disse...

Milton, seu desenho ficou igualzinho a foto q publicou. Adoro sua arte. Muita paz!

Aleatoriamente disse...

Olá Milton querido.
Sempre encontro aqui, conteúdos tão belos como este do Sr.Waldir.
Não conhecia, mas agora fiquei encantada.
Parabéns a você pelo rico trabalho que fazes.

Beijão.

VELOSO disse...

Belo trabalho e bela homenagem o segredo da vida longa talvez seja viver,bem oportuno seu post já que no Dia 20 comemoramos o Dia do Contador de História.
Tõ curtindo ver que tem produzido com mais regularidade! Um abraço!

Lbz disse...

E ae Milton ,

Cara bacana a postagem, tbm nao conhecia o autor ate hoje ,é legal isso lembrar um pouco disso...
Curti msm, otimo texto !

Abraço e sucesso.

Patrícia disse...

Muito legal sua homenagem ao Sr Waldir e a ilustra nem se fala.

Obrigada, Milton pelo recadinho!!!!:)Adorei o verso do Luis Alves.

Gr Abraço!

Rita disse...

Adoro saber tudo sobre
essas pessoas tão importante
Vim agradecer a visita volte sempre
que será bem vindo

Parabéns a todas as mulheres
Abraços Rita!!

Aleatoriamente disse...

milton, obrigada pelos comentários.
Um deles uma "reclamação" rsrsrs Que retirei uma fotinha de lá rsrsr.
Está bem, coloquei outra tá?

Beijinho

Anne Lieri disse...

Milton,essas suas caricaturas e biografias são mesmo muito interessantes!Parece que vemos a pessoa em nossa frente pela sua descrição!Obrigada pela visita e homenagem pelo dia da mulher!As mulheres de sua vida, desejo tb muitas felicidades!bjs,

ஜ♥Patricia♥ஜ disse...

Parabéns a este homem que com certeza merece nossa admiração, não conheço sua obra, mas vou verificar obrigada pela dica.
Fico feliz pela gentileza de ter cumprimentado pelo dia das mulheres no meu blog, aproveito e desejo que Deus abençoe todas as belas mulheres que fazem parte da sua vida, mãe, irmã, tia, prima, mulher, filha se o tiver, que tenham um dia feliz com muita paz.
Parabéns a todas seguidoras deste blog criativo.

Renata Becker Wentz disse...

ahhh vc sempre passando la no blog hein! muito obrigada pela lembrança do dia da mulher, de coração :)

bjo bjo

Eva disse...

Milton, obrigada pelo carinho, fiquei muito feliz com seu comentário, adorei esse post, um trabalho maravilhoso e uma vida ainda lúcida aos 90 anos, isso é quase um milagre, deve ser a força de sua arte que o mantém. abraços querido.

Tatiana Moreira disse...

Custei mais cheguei Kennedy...
E que maravilha chegar aqui e conhecer a riqueza da história desse senhor tão iluminado.

Vou verificar as suas postagens e comentá-las, ok?

Beijo

Elcio Tuiribepi disse...

Oi Milton...bacana ver uma pessoa nesta idade ainda ser reverenciado, homenageado e não esquecido como muitos, achei o rosto dele super amigável...no fim do ano passado fomos na secretaria de educação e cultura de uma cidadezinha daqui mostar alguns de nossos projetos e fomo recebidos numa salinha de cinma super bem montada...quadros antigos com fotos das filmagens, cartazes feitos a mão por desenhistas...cara...história pura...era cinema feito na marra pelos moradores...isso em 1950 e poucos...achei supoer bacana, a própria sala é também um mini museu sobre os filmes rodados...
Quanto ao dia 8...ahh...tem toda razão...todo dia é dia da mulher...enfim...é mais pra ser lembrado...esses dias li um artigo indo muito mais além do que aquela greve numa fábrica que dizem que gerou o movimento das mulheres, fatos acontecidos tres ou quatro anos antes qu culminaram na escolha desse dia...enfim...falei demais

Um abraço na alma...boa sexta...e que Deus ilumine as mulheres de sua vida, de seu convivio...valeuuuuuu

Denise disse...

Milton te agradeço muito pelas palavras carinhosas. Muita paz!

Ivana Maria disse...

Que lindo o seu Blog! Adorei tudo aqui. Parabéns pela homenagem de reconhecimento a um gênio da arte de representar, que eu não conhecia. Um abraço.

JG Costa disse...

O amigo e seu grande coração, conseguiu, de forma perfeita, descrever todas as qualidades desse ilustre artista.

Abraços renovados!

Wal Alves disse...

sou sim e muito pbrigado pela retribuição alias já estou te seguindo gostaria de ter um grande artista com vc me seguindo tambem valeu mais uma veis obrigado

Related Posts with Thumbnails