Pular para o conteúdo principal

Creche, Machado MG

Creche, Machado MG

A cidade de Machado, localizada no sul de Minas Gerais, tem uma topografia predominantemente montanhosa, e este foi o principal desafio deste projeto arquitetônico que elaborei em 2011 (através da Santos e Aleixo Engenharia).

Projeto de uma creche

Cores fortes destacam a volumetria

O propósito da prefeitura municipal era a construção de uma moderna e confortável creche para o município, e uma das determinações do secretário de educação era quanto ao uso da cor. 

Então procurei trabalhar o projeto da creche com planos em cores bem fortes de modo a evidenciar a volumetria da edificação. 


Projeto arquitetônico creche

Espaços setorizados

Tirando partido da topografia, busquei criar espaços setorizados que permitissem uma maior facilidade na administração e gestão da instituição.

Ambientes da creche

Com uma área de aproximadamente 1030 m², a creche foi planejada com os seguintes ambientes: espaços para recepção; salas para professores, serviços pedagógicos, administrativos e de apoio; salas para atividades das crianças (com boa ventilação, iluminação e ampla visão para o ambiente externo); refeitório; cozinha para o preparo de alimentos (atendendo as necessidades de nutrição, higiene e segurança); lavanderia; instalações sanitárias próprias para uso de crianças e também para utilização dos adultos; berçários; locais para amamentação e higienização; espaço para banho de sol; play ground e área coberta para atividades externas.


Projeto, planta, creche municipal

Ficha técnica:

Creche Municipal
Local: Machado MG
Projeto Arquitetônico: Arquiteto Milton Kennedy Aquino
Área: 1029,39 m²
Ano: 2011

Comentários

  1. Nossaaaaa... Ficou linda Kennedy!

    As cores ficaram alegres e chamam a atenção para o espaço que por sinal é amplo e com certeza foi muito bem aproveitado!

    Meu sonho é ter uma escola infantil!Que sabe em breve realizo esse sonho!

    E o Carnaval? Aproveitou muito?

    Um beijo carinhoso

    ResponderExcluir
  2. Trabalho realmente incrível...
    meus parabéns amigo Milton!!

    Desejo muito sucesso sempre pra vc...
    grande abraço

    ResponderExcluir
  3. aii q massa, ficou mt legal!

    q sonho uma creche assim hein, até eu tenho vontade de ir pra lá hehehehe

    esse predio ali é a creche atualmente? as crianas nao devem ter vontade nenhuma de ficar lá o dia todo, lugar abandonado parece....nesta outra não vai dar vontade de sair hein, parabens!

    obrigada por sempre passar la no blog, bjão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrsrsrs, oi Renata, o lugar que aparece na foto é uma antiga usina de asfalto. Ali será construída a futura creche.
      Eu que agradeço sua presença e os divertidos comentários aqui no blog.
      Grande abraço, saúde, paz interior e rumo à suas bodas de jequitibá, rsrsrsrsrs!

      Excluir
  4. Nossa Milton!!! A Maquete eletrônica da creche ficou incrível, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  5. Risos...Achei bonitinho o "já tem um comentário Uhuu"rrrs.
    Mas está muito lindo, você é um artista maravilhoso.
    As cores, o estilo tudo.
    Me senti até feliz como as crianças que irão aproveitar tudo isso.
    Minha admiração amigo.

    Beijinho

    ResponderExcluir
  6. Que belo projeto, gostei muito!
    Um abraço, Mari.

    ResponderExcluir
  7. Milton, seus projetos são D+. Espero q a execução do projeto seja muito boa, pois as vezes, devido a necessidade de licitação em obras públicas, nem tudo sai a contento. Muita paz!

    ResponderExcluir
  8. Caramba!!! Ficou incrível, meu amigo! A composição das cores ficou maravilhosa, parabéns! Se fosse criança gostaria muito de brincar nela... Ficou muito atrativo aos olhos. Muito bom!

    Que Jesus continue te proporcionando este belo dom de edificar sonhos...

    Grande abraço e até breve.

    Seu amigo (com orgulho), Emerson Fialho.

    ResponderExcluir
  9. Que belo projeto, Milton!
    Dá gosto ver! Espero que cumpram sem restrições como está na maquete eletrônica!
    Você é mesmo um excelente arquiteto, além de um ilustrador de primeira!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  10. PO, legal hein
    Interessante tu postar fotos do terreno junto.
    Mesmo com a área montanhosa tu soube usar bem o espaço.
    Vai ficar demais!

    ResponderExcluir
  11. Belo Projeto curto projeto com muita cor cor da muita vida a obra!

    ResponderExcluir
  12. Belíssimo meu amigo, as cores combinaram muito! Abraços!

    ResponderExcluir
  13. Olá Milton Kennedy, tudo bem ? Bom, eu sou estudando de arquitetura e urbanismos em uberlandia, estou no 5º periodo e tenho um trabalho para fazer: um estudo de caso de uma creche, pesquisei na internet e vi o seu projeto.
    Achei super interessante, seria possivel você me enviar o projeto completo para que eu possa fazer meu trabalho sobre ela ?? Desde ja muito obrigada e parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  14. Oi Milton, sou estudante de arquitetura e urbanismo,
    e agora estamos com um projeto de um centro de educação infantil,
    gostaria de saber se você pode disponibilizar a planta baixa desse projeto para que eu possa ver como funcionou a distribuição dos setores.
    Achei muito interessante seu projeto ainda mais por se tratar de uma Creche municipal. Poderia me fazer esse favor? Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
  15. Oi Milton, sou estudante de arquitetura e urbanismo,
    e agora estamos com um projeto de um centro de educação infantil,
    gostaria de saber se você pode disponibilizar a planta baixa desse projeto para que eu possa ver como funcionou a distribuição dos setores.
    Achei muito interessante seu projeto ainda mais por se tratar de uma Creche municipal. Poderia me fazer esse favor? Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
  16. Olá Luany, obrigado pela visita e elogio, no entanto o que está no blog é o máximo que posso postar, pois além de preservar meu trabalho, resguardo a privacidade de meus clientes.
    Contudo no site do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação você poderá encontrar exemplos de projetos arquitetônicos de creches, basta clicar nos links abaixo:

    Creche tipo B

    Creche tipo C

    Cordial abraço, desejo sorte e sucesso ao seu projeto.

    ResponderExcluir
  17. Boa Noite Milton Kennedy, sou Harianny estudante de Arquitetura e Urbanismo aqui de Goiânia. E estou trabalhando em meu trabalho de TFG/TCC implantação de um CMEI/Creche na cidade, e pesquisando me deparei com seu projeto na cidade de Machado-MG, e me interessei muito pelos desafios quanto a topografia do local e gostaria de fazer um estudo de caso do seu projeto no meu trabalho. Se possí­vel queria estudar as plantas, mostrar ambientes e o referencia-lo no meu trabalho. Ficaria muito satisfeita se meu contato chegasse até você. Fico no aguardo de possí­vel resposta.
    Desde já agradeço
    Harianny

    ResponderExcluir
  18. E até hoje nada desta creche !!!!

    ResponderExcluir
  19. Olá amigo, obrigado por sua visita e comentário. Uma pena que o projeto não tenha sido executado, ele foi bem elaborado.
    Procure acompanhar os políticos eleitos de sua cidade, para se certificar que eles cumpram suas promessas, daí em uma próxima eleição você saberá se os aprova ou não.
    Cordial abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Maria Reciclona

Maria Reciclona Yeah, hoje apresento um desenho que foi muito divertido fazer: a versão cartoon (animado) da Maria Reciclona , uma personagem que faz parte de um blog que tem uma proposta muito bacana em favor do nosso planeta. Mazza Pena, paixão pela reciclagem O blog foi criado pela publicitária mineira, Mazza Pena, uma apaixonada por reciclagem que acredita que a educação ambiental inicia-se no ambiente doméstico.  Simples e didática Sendo assim, ela mostra de forma didática e muito simples, como reaproveitar o lixo doméstico, transformando-o em peças utilitárias, e encontrando em cada embalagem ou objeto, uma possibilidade de transformação. E você, gosta de reciclar? Se você gosta de reciclar, reaproveitar e reutilizar materiais usados, vai adorar as idéias da Maria Reciclona. Dê uma passadinha lá, o endereço é http://mariareciclona.blogspot.com.br E aí, gostou do cartoon animado? Já pensou em presentear um amigo com uma caricatura personalizada em estilo cartoo

Todos os animais merecem o céu

Todos os animais merecem o céu Saudações amigos, sejam bem vindos!  Finalmente a primeira postagem do ano (será que ainda tenho algum leitor? Rsrsrsrs).  320 oportunidades de ser feliz Demorei a postar pois estou atravessando um difícil período de aprendizado e reafirmação de minha fé... Mas temos ainda pela frente 320 oportunidades de ser felizes, yeah! Inspiração Hoje apresento uma simples ilustração que fiz inspirado em um trecho de um livro que li no final do ano passado: "Todos os Animais Merecem o Céu", do veterinário Marcel Benedeti. Vida espiritual dos animais Nesta obra, de leitura agradável e emocionante, o autor descreve como é a vida espiritual dos animais; além de abordar temas como a eutanásia, reencarnação dos animais, e o sofrimento como meio de aprendizado e evolução.  Colônias que cuidam dos animais O livro relata também a existência de colônias que cuidam dos animais na espiritualidade e comenta em pormenores os trabalhos destas equipes espirituais.

Historinhas da Suzaninha

Historinhas da Suzaninha Olá galera, hoje apresento a caricatura cartoon que fiz em homenagem a amiga virtual Suzana, uma moça capixaba que adora desenhar, ler e ver filmes.  Eficiente Ela é portadora de necessidades especiais, mas é muito eficiente! Autora do blog “ Historinhas da Suzaninha ” onde mostra as divertidas aventuras de sua personagem: uma menininha muito criativa que conversa com nuvens, flores e bichinhos. Menina travessa Então, se puder faça uma visita ao blog desta menina travessa, e venha fazer parte desta turminha também.  Você verá que a Suzaninha é igual a todas as outras menininhas, que tem sonhos e gosta muito de ter amigos: Blog Historinhas da Suzaninha . Caricatura como presente Ah, se você quiser dar uma caricatura de presente para um amigo ou amiga, entre em contato e solicite um orçamento. Abraços, saúde e paz a todos.