Pular para o conteúdo principal

AutoCADicas #8

AutoCADicas #8

Hoje no segmento AutoCADicas vamos aprender um truque muito útil para quem usa preferencialmente o teclado. 

Agilizando o Zoom

A dica é da arquiteta e amiga Luciana Klein, e o objetivo é agilizar o comando zoom.


Dicas e truques do AutoCAD

Comando zoom

Pelo teclado para acionar o zoom basta digitar z e enter; se for dado mais um enter temos o zoom realtime, porém isto pode melhorar. O macete é a criação de um lisp (*) assim:


(Defun c:zz ()
(command "zoom" "" "")
(princ )
)

Desta forma, ao digitar zz e enter, temos o zoom realtime.

Mas há outras opções de atalhos que podem ser adicionadas, tipo:

(defun c:zp ()
(command "zoom" "p")
(princ)
)
(defun c:ze ()
(command "zoom" "e")
(princ)
)
(defun c:za ()
(command "zoom" "a")
(princ)
) 

Arquivo acad.lsp

Essas linhas devem ser adicionadas ao arquivo acad.lsp na pasta support do Autocad, (em alguns casos, dependendo da versão do CAD, este arquivo pode estar com outros nomes, por exemplo acad2002.lsp, acad2002doc.lsp, acad2004.lsp e acad2004doc.lsp).

Feito isso vá em Options - System e marque a opção para carregar o arquivo acad.lsp a cada arquivo aberto (Load acad.lsp with every drawing). 

Digite ap, dê enter, selecione o acad.lsp, clique em load e pronto, aí é só alegria!

Lembrando que a partir do AutoCAD 2005 existe o zoom object, então caso queira pode-se adicionar mais esse comando abaixo:

(defun c:zo()
(command "zoom" "o")
(princ)
)

(Crédito da dica: LucianaKlein http://www.cadklein.com)

(*) Lisp, Rotinas ou ainda AutoLisp são códigos de programação que facilitam bastante o trabalho no AutoCAD. Basicamente uma lisp resume várias ações em um único comando.

Comentários

  1. Mazáaaa
    Muito legal, meu amigo!

    Tu não curte o Studio max tbm?

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi Milton. Boa dica!
    Passando para te deixar um beijinho.

    ResponderExcluir
  3. Oi Milton, achei interessante as dicas, mas sua amiga aqui pouco entende dessas coisas, mas é sempre tempo de aprender,né mesmo?
    Brigadinha pelo carinho no Rabiscos.

    Um beijo no teu coração.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Milton. Vim retribuir sua visita e comentário... e estou gostando muito do seu blog. Vou voltar, com certeza, muitas vezes.
    Meu marido é nascido em Guaxupé; é perto de sua cidade, não é?
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Olá querido,sua visita é uma honra.
    Te deixo um beijinho e uma boa tarde.

    ResponderExcluir


  6. AutoCAD!

    Nunca gostei deste software,
    é pesado demais...
    Já tem outros, mais leves, mais "parecidos"
    com o CorelDRAW, voltados para a Arquitetura, não tem?!

    Vou inventar um... "ArquitetonhoDRAW"!
    Ah! ah! ah!

    Quando trabalhava com arquitetura,
    preparava os trabalhados, na mão,
    "mastigadinho", depois passava pro "cadista".

    Hoje não quero nem chegar perto de um.

    Faço todos estes efeitos dos meu desenhos, no Corel.

    I♥Corel!

    Abraço-tchê!

    :o)

    ResponderExcluir
  7. Essas dicas vão me ajudar muito porque vou começar a fazer maquete eletrônica. :D

    ResponderExcluir
  8. Oi Milton conheci hoje seu blog, amei seus trabalhos...e que dicas boas pra quem usa auto cad, muito legal.Já estou estacionando por aqui. Um grande abraço

    ResponderExcluir
  9. Milton,muito legais suas dicas!É bom repassar aquilo que aprendemos!Bjs e bom carnaval!

    ResponderExcluir
  10. Hein, brigo direto com o AutoCad, mas não tenho curso, e muitas vezes preciso fazer chover por aqui, então agradeço as dicas.

    Já precisei entrar no fórum da Luciana antigamente para pedir umas dicas, local muito profissional este, recomendo!

    Abraços renovados!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Maria Reciclona

Maria Reciclona Yeah, hoje apresento um desenho que foi muito divertido fazer: a versão cartoon (animado) da Maria Reciclona , uma personagem que faz parte de um blog que tem uma proposta muito bacana em favor do nosso planeta. Mazza Pena, paixão pela reciclagem O blog foi criado pela publicitária mineira, Mazza Pena, uma apaixonada por reciclagem que acredita que a educação ambiental inicia-se no ambiente doméstico.  Simples e didática Sendo assim, ela mostra de forma didática e muito simples, como reaproveitar o lixo doméstico, transformando-o em peças utilitárias, e encontrando em cada embalagem ou objeto, uma possibilidade de transformação. E você, gosta de reciclar? Se você gosta de reciclar, reaproveitar e reutilizar materiais usados, vai adorar as idéias da Maria Reciclona. Dê uma passadinha lá, o endereço é http://mariareciclona.blogspot.com.br E aí, gostou do cartoon animado? Já pensou em presentear um amigo com uma caricatura personalizada em estilo cartoo

Todos os animais merecem o céu

Todos os animais merecem o céu Saudações amigos, sejam bem vindos!  Finalmente a primeira postagem do ano (será que ainda tenho algum leitor? Rsrsrsrs).  320 oportunidades de ser feliz Demorei a postar pois estou atravessando um difícil período de aprendizado e reafirmação de minha fé... Mas temos ainda pela frente 320 oportunidades de ser felizes, yeah! Inspiração Hoje apresento uma simples ilustração que fiz inspirado em um trecho de um livro que li no final do ano passado: "Todos os Animais Merecem o Céu", do veterinário Marcel Benedeti. Vida espiritual dos animais Nesta obra, de leitura agradável e emocionante, o autor descreve como é a vida espiritual dos animais; além de abordar temas como a eutanásia, reencarnação dos animais, e o sofrimento como meio de aprendizado e evolução.  Colônias que cuidam dos animais O livro relata também a existência de colônias que cuidam dos animais na espiritualidade e comenta em pormenores os trabalhos destas equipes espirituais.

Historinhas da Suzaninha

Historinhas da Suzaninha Olá galera, hoje apresento a caricatura cartoon que fiz em homenagem a amiga virtual Suzana, uma moça capixaba que adora desenhar, ler e ver filmes.  Eficiente Ela é portadora de necessidades especiais, mas é muito eficiente! Autora do blog “ Historinhas da Suzaninha ” onde mostra as divertidas aventuras de sua personagem: uma menininha muito criativa que conversa com nuvens, flores e bichinhos. Menina travessa Então, se puder faça uma visita ao blog desta menina travessa, e venha fazer parte desta turminha também.  Você verá que a Suzaninha é igual a todas as outras menininhas, que tem sonhos e gosta muito de ter amigos: Blog Historinhas da Suzaninha . Caricatura como presente Ah, se você quiser dar uma caricatura de presente para um amigo ou amiga, entre em contato e solicite um orçamento. Abraços, saúde e paz a todos.