Pular para o conteúdo principal

Consciência Negra e Alteridade #2

Consciência Negra e Alteridade #2

“Alteridade é ser capaz de apreender o outro na plenitude da sua dignidade, dos seus direitos e, sobretudo, da sua diferença” (Frei Betto)


Vinte de novembro é uma data dedicada à reflexão sobre a integração do negro na sociedade brasileira e também no valor de sua contribuição ao nosso país. 

Uma reflexão que não deve limitar-se a uma única data.

releitura da estátua a justiça Brasília

Direito à diferença

Devemos sim clamar por direitos iguais, mas, principalmente pelo “direito à diferença”, ou seja, vivermos sem discriminação, aceitando e respeitando as desigualdades (seja ela de cultura, crença ou característica pessoal). 

Alteridade

Daí a importância da vivência da palavra Alteridade: aprender com os diferentes, sem julgar, criticar, agredir ou excluir.

Cartilha para download

A propósito do tema, o site da Defensoria Pública do Estado de São Paulo disponibilizou para download (desde 2009) uma cartilha bacana, que explica o que é o direito à igualdade, previsto pela Constituição Federal, assim como o que é o direito à diferença. 

Para baixá-la clique aqui.


releitura estátua a justiça Brasília consciência negra

Sobre a imagem que ilustra a postagem

Ano passado, nesta mesma data, a ilustração foi inspirada na escultura “O Pensador” do famoso escultor francês Auguste Rodin (relembre clicando aqui). 

Este ano a inspiração para o desenho veio da estátua “A Justiça” do artista plástico, mineiro de Belo Horizonte, Alfredo Ceschiatti.

Fontes de pesquisa para composição do texto:
Livro “Unidos pelo amor” de Ermance Dufaux;
http://www.forumespirita.net/
https://sites.google.com/site/sergiofaleixo

Comentários

  1. Sua luta por UM MUNDO SEM DESCRIMINAÇÃO COM MAIS IGUALDADE E FRATERNIDADE REFLETE SEMPRE NOS SEUS TRABALHOS!
    Suas ilustrações sempre apresentando nossa diversidade racial tudo de uma maneira simples sem tentar ser panfletário admiro muito isso no seu trabalho e personalidade tenho orgulho de poder te chamar de meu amigo!
    Sobre o cãozinho lá no Baú você tem razão é bem isso mesmo foi meio intuitivo pensava que um cão da Mitologia terminava belo já tinha bolado a piada depois fui ver que era CÉRBERO tinha feito confusão pesquisando vi que eu tinha confundido com cerebelo mas vi que dava para encaixar por isso da brincadeira sobre o nome... Vixe falando demais! Um abraço mano!

    ResponderExcluir
  2. Admiro seu blog!
    Nao so pelos desenhos incriveis que vejo nele, como tambem por textos que estimulam as pessoas que o leem refletir nas suas atitudes e no mundo em geral...
    Posso nao comentar sempre, mas te afirmo que leio sempre!

    ResponderExcluir
  3. Mano voltei com uma dica o blog:
    http://tchezine.blogspot.com/ do amigo Denilson Reis fanzineiro das antiga vale uma visita! Bom Domingo!

    ResponderExcluir
  4. Ahhhh Meu amigo... As pessoas do nosso mundo ainda são tão preconceituosas e injustas umas com as outras... Ainda nos falta muito para vivermos como verdadeiros irmãos.

    Espero que as pessoas possam ao longo dessa vida ir refletindo e mudando os seus atos, enxergando o próximo como uma extensão de si mesmo.

    Sua criação ficou linda! Parabéns! Gosto de sua forma de nos levar a refletir sobre os temas!

    Um abraço com o meu carinho e amizade eterna!

    ResponderExcluir
  5. Grande amigo, boa tarde!

    Muito bem lembrado e bem colocado: JUSTIÇA PARA TODOS! Parabéns pela bela ilustração!

    Muito sucesso e paz.

    Do amigo de sempre, Emerson Fialho.

    ResponderExcluir
  6. Milton,um post excelente para ler e reler,refletir e buscar melhorar nossas atitudes!Eu adorei te visitar!Bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
  7. Grande amigo Milton!! Que post fantástico!! Concordo com todos os amigos acima!! Hoje em dia pessoas como você é uma raridade, principalmente aqui no Brasil onde a maioria só quer levar vantagem sem se preocupar com as conseqüências...

    Abração e fica com Deus!!

    ResponderExcluir
  8. Milton,passando para reler seu post e agradecer seu carinho em meu blog tb!Bjs,

    ResponderExcluir
  9. Po, demais essa postagem, meu amigo!
    Vc falou tudo aí

    Ah ilustração também ficou muito legal.

    Abraço!

    Ah, eu to fazendo a Lara Croft aqui!.. ahsushuasauh

    ResponderExcluir
  10. Milton,vim te visitar e estamos mais um ano há poucos dias do dia da consciencia negra!Esse seu trabalho ficou maravilhoso!bjs e bom final de semana!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Projeto de casas pequenas

Projeto de casas pequenas Hoje apresento dois projetos de casas pequenas que elaborei em 2012 (ainda pela S.A. Engenharia). No primeiro, o proprietário desejava construir em um lote relativamente estreito e com um acentuado declive, duas casas para locação. Entradas independentes Procurei elaborar o projeto de modo que quem olhasse de frente tivesse a impressão de que se trata apenas de uma casa térrea, quando na realidade são duas com entradas independentes. Pequena e aconchegante Os ambientes são pequenos, porém bem aconchegantes, afinal o verdadeiro conforto dispensa salas e quartos enormes (e o uso das cores contribuiu bastante para deixá-los agradáveis). Distribuição inteligente da planta Já o segundo projeto, em um terreno de 5 x 30 m foi possível colocar (com uma boa distribuição da planta) um sobrado com 3 quartos (sendo uma suíte com closet), copa cozinha, sala de estar, lavabo, ampla área de ventilação, garagem e um considerável quintal para o futuro morador br

Praça – Monte Santo de Minas MG

Praça – Monte Santo de Minas MG Encerrando o apontamento dos trabalhos arquitetônicos que realizei em 2010 apresento o projeto que elaborei (pela Santos e Aleixo Engenharia ) de uma praça para a prefeitura municipal de Monte Santo de Minas. Áreas livres sem muitos equipamentos Busquei compor o espaço com materiais simples e, sobretudo econômicos, deixando áreas livres sem muitos equipamentos, de modo a propiciar uma maior convivência e recreação aos usuários. Blocos intertravados e tijolos aparente Idealizei o piso em blocos intertravados, pois este material, além da facilidade de remoção e reconstrução (caso necessário), tem o custo barato, oferece conforto, segurança e fácil escoamento das águas.  Já os canteiros foram planejados em tijolos aparente, para deixar o local mais aconchegante. É isso aí pessoal, espero que tenham apreciado o trabalho, pois eu curti muuuiito fazê-lo.  Em próximas postagens trarei projetos que realizei em 2011.  Grande abraço e mu

Evangelho no Lar

Evangelho no Lar Yeeaah, primeira postagem de 2012!  E para iniciar bem o ano que tal abordarmos um tema bacana, importante e que trás excelentes benefícios?! Oração em família Refiro-me ao hábito saudável da oração em família, ou como preferem alguns, o Evangelho no Lar.  Esta prática é muuuiiito antiga, o próprio Jesus reunia-se com os apóstolos e seguidores para orar na casa de Pedro, em Cafarnaum, em outras aldeias e em Tiberíades. Equilíbrio no lar e vizinhança Evangelho no Lar é uma reunião em família, em determinado dia e horário da semana, onde os participantes trocam idéias sobre os ensinamentos cristãos, em proveito do próprio esclarecimento e, sobretudo do equilíbrio no lar (e vizinhança). Padrão vibratório Orando em família modificamos o padrão vibratório dos nossos pensamentos e sentimentos, além de contribuirmos para a formação de defesas magnéticas do nosso lar.  Cada lição do Evangelho é um roteiro de luz e benção. Não espere resultados imediatos Porém